Os públicos B2B e B2C exigem estratégias de conteúdo diferentes, justamente porque cada um tem um jeito de analisar produtos e serviços e de tomar decisões.
Na hora de planejar os conteúdos, é importante entender as particularidades de cada um desses públicos para que a ação de marketing seja bem-sucedida desde a prospecção até a conversão.
E uma vez que o conteúdo é rei em qualquer estratégia de marketing digital, é preciso trabalhá-lo com atenção, de forma que cada persona seja atraída pelo tom certo da comunicação.
Diferenças entre B2B e B2C
Antes de continuarmos a falar sobre estratégias de conteúdo, vamos explicar melhor essas siglas tão importantes no mundo do marketing.
B2B significa Business to Business, ou seja, são empresas vendendo seus produtos e serviços para outras empresas. Neste caso, as estratégias de negócios são direcionadas para os empresários, gestores, responsáveis pelas áreas comerciais, entre outros.
Já o B2C quer dizer Business to Consumer, ou seja, são empresas vendendo produtos e serviços diretamente para os consumidores finais. Neste cenário, as ações de marketing precisam chamar a atenção da grande massa que acessa o e-commerce ou se dirige a uma loja física adquirir o que está sendo oferecido.
Entenda melhor o público B2B
Uma comunicação para o público B2B precisa focar nos benefícios que o produto ou serviço vai oferecer para o dia a dia da empresa. Entre eles estão redução de custos, aumento da produtividade e mais inovação e competitividade no mercado.
Isso porque as empresas compradoras vendem seus produtos e serviços para pessoas físicas e jurídicas e precisam otimizar seus processos internos, melhorar constantemente a qualidade dos seus itens e oferecer preços competitivos para chamar a atenção de seus próprios consumidores.
O marketing B2B tem as seguintes características:
- Processo de compra mais complexo (a decisão de compra costuma passar por diferentes pessoas)
- Ticket médio costuma ser alto (dependendo do produto, a compra engloba grandes quantidades)
- Relacionamento longo com o cliente (construção de confiança antes da compra)
- Compra baseada em questões mais racionais (praticidade e foco no core business e sucesso da empresa)
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B2C: o que saber sobre este público?
Quando a comunicação foca no consumidor final (B2C), uma das estratégias é vender um produto ou serviço como solução para um problema apresentado pelo consumidor.
O desejo de compra precisa vir acompanhado de gatilhos e apelos emocionais, relacionando os benefícios do item apresentado ao bem-estar tanto do comprador quanto das pessoas que ele ama.
O marketing B2C tem as seguintes características:
- Mais tempo de relacionamento até a conversão (cliente costuma ter dúvidas antes de definir qual marca e produto deseja)
- Compra baseada em questões emocionais (mas que são justificadas pela razão)
- Ticket médio menor (geralmente a compra é de poucos itens)
- Frequência de compra não segue periodicidade definida (compras esporádicas, para satisfazer uma necessidade ou desejo)
Quais estratégias utilizar para os públicos B2B e B2C?
Definido o perfil de cada público, as características do produto e os objetivos da empresa, é possível usar praticamente os mesmos canais para se relacionar com empresas e massa. Logo, é possível aplicar bons conteúdos em;
- Artigos de blog;
- Posts de redes sociais (acrescentar Linkedin, no caso de B2B);
- E-mails marketing;
- Tutoriais em vídeo
- Webinars e lives
- Conteúdos ricos (ebook, planilhas, infográficos)
- Ações de influenciadores (principalmente em B2C)
- Eventos corporativos (no caso de B2B)
O que vai mudar mesmo é o jeito de falar com cada público. Por este motivo é tão importante conhecer a fundo a pessoa que se deseja impactar e adequar a comunicação do produto ou serviço da sua empresa.
Também é essencial que a sua empresa passe credibilidade e relevância, independentemente do público a ser trabalhado. Para o Google, esses conceitos se traduzem em um bom posicionamento nos resultados de busca.
Ou seja, para que sua empresa atraia o público desejado – B2B ou B2C – e desperte o desejo de compra, é essencial oferecer conteúdo relevante e que dê todo o suporte para a tomada de decisão.
Nessas horas, contar com as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) permite que sua empresa mostre autoridade para o público-alvo e seja encontrada com mais facilidade nas buscas que os usuários fazem no Google.
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Este planejamento de SEO, tanto para o público B2B quanto para o B2C, é uma das expertises aqui da Leelah. Venha fazer uma consultoria de marketing digital com a gente para que possamos identificar os seus objetivos da sua empresa e construir um projeto para ofereça os melhores resultados!
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