(11) 4116-2260 [email protected]

Social listening: por que esta estratégia é importante para o seu negócio?

por | 18 fev, 2021 | Mídias Sociais

A prática do social listening amplia as chances de a sua empresa conhecer melhor os desejos dos consumidores e oferecer produtos e serviços de maneira mais certeira.

Mas o que é social listening?

Bom, também conhecido como escuta social ou monitoramento social, social listening é um mecanismo que permite identificar o que as pessoas andam falando sobre sua marca, seus produtos, serviços e sobre o setor como um todo.

Estamos em plena era da indicação, ou seja, as pessoas tomam decisões com base nas opiniões dos influencers, colegas, vizinhos e outros usuários. E entender o que é falado durante esta troca de informações pode ser muito importante para o sucesso da sua empresa.

 

Como usar o social listening para entender o comportamento do público?

Vamos dar um exemplo.

Quando você, como usuário, precisa encontrar alguma informação na internet, pesquisa no Google por meio de palavras-chave, ou nas redes sociais por termos ou hastags, certo?

O social listening é justamente isso: uma prática que reúne as menções que os consumidores fazem da sua empresa para ter conhecimento de como eles avaliam os seus produtos, serviços e sua reputação.

O social listening permite à sua empresa:

  • Avaliar os níveis de reputação
  • Identificar como os usuários interagem com produtos e serviços da marca
  • Entender o que mais agrada os usuários em relação à marca
  • Saber o que mais desagrada os usuários em relação à marca
  • Descobrir ideias para novos conteúdos
  • Saber o que os concorrentes têm feito

LEIA MAIS:  Marketing de nicho: como obter melhores resultados?

Antes da chegada da automação de marketing, estas menções eram realizadas de forma manual e levava certo tempo. Hoje já existem diferentes plataformas que compilam o que os usuários falam de determinada empresa. Essas ferramentas são pagas e a quantidade de informações vai depender do plano contratado.

A tecnologia também aprimorou as plataformas de social listening. Se antes elas coletam informações de maneira literal, hoje adotam os princípios da inteligência artificial, identificando conversas de linguagem mais natural. Desta forma, tem aumentado ainda a percepção da empresa sobre os clientes.

 

O que deve ser monitorado?

Escuta SocialAssim como outros relatórios gerados a partir das ações de marketing, a sua empresa precisa saber o que fazer com o material coletado. Social listening vai muito além da curiosidade, é preciso exercitar um olhar crítico sobre o que foi dito e usar as informações para reforçar e criar formas diferenciadas de relacionamento com o público.

Muitos indicadores precisam ser analisados de acordo com a necessidade da empresa. Aqui vamos citar três:

Menções positivas e negativas

Saber o que os usuários aprovam e reprovam nas campanhas e comunicações da empresa vão ajudar a lapidar as próximas ações. Analise as críticas destrutivas para evitar novos deslizes e encontre formas de incluir/reforçar nas estratégias os pontos positivos que os consumidores identificam na sua empresa.

Palavra-chave

Os termos usados pelos usuários para falar sobre a empresa, produtos e serviços podem ajudar a equipe de conteúdo e desenvolver ideias para nonos posts, textos de blog e vídeos. Esse dossiê vai tornar o conteúdo ainda mais educativo e personalizado, aumentando o engajamento com o consumidor.

Concorrentes

Além de saber o que os usuários estão falando da sua marca, é importante saber o que os concorrentes diretos e indiretos estão fazendo. Afinal de contas, eles podem ser uma ótima inspiração para as suas ações de marketing.

LEIA TAMBÉM: Como fazer análise de mercado e concorrência no marketing digital?

Ignorar as menções pode ser muito perigoso para o seu negócio. Todo consumidor quer ser ouvido e ter as suas necessidades atendidas. Por meio do social listening é possível entender melhor estas necessidades e alinhar a comunicação da marca de maneira estratégica.

Se você precisar de ajuda para conhecer melhor o seu público e criar ações de marketing digital com maior chance de resultado, venha conversar conosco! Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre social listening. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO