O que um especialista em SEO pode fazer pela sua empresa?

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Por trás da estratégia para gerar e aumentar os acessos ao site de uma empresa tem sempre um especialista em SEO. É este profissional que coordena as ações para posicionar as páginas de um site entre os primeiros resultados do Google.

O especialista em SEO faz o planejamento das técnicas que serão usadas para melhorar o ranqueamento de um site, executa e acompanha o desempenho de cada ação, sempre com o objetivo de aumentar a visibilidade e a relevância de conteúdos publicados. 

Atento às atualizações constantes do Google, o especialista em SEO está sempre de olho nos gráficos para entender como anda a performance das páginas e o que precisa ser ajustado para que os conteúdos estejam à disposição dos usuários quando eles precisarem.

 

Mas o que significa SEO?

Para quem ainda não está familiarizado com o tema, SEO é a abreviação de Search Engine Optimization. Trata-se de técnicas que são aplicadas no conteúdo e nos códigos html das páginas para que elas atendam aos padrões definidos pelo Google.

Quando isso acontece, as páginas entram numa espécie de ranking e podem aparecer melhor posicionadas nos resultados de busca à medida que os usuários realizam as suas pesquisas. 

Quanto mais bem avaliados forem os conteúdos e a velocidade de carregamento da página, mais destaque a página terá na SERP (Search Engine Results Page), como é a chamada a lista de resultados do Google.

E sabe quem executa ou determina o que precisa ser feito para que a página atenda aos padrões de qualidade do Google? Isso mesmo, o especialista em SEO.

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Quais são as principais funções de um especialista em SEO?

Atrair um tráfego orgânico relevante para um site ou blog é uma das importantes missões do especialista em SEO. Para isso, ele precisa entender como o buscador Google funciona (etapas de rastreamento, indexação e ranqueamento), o que ele avalia na hora de posicionar uma página na SERP e o que é necessário fazer para que os conteúdos da empresa em questão apareçam para os usuários.

Basicamente, um especialista em SEO tem as seguintes funções:

Pesquisa de palavras-chave: todo conteúdo criado com objetivo de posicionamento do Google precisa ser otimizado. Para definir os termos corretos, o especialista em SEO deve conhecer a fundo o negócio do cliente, o mercado e os concorrentes.

Planejamento de conteúdo: com base nas palavras-chave identificadas para o projeto de SEO, o profissional vai definir o melhor jeito de empregá-las em conteúdos relevantes. Desde posts de blog a vídeos e ebooks.

Análise de concorrência: observar o que os concorrentes – tanto de mercado quanto de tráfego – estão fazendo é essencial para fundamentar as estratégias e tornar a empresa mais competitiva e atrativa para o público.

Performance das páginas: o SEO possui uma parte técnica, que vai além do conteúdo e que precisa ter a atenção do especialista em SEO. A velocidade de carregamento da página e os links quebrados, por exemplo, são alguns dos indicadores que podem ser analisados com a ajuda de ferramentas específicas.

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Assim como o gestor de tráfego pago, o especialista em SEO não trabalha sozinho. Ele precisa de experts em TI e em produção de conteúdo, entre outros profissionais, para auxiliá-lo na execução das demandas.

Cada cliente pode ter um objetivo específico com as estratégias de SEO, mas, de uma maneira geral, as funções citadas acima têm como objetivos:

Gerar e/ou ampliar a visibilidade da marca: conforme as páginas do site ganham posições de destaque nos resultados do Google, a empresa se torna mais conhecida do público.

Destacar os conteúdos que dão autoridade para a empresa: quando as páginas oferecem um conteúdo rico, relevante e que atende às necessidades dos usuários, a marca transmite a ideia de que entende do assunto, tornando-se uma referência positiva no mercado.

Impactar as vendas: mesmo que o SEO não trabalhe diretamente com investimento financeiro, ele pode impactar nas conversões de leads e vendas, já que mais usuários estarão visualizando as páginas do site.

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Outros desafios do especialista em SEO

À medida que a relação entre as pessoas e a tecnologia avança, a experiência do cliente tem se tornado uma preocupação para o SEO. Por isso, mais do que trabalhar as questões técnicas, o especialista em SEO precisa pensar na forma como o usuário vai interagir com o conteúdo apresentado. 

Este cuidado vai promover engajamento e fazer com que o público se torne cada vez mais interessado no que a empresa tem a oferecer, criando conexões que geram vendas, marketing espontâneo e boas indicações.

Há quem pense que o SEO é uma estratégia de marketing imutável, mas não é bem assim. A todo momento o Google está aprimorando suas diretrizes, sem contar que mudanças de tecnologias e comportamentos de consumo levam o especialista de SEO a sempre enxergar novas possibilidades de aumento de tráfego e visibilidade.

O SEO não é uma estratégia isolada. O tráfego pago e as redes sociais são importantes aliados para atrair públicos cada vez mais interessados em acessar determinados conteúdos.

CONTINUE LENDO: User Generated Content: sua empresa investe nesta estratégia?

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