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Vamos falar sobre Content Experience?

por | 19 jun, 2019 | Dicas de Marketing Digital

Você já deve ter ouvido falar sobre Content Experience, ou Experiência de Conteúdo, não é verdade? Se não, acompanhe este artigo que vamos abordar o assunto.

A gente sabe que qualquer estratégia de marketing digital exige um bom conteúdo. É ele que dá o tom de anúncios, artigos de blog, posts de redes sociais, ebooks, infográficos e outras ações capazes de conectar uma empresa ao seu público.

E, uma vez que o marketing digital evolui dia após dia, o conteúdo também precisa ganhar novas missões e indicadores de performance.

Oferecer um conteúdo rico e com boas técnicas de SEO continua sendo importante, mas já não é suficiente. É preciso zelar para que este material esteja publicado na plataforma certa e ofereça ao consumidor uma experiência diferenciada de consumo, levando-o a níveis mais elevados e consistentes de conversão.

 

Mas, afinal, o que é Content Experience?

o que é Content Experience

Content Experience diz respeito à forma como o conteúdo interage com o usuário. É mais do que escrever um texto. É pensar estrategicamente no local onde ele é publicado, como ele se conecta com o público e de que forma ele vai performar e influenciar positivamente o processo de conversão.

O Content Experience exige que empresas e profissionais de marketing digital “saiam da caixa” com o objetivo de encontrar uma forma mais elevada de aliar o conteúdo a iniciativas que ofereçam novas possibilidades de engajamento em todas as fases de compra e aumentem de maneira considerável a geração de leads.

Este conceito não é recente, mas está ganhando relevância por conta das mudanças de comportamento do consumidor e da necessidade de solucionar com mais urgência os problemas que eles enfrentam. Dessa forma, o conteúdo passa a se conectar de maneira mais objetiva a algumas ações de performance que antes eram analisadas separadamente.

De acordo com a plataforma de Content Experience Uberflip, o conceito pode ser estruturado da seguinte forma:

Content Experience e a jornada de compra

Tempos atrás falamos aqui mesmo no blog sobre o funil de conversão utilizado no inbound marketing, você se lembra? Se não, vamos retomar o assunto e explicar a relação dele com o Content Experience.

Dentro da estratégia de inbound marketing, usamos o conteúdo para educar os usuários e ajudá-los a passar para as próximas fases de uma jornada de compra rumo à aquisição de um produto ou serviço e consequente fidelização.

Conforme o consumidor vai subindo os degraus do relacionamento com a empresa, ele espera encontrar novas informações e experiências que o ajude a continuar a caminhada rumo à conversão e a manter a relação com a empresa.

E nesse processo que vai da atração ao encantamento, o conteúdo costura todas as estratégias, sendo planejado, criado e aprofundado com base na performance que deseja ser alcançada.

 

Como fazer Content Experience?

A empresa que aposta no Content Experience oferece aos seus clientes em qualquer estágio possibilidades diferentes de relacionamento com o produto ou serviço oferecido. Um conteúdo que acompanhe o amadurecimento do usuário e o jeito como ele consome entra no conceito de Content Experience.

Conforme o usuário se torna cliente, passa a buscar novas formas de continuar consumindo determinado produto ou serviço. Portanto, para desenvolver novas estratégias, é importante adotar o seguinte ciclo:

Avalie o conteúdo existente: veja o que já foi publicado em todos os canais e o resultado alcançado. A partir desse panorama, você saberá o que já foi criado o que seu público considera mais relevante.

Crie conteúdo personalizado: ciente dos resultados, comece a desenvolver conteúdos com temas que realmente engajam o seu público e resolvam seus problemas. Seu conteúdo precisa mostrar valor, ou seja, explicar de que forma ele contribui para atender às necessidades do consumidor.

Gerencie o conteúdo: o conteúdo desenvolvido precisa estar disponível para o público na plataforma certa e no momento certo. Um erro nesse processo pode comprometer os resultados de engajamento.

Diversifique o conteúdo desenvolvido: o assunto que foi tema de redes sociais e obteve bons resultados pode virar artigo ou anúncio. Um ebook pode ganhar uma live para esclarecer as dúvidas dos consumidores e virar release para aumentar o relacionamento com a mídia. Aposte na versatilidade do seu conteúdo.

Mensure constantemente os resultados: dentro do conceito de Content Experience, todo o material é desenvolvido com base em performance. Por isso, além do número de visitantes únicos e exibições de páginas, avalie o ROI, o grau de engajamento e outros indicadores que sejam pertinentes para o seu negócio.

 

Exemplos de Content Experience

Reunimos aqui alguns exemplos bem legais de conteúdos que desenvolvemos para você entender na prática o que é content experience

Passaporte Digital

Eu sou responsável pelo blog Passaporte Digital e pensei em fazer um trabalho de conteúdo bem legal quando fui para a Punta Cana. Eu montei uma página especial apenas com conteúdos locais, fiz vídeos curtos de lá e ainda trouxe uma lembrancinha para sortear entre os leitores que estavam acompanhando as postagens

Esporte e Inclusão

Este é um projeto do Tiago Toledo, educador físico que trabalha com esportes para pessoas diagnosticadas com autismo. Para divulgar o trabalho dele para pais e profissionais, além do blog, foram criados um ebook e uma sequência de lives.

Coloplast

A Coloplast tem uma iniciativa chamada Programa Ativa. O objetivo é conscientizar as pessoas com lesão medular e bexiga neurogênica sobre a importância de se realizar o cateterismo intermitente limpo. Este procedimento permite o esvaziamento total da bexiga com menos riscos de infecções e com mais independência para o cadeirante. Para difundir o trabalho, montamos um blog e mensalmente realizamos lives com profissionais de saúde e pessoas que já realizam o procedimento.

Content Experience é uma ferramenta poderosa quando bem organizada e aplicada. Para apostar nesta estratégia, procure uma consultoria de marketing digital para mais orientações. Se precisar de nós, estamos à disposição!

E se você gostou do nosso artigo, sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais.

Até o próximo artigo!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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