Dicas de marketing digital para o setor de beleza e estética

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Hoje em dia é muito raro encontrar alguém que não coloque na sua rotina algum cuidado com beleza e estética, não é verdade? É uma ida à manicure, uma hidratação nos cabelos, uma aplicação de botox, uma harmonização facial. Este mercado está com tudo!

E sabe por que estamos falando sobre isso? Muito simples: se você trabalha nesse meio, é bom que esteja dominando muito bem as técnicas de marketing digital para atrair clientes e vender seus produtos e serviços online. 

Caso contrário, tenha a certeza de que está perdendo dinheiro!

Esse setor de beleza e estética cresce ano a ano e tem faturado milhões! Homens e mulheres estão cada vez mais preocupados com a saúde e com a aparência, o que tem feito o Brasil ocupar o terceiro lugar no ranking mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Nesse vasto mercado é possível abrir negócios com foco em cuidados com pele, cabelos, unhas, sobrancelhas, em depilação, estética masculina… as opções são muitas e não param de crescer.

 

Alguns números de beleza e estética para você ficar por dentro

O setor de beleza e estética é muito promissor aqui no Brasil. Há espaço para muita gente, desde pequenos empreendedoras até grandes marcas. E não pense que somente as mulheres querem se cuidar, viu? Os homens também são vaidosos e compõem uma parcela bem interessante desse público.

Veja alguns dados interessantes:

  • O Brasil se tornou o terceiro pais no ranking de estética do mundo, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e do Instituto FSB Pesquisa.
  • Em 2023, o mercado de beleza masculina deve alcançar o faturamento mundial de US$ 78,6 bilhões, conforme prevê o relatório da Research & Markets.
  • O primeiro semestre de 2022 registrou 109,4 mil novos CNPJs no setor de beleza, superando todos os semestres de 2021, 2020 e 2019, de acordo com Sebrae e Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
  • O setor de franquias focado em Saúde, Beleza e Bem-estar registrou um crescimento superior a 10% em 2021, de acordo com balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento foi de R$ 39 bilhões.
  • 43% dos homens já se consideravam vaidosos e 54% frequentavam regularmente salões e barbearias em uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2017.
  • Em 2016, uma entrevista da Minds&Hearts com 414 homens brasileiros de 16 a 59 anos, das classes A, B e C, revelou que 45% deles buscavam com frequência informações sobre tratamentos e cosméticos masculinos na internet ou em outros meios.
  • O Brasil representa 13% do mercado global de beleza masculina, de acordo com levantamento da Euromonitor.  

 

E onde o marketing digital entra no setor de beleza e estética?

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Ora, em toda a jornada de consumo! 

As ações podem atrair desde as pessoas que ainda estão começando a pesquisar sobre o assunto, passando por aquelas que estão considerando contratar um serviço ou comprar um produto até aqueles clientes que estão decididos a investir em um tratamento ou a comprar um determinado produto.

E para transformar essas pessoas em clientes, você, que é do setor de beleza e estética, precisa usar as estratégias de marketing digital!

Não sabe por onde começar? Vamos dar algumas dicas:

 

1 – Anúncios no Google

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Vale a pena investir em tráfego pago, anúncio que aparece nos resultados do Google, antes e depois dos resultados orgânicos ou em páginas que tenham relação com o público a ser atraído.

Esses anúncios podem ser apenas em texto ou conter imagens e vídeos, tudo depende da estratégia a ser adotada. Quanto mais atrativo forem o visual e o texto, maiores serão as chances de os usuários clicarem nos anúncios e efetuarem uma ação de conversão, que pode ser a compra de um produto, um pedido de contato ou um agendamento.

Os segredos para obter bons resultados com anúncios são:

  • Saber fazer uma segmentação de público correta.
  • Alinhar os textos e imagens com as necessidades e dores das pessoas a serem atraídas.
  • Criar páginas de vendas atrativas e de alto poder de conversão.

Um gestor de tráfego, juntamente com sua equipe, vai entender o seu negócio e o seu cliente e, assim, definir como serão os anúncios, onde serão publicados e qual será a verba mais adequada para obter bons resultados.

LEIA MAIS: 3 pontos importantes na hora de planejar seus anúncios

 

2 – Blog 

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Em uma estratégia digital não podemos deixar de lado o SEO. Um site otimizado e um blog com boas palavras-chave vão posicionar as páginas da empresa nos resultados orgânicos do Google, criando um relacionamento com os usuários.

Entende-se por site otimizado um conjunto de páginas que seguem as determinações do Google, como imagens devidamente nomeadas, URL amigáveis e adaptável para navegação em dispositivos móveis.

Uma boa estratégia de SEO pode, entre outras coisas:

  • Gerar autoridade para a sua empresa/profissional (ou seja, ela é capacitada para fazer o que faz).
  • Educar o usuário a respeito do produto ou serviço, ajudando-o a tomar uma decisão de compra consciente.
  • Aumentar a visibilidade da marca e as vendas com um investimento acessível.

Assim como existe o gestor de tráfego para cuidar dos anúncios, um profissional de SEO se encarrega de analisar o projeto da empresa e definir estratégias técnicas e de conteúdo para melhorar o posicionamento das páginas nos resultados do Google.

LEIA TAMBÉM: 3 boas práticas de SEO para o seu negócio

 

3 – Redes sociais

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O segmento de beleza e estética trabalha muito com o visual, por isso as redes sociais não podem ser deixadas de lado, independentemente se a empresa trabalha em formato B2B ou B2C, ou seja, para outras empresas ou para o consumidor final. 

Facebook, Instagram, TikTok, Linkedin, YouTube… muitas são as plataformas que podem ser usadas para atrair o público certo. Além de mostrar que está ativa nas redes sociais, a empresa pode usar estes canais para aumentar sua presença digital, se relacionar com o público e esclarecer quaisquer dúvidas.

Importante lembrar que nessas plataformas digitais sua marca pode publicar posts de forma orgânica ou impulsionar os posts, ou seja, investir para que a plataforma exiba os conteúdos para um número maior de usuários.

Nessas redes também dá para fazer anúncios! Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads… Conhecendo bem o público que acessa a rede e o tipo de conteúdo que mais atrai, é possível criar campanhas de alta conversão e elevar a performance de vendas.

Entre os tipos de postagens importantes para quem é do setor de beleza e estética estão:

  • Antes e depois de diferentes procedimentos
  • Reels com músicas da moda
  • Vídeos e imagens criativas e que destaquem o valor do serviço ou produto
  • Institucionais (mostrando os serviços ou produtos e reforçando os valores da empresa)
  • Promoções e novidades
  • Lives (aproveite para tirar as dúvidas dos usuários e criar vínculo com eles)

 

Outras dicas bacanas:

  • Explore o marketing local. Vale a pena saber como o bairro ou cidade onde a empresa está localizada divulgam os serviços da região e aproveitar as estratégias disponíveis para incluir sua marca também.
  • Sempre que possível trabalhe com influencers. Eles são ótimos para impulsionar as vendas de uma marca. Escolha aquele que mais se alinha com o perfil do seu público e faça parcerias.
  • Use plataformas para facilitar o contato com o cliente. Vale utilizar os recursos das redes sociais, o WhatsApp ou até um app exclusivo. Quando melhor for a experiência do cliente, maiores as chances dele se tornar fiel e recomendar sua empresa para outras pessoas.

CONTINUE LENDO: Tráfego pago e tráfego orgânico: como eles podem trabalhar em parceria?

Percebeu a quantidade de estratégias que sua empresa pode adotar para se destacar no setor de beleza e estética? Com um bom planejamento é possível explorar o melhor que o marketing digital oferece e alavancar as vendas!

Aqui na Leelah podemos ajudar a sua empresa a criar um projeto bem-sucedido. Venha fazer uma consultoria de marketing digital para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados!

Temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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