E-mail marketing: o que esperar para 2024?

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O ano começa e as previsões a respeito da sobrevivência ou não do e-mail marketing vira assunto entre os profissionais. Saber os rumos dessa ação deixa tudo mundo mais preparado para tomar as melhores decisões que resultem em vendas para as empresas.

Aqui o nosso assunto é o e-mail marketing. Muita gente já matou e já ressuscitou essa ferramenta de vendas, mas a verdade é que ela segue forte e não pode ficar de fora de das estratégias de marketing que serão elaboradas ao longo do ano.

 

Por que o e-mail marketing ainda é importante?

A cada nova ferramenta que surge, há rumores de que as atuantes percam força. Foi assim quando o rádio reinava e surgiu a televisão, por exemplo. Quando o troca de mensagens instantâneas conquistou espaço na relação entre empresa e cliente, cogitou-se o fim do e-mail marketing. Mas não foi bem assim.

O surgimento de uma nova ferramenta é uma oportunidade de agregar e de aprimorar o que já existe. É o que acontece com o e-mail marketing. Ele pode ter perdido a hegemonia, mas sabe se reinventar e surpreender os usuários, mantendo sua capacidade de informação, engajamento e conversão.

 

Quais as tendências do e-mail marketing para 2024?

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Se você quer incluir ou manter o e-mail marketing na sua lista de estratégias para 2024 e saber como inovar, veja algumas tendências que separamos aqui:

Foco na personalização

A chamada hiperpersonalização vai seguir fazendo sucesso. Afinal, está cada vez mais claro que o consumidor quer ser notado, tratado como alguém especial, e não se tornar mais um no meio da multidão.

Sendo assim, entender de maneira aprofundada os comportamentos e interesses dos usuários, leads e consumidores vai ajudar a sua marca a criar e-mails marketing mais assertivos e engajadores. Para isso será necessário investir em boas ferramentas de dados e acompanhar de perto o comportamento e jornada de consumo para desenvolver os melhores conteúdos.

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Menos será mais

Aquela história de lotar a caixa de e-mail do usuário tende e acabar. Então o jeito será adotar o e-mail marketing para oferecer informações realmente relevantes e envolventes, que façam o usuário ler tudo até o fim.

O cuidado com os dados dos usuários também tende a ser cada vez mais rigoroso e até mesmo o peso dos e-mails e o tempo de carregamento será levado em consideração pelos usuários na hora de seguir recebendo mensagens e se relacionando com as marcas.

Criatividade em alta

Se os vídeos e animações têm sido bem aceitos pelos usuários nas redes sociais, pode ter certeza de que eles podem ser usados para fazer o e-mail marketing fugir um pouco da formalidade.

Memes, gifs e vídeos para contar histórias e apresentar produtos e serviços serão estratégias bem interessantes para prender a atenção do usuário e motivá-lo a entrar numa jornada de compra rumo à conversão.

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Uso da Inteligência Artificial

Este recurso tecnológico é a bola da vez, e vai ajudar muito a sua marca a usar o e-mail marketing do jeito certo para atrair e engajar os usuários.

Se você tem um e-commerce ou uma grande variedade de produtos e serviços, pode investir em ferramentas de IA para fazer sugestões para os usuários e ajudá-los a tomar as melhores decisões de compra. Essas mesmas ferramentas podem ajudar você também a definir o assunto mais adequado para o e-mail se tornar mais atrativo.

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Acessibilidade é essencial

Além de zelar por uma comunicação responsiva, uma vez que o acesso via dispositivos móveis está cada vez maior, é preciso que sua marca saiba atender usuários com todo tipo de necessidade.

Audiodescrição e outros recursos de acessibilidade vão permitir que a comunicação da sua marca chegue a todas as pessoas, sem distinção. A inclusão precisa ser um ponto de atenção das empresas.

Não descuide da segurança

Mais do que seguir à risca as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas precisam zelar pela segurança nos seus usuários na hora da realizar as transações.

E-mails falsos, que roubam ao dados dos usuários, estão por toda parte. Por isso. Criar um protocolo de autenticação e garantir que o leitor está clicando num link confiável enviado pelo e-mail marketing também é um cuidado que as marcas precisam ter.

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Se precisar de ajuda para fazer do e-mail marketing uma estratégia de sucesso para a sua empresa, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.

Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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