User Generated Content: sua empresa investe nesta estratégia?

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Muitas marcas ainda não sabem como tirar proveito do User Generated Content, uma importante estratégia que ajuda, e muito, nos processos de divulgação, engajamento e  vendas.

Antes de continuarmos, vamos explicar o conceito.

User Generated Content (UGC) ou Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU), em tradução literal, é todo material que os usuários postam na internet de forma espontânea a respeito de uma marca, produto ou serviço.

E a empresa que incentiva e utiliza de maneira inteligente estes materiais aumenta as chances de criar uma relação muito produtiva com seus clientes e de executar ações de marketing cada vez mais assertivas.

 

Como identificar o User Generated Content (UGC)?

Muito simples: estes conteúdos podem ser publicados nas redes sociais dos próprios usuários ou nas páginas da empresa na internet.

O User Generated Content possui diferentes formatos – textos, fotos e vídeos – e estão presentes em locais como:

  • Reviews de produtos e serviços
  • Sessão de comentários de artigos de blog
  • Comentários nas postagens de redes sociais

O que define um Conteúdo Gerado pelo Usuário é a produção espontânea, uma vez que o usuário faz questão de divulgar na internet alguma experiência vivida com determinada marca, serviço ou produto.

Esses materiais fazem parte do chamado boca a boca e ajudam outros usuários na tomada de decisão. Ou seja, se falam muito bem de um produto, mais pessoas vão querer provar também. Se falam mal, podem deixar os leitores alerta.

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O valor do User Generated Content para as marcas 

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A construção de um relacionamento com os clientes passa pelo User Generated Content. Afinal de contas, quando estamos felizes ou descontentes, muitas vezes usamos as redes sociais para expor essas emoções. 

No marketing acontece mais ou menos a mesma coisa. Quando um cliente compra um produto que gosta muito ou é surpreendido positivamente no atendimento online ou presencial, costuma postar na sua rede social algo sobre o ocorrido, favorecendo a reputação da marca e incentivando mais pessoas a terem a mesma experiência.

E, quando algum produto não chega no prazo, não atende às expectativas ou se o atendimento não é satisfatório, a frustração do usuário também vai parar nas redes sociais e páginas da marca.

O importante é saber considerar as duas manifestações e usá-las para melhorar a imagem da marca e a experiência do cliente.

 

Como sua marca pode utilizar o User Generated Content de forma estratégica?

A primeira regra a ser adotada pelas empresas que desejam incentivar o Conteúdo Gerado pelo Usuário é não ter medo. Isso porque haverá elogios e críticas, e é preciso estar preparado para lidar com elas.

Outras dicas são:

Abra espaços para que os usuários possam se manifestar

Habilite os comentários nas redes sociais e nas páginas de blog para que o usuário possa se manifestar e tornar pública sua opinião. Se sua empresa for um e-commerce, habilite os reviews para que outros usuários possam se basear neles para tomar decisões.

Responda aos comentários positivos

Faça isso de maneira pública. Agradeça aos usuários pelo elogio e use os conteúdos para impulsionar a marca e buscar aprimoramento constante para se destacar da concorrência.

Dê atenção também às críticas

Procure entender os posicionamentos descontentes, oferecendo meios de contornar o problema. Neste caso, a marca torna pública sua intenção de ajudar e chama o usuário para uma conversa privada para resolver a situação com calma.

Elabore um FAQ

Uma página de perguntas e respostas mais comuns vai ajudar o usuário a esclarecer as dúvidas mais frequentes com agilidade, sem correr o risco de esfriar o desejo de compra.

Não demore muito tempo para responder

É essencial que o usuário não passe muito tempo esperando por uma manifestação da empresa. Esse comportamento mostra o cuidado com a opinião do público.

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Utilize o material para criar conteúdos

Aproveite as dúvidas dos usuários para desenvolver conteúdos para blog. O elogios podem virar provas sociais. E as sugestões podem gerar não só conteúdos diversos e ricos como campanhas de engajamento e de anúncios. São inúmeras possibilidades.

Crie incentivos para o User Generated Content

Ações e campanhas criativas com hashtags podem despertar o interesse dos usuários em postarem conteúdos com os produtos e serviços de uma marca, aumentando o alcance e a divulgação. 

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Como você percebeu, o Conteúdo Gerado pelo Usuário é um ótimo caminho para a sua marca a ganhar visibilidade, atrair novos públicos e vender mais. Esta atitude é consequência de um planejamento de marketing feito com cuidado e de uma boa experiência de compra que gere encantamento e fidelização.

CONTINUE LENDO: Vamos falar sobre Content Experience?

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Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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