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Por que é importante sua empresa ter um blog?

por | 25 jul, 2019 | SEO

Se você está montando um planejamento de marketing digital com o objetivo de aumentar a visibilidade da sua empresa na internet, considere a criação de um blog como um dos pontos fundamentais!

Blog é uma plataforma que abriga conteúdos em forma de texto, imagem, áudio e vídeo. Quando é usado por empresas, tem o objetivo de reunir informações que ajudem a estreitar a relação com os usuários, leads e clientes.

O blog geralmente fica dentro do seu site e deve levar informações úteis e interessantes para o seu público, com regularidade e estratégia bem definidas.

Sua empresa pode inserir no blog dicas sobre o segmento de atuação, falar de novidades, tendências, produtos, serviços, promoções, enfim, um universo enorme de assuntos.

Mas para que o blog da sua empresa seja diferenciado e se torne um canal de atração e conversão de clientes, é preciso unir dois conceitos importantes: um conteúdo relevante e estratégias bem planejadas de Search Engine Optimization (SEO). Juntos, eles criam um caminho promissor e amplo para sua empresa se conectar com seus potenciais clientes.

Vamos explicar como isso funciona.

LEIA MAIS: Aposte no marketing de conteúdo para transformar o seu negócio

 

O que o blog pode fazer pela sua empresa?

Ao planejar os assuntos do seu blog, o cronograma de pautas deve ser baseado também nas palavras-chave mais buscadas dentro do seu segmento.

Por exemplo, se você tem um pet shop e existem muita busca por vacinas para cachorros, você deve prever um conteúdo falando sobre este tema.

Adotar um cronograma de blog baseado em palavra-chave é essencial para começar a estratégia de ranqueamento no Google, ou seja, para ter mais chances de aparecer na primeira página do maior buscador do mundo!

Além disso, veja outras vantagens de ter um blog:

Melhora a visibilidade da empresa e de seus produtos no mercado
Aumenta autoridade da empresa na internet
Educa o usuário sobre determinado assunto
Ajuda o leitor entender melhor as suas dores e necessidades
Cria um marketing de relacionamento efetivo
Mostra como um produto/serviço pode satisfazer uma necessidade

Como funciona a produção do conteúdo do blog

Geralmente, a base de um blog é o conteúdo de texto, em formato de artigo assinado por um especialista da companhia ou mesmo de forma institucional.

Porém, existem outros formatos de conteúdo que podem ser usados no blog, inclusive de formas complementares, são eles:

Artigos técnicos
Ebooks
Vídeos
Infográficos
Planilhas
Podcasts
Fotos, imagens ilustrações

 

Assim como acontece em outras plataformas, você pode misturar em uma mesma página diferentes tipos de conteúdo para enriquecer a leitura e o assunto abordado.

Por onde começar?

Criar um blog não é uma tarefa difícil. O desafio mesmo é fazê-lo se diferenciar e ganhar espaço nos resultados de buscas do Google e aparecer para os usuários certos!

Por isso, para não se esforçar em vão, é importante ter muito planejamento e uma estratégia bem definida.

Nesse processo você pode contar com a consultoria de uma agência de marketing digital. Profissionais especializados no assunto vão estudar com profundidade a sua empresa, o seu mercado, os objetivos que você quer atingir e escolher a maneira mais assertiva de formatar o blog.

Se você está em busca de uma consultoria de marketing para dar os primeiros passos, implantar um blog ou mesmo alimentar um blog já existente, venha conversar com a Leelah!

E sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!

 


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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