Dicas para aumentar a fidelização dos clientes

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Se você utiliza o marketing digital para, entre outros objetivos, aumentar a fidelização dos clientes da sua empresa, já deve ter ouvido ou lido a seguinte frase: “é muito mais barato manter um cliente do que conquistar um novo”. E isso tem muito fundamento.

Quando você se preocupa com a fidelização dos clientes, está investindo verba em pessoas que já acreditaram na sua empresa e adquiriram algum produto ou serviço. Assim, você já sabe as necessidades desse público e como mantê-lo por perto, a fim de gerar novas conversões, publicidade espontânea e indicações.

Claro que essas pessoas em algum momento foram conquistadas por meio de campanhas de atração – e essas ações não podem parar nunca! Mas saber cuidar de quem já é cliente é também uma forma de manter as conversões e conquistar novos públicos por meio de provas sociais.

Afinal de contas, que empresa não quer utilizar seus investimentos de forma inteligente e com bons retornos?

 

Ações de marketing digital para aumentar a fidelização dos clientes

Além dos trabalhos de branding feitos por meio de tráfego pago e SEO, uma empresa se torna conhecida no mercado por meio de indicações. E quanto mais feliz o consumidor se sentir, mais vezes ele vai retornar e mais pessoas ele vai motivar a consumirem também.

Cuidar de um público já existente é uma forma de promover a fidelização dos clientes. Estar aberto a conhecer com mais profundidade essas pessoas e suas necessidades dará todo a embasamento necessário para a criação de ações assertivas e que motivem novas tomadas de decisão.

Processos de social listening, de enquetes e pesquisas qualitativas são alguns dos caminhos para ajudar a empresa e a equipe de marketing a entenderem as necessidades dos consumidores e até antever desejos de compra, surpreendendo o público, criando experiências marcantes e fortalecendo laços de relacionamento.

 

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Confira algumas ações de marketing digital que podem ajudar a sua empresa na fidelização dos clientes:

Blog e materiais ricos

O conteúdo orgânico é, sim, uma forma de fidelizar os clientes. Os termos mais procurados pelo público e as dúvidas mais comuns podem ser usados ajudam a manter os usuários informados e preparados para as próximas compras, sem riscos de tomarem decisões erradas. Isso porque um dos objetivos do conteúdo de blog é preparar o pessoa para a compra e acabar com as objeções.

Aqui entram também os materiais ricos, como ebooks, webinars e lives, sempre com os objetivos de aumentar os níveis de conhecimento do público e acabar com as dúvidas e incertezas que comprometem a tomada de decisão.

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Anúncios estratégicos

Capriche nos conteúdos para manter o público fiel informado e atrair novos consumidores. Avalie as métricas para ver quais informações e layouts deram os melhores resultados e explore ao máximo seus produtos e serviços.

Para quem já comprou algum produto ou serviço, vale apresentar anúncios com novos produtos ou fazer um remarketing daquele item que ficou pendente no carrinho do consumidor.

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Redes sociais

Receber curtidas nas postagens é bom, mostra que o público está acompanhando os conteúdos postados. Mas, isoladamente, esta é uma métrica de vaidade e não ajuda de maneira efetiva na fidelização dos clientes.

Procure sair da caixa e oferecer conteúdos que gerem engajamento e compartilhamento. Incentive o público que já conhece a sua marca a responder perguntas, marcas alguém, compartilhar a postagem. Atitudes como essas dão provas mais reais de que os consumidores estão mesmo envolvidos com a empresa, seus valores e serviços.

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E-mail-marketing

Há quem questione o envio de e-mail, mas esta estratégia funciona sim! O e-mail marketing é uma forma de construir um relacionamento com o cliente e, quando usado do jeito certo, pode criar uma boa fidelização com os clientes.

Criar grupos segmentados pode ser um caminho. Quem é fiel ou já adquiriu algum produto ou serviço pode receber novas promoções e cupons de descontos. Além disso, cuidados com mensagens de aniversário, por exemplo, mostram que a empresa se importa com o que é importante para o cliente.

Se você quer uma ajuda para trabalhar as estratégias de marketing na sua empresa e investir corretamente na fidelização dos clientes, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados!

Temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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