A sua empresa tem usado as redes sociais como ferramentas de social selling? Se não, é hora de começar!
Plataformas como Facebook, Instagram, Linkedin, Tik Tok, entre outras, não faltam nas estratégias de marketing de muitas marcas, uma vez que grande parte de seus clientes está presente aí. E saber usá-las como canais de relacionamento pode aumentar as vendas.
Isso porque os conteúdos publicados nesses canais são importantes para estreitar o contato entre a marca e seus usuários, levando à tomada de decisão de compra de forma mais consciente e, por que não, recorrente.
O que social selling?
Social selling é o uso das redes sociais para alavancar as vendas de uma marca.
A gente sabe que as redes sociais não são usadas como canais de vendas, mas de relacionamento. E é aí que entra o processo de venda. Por meio da construção de uma boa comunicação, o seguidor vai conhecendo melhor os produtos e serviços da marca, além de seus valores, até se sentir pronto para efetuar uma compra.
Aqui no blog nós já falamos bastante sobre a importância de um bom conteúdo e de como alinhá-lo com os níveis de consciência dos consumidores. E é esse trabalho bem-feito nas redes sociais que pode elevar os índices de conversão.
Ou seja, à medida que a marca usa um conteúdo estratégico para construir um relacionamento com seus seguidores, passa a prepará-los para uma conversão de alto valor. Isso acontece porque o cliente teve tempo de conhecer a empresa e entender que ela era a melhor opção entre as concorrentes.
LEIA MAIS: Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais
Como fazer social selling?
Assim como acontece em outras ações de marketing, o social selling exige estudo, planejamento e monitoramento constante.
No caso redes sociais para fins de social selling, é importante ter amplo conhecimento de níveis de consciência do consumidor, de marketing de conteúdo e de funil de vendas. Afinal, a intenção dessa estratégia é educar o seguidor por meio de conteúdos relevantes e fazer com que ele percorra um jornada que seja concluída com uma compra.
Um bom social selling necessita dos seguintes passos:
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- Definição do público que a marca deseja atingir e estudá-lo com profundidade;
- Identificação das redes sociais que este público mais utiliza;
- Montagem de um cronograma de conteúdo que cria conexão entre marca e público;
- Foco em métricas de engajamento, não em métricas de vaidade;
- Relacionamento com o público, respondendo aos comentários e incentivando a interação;
- Identificação dos conteúdos com melhor performance para aprimorar as postagens;
- Ferramentas automatizadas para acompanhamento de social listening e para melhor comunicação com o público;
- Mensuração dos resultados para análise de performance, criação de novas ações e ajustes.
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Grande parte das empresas possui redes sociais, mas nem sempre sabe como explorá-las adequadamente. O social selling pode ser um caminho bem interessante para construir conteúdos diferenciados, chamar atenção de seguidores e transformá-los em bons clientes.
LEIA TAMBÉM: Qual o conteúdo ideal para postar em cada mídia social?
Por isso, se você está em busca de uma agência de marketing digital que ajude você a construir boas ações de social selling, venha fazer uma consultoria com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.
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Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?