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Como fazer lives para melhorar sua estratégia digital?

por | 6 jun, 2019 | Mídias Sociais

De alguns anos para cá, as lives têm sido uma das apostas de muitas empresas para falar sobre seus produtos e serviços, atrair novos clientes e engajar o público.

Tão importantes quanto outras estratégias de marketing digital, como blogs, newsletters e postagens nas redes sociais, as lives são formas de a empresa falar diretamente, e ao vivo, com seu público, tornando a comunicação mais clara e direta.

Em poucos minutos, é possível debater assuntos que ajudem as pessoas a tomarem conhecimento de um determinado produto, a esclarecerem suas dúvidas e a avançarem mais um pouco no funil de vendas, tornando-se clientes fiéis.

 

Mas o que são lives?

Lives são transmissões ao vivo que uma pessoa ou empresa realiza para seus seguidores nas redes sociais, como Facebook, YouTube e Instagram.

Esta é uma estratégia de marketing de conteúdo poderosíssima! Ao oferecer informações relevantes em forma de bate-papos, aulas e demonstrações de produtos, o público passa a entender melhor suas próprias necessidades e aguça os desejos.

Live vem do termo live marketing, que nada mais é do que desenvolver ações de marketing que consiga atingir determinado público ao vivo e de forma direta. Essa prática é possível de live streaming, que é a tecnologia por trás das transmissões ao vivo.

Desse modo, é possível fazer lives apenas com uma pessoa, com mais de um integrante na mesma sala ou em locais diferentes, diretamente de um evento (desde que a conexão esteja muito boa), enfim, as possibilidades são inúmeras!

E já que a qualidade da internet no Brasil está bem melhor, por que não aproveitar esta plataforma para criar boas ações de marketing digital?

LEIA MAIS: Como usar vídeos para divulgar a minha empresa?

 

Por que as lives têm se tornando canais tão indispensáveis?

Bem, a tecnologia está fortemente presente nas relações humanas e os brasileiros estão cada dia mais conectados. De acordo com o relatório 2018 Global Digital, feito pela We Are Social e pela Hootsuite, passamos nove horas e 14 minutos navegando na internet por dia.

Somos o terceiro país mais conectado, perdendo apenas para Tailândia e Filipinas. E mais: dessas nove horas, mais de três e meia são dedicadas às redes sociais.

E, quando falamos de vídeos, Pesquisa Vídeo Viewers, do Google, reúne números bem interessantes. Entre 2014 e 2018, o consumo de vídeos na internet aumentou 135%.

O tempo dedicado ao formato pulou de 8,1 horas para 19. A pesquisa revela ainda que 75% das pessoas usam smartphones para assistir a vídeos na web. 

Mais de três horas e meia nas redes sociais + o aumento da audiência de conteúdos em vídeo! Olha só a união de dois bons motivos para você apostar nas lives agora mesmo!

Vamos deixar aqui dois exemplos de lives que já fizemos por aqui: uma sobre cateterismo intermitente limpo e outros sobre esportes para crianças com autismo.

 

Como fazer lives que geram resultados?

Aqui, a gente reforça mais uma vez: toda estratégia de marketing precisa de um bom planejamento.

De forma geral, para lives bem-sucedidas você precisa pensar nos seguintes pontos:

  • Divulgação estratégica para atrair o público;
  • Conteúdo altamente relevante;
  • Definição de tempo da live;
  • Criação de meios de manter o público engajado depois da live;
  • Disponibilização do vídeo para visualização posterior.

Quer ajuda no planejamento? Nossa consultoria de marketing digital está à sua disposição!

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais.

Até o próximo artigo!

 


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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