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Marketing de influência: como aplicar esta estratégia?

por | 9 set, 2021 | Dicas de Marketing Digital

Já percebeu que o tempo todo você pratica o marketing de influência?

Sabe aquela marca que foi parar no seu carrinho de compras porque um artista que você admira fez a propaganda? Ou aquele restaurante que você visitou depois que o blogueiro que você segue indicou? Ou ainda aquele serviço que você contratou ao assistir ao review de um youtuber?

Isso tudo é marketing de influência! E você sabia que pode usar esta estratégia na sua empresa também?

 

Entenda o que é marketing de influência

O marketing de influência acontece quando a marca conta com a ajuda de uma pessoa com autoridade (influenciador) para divulgar determinado produto ou serviço para um público específico.

Chamamos de influenciador (ou influencer) um artista famoso ou uma pessoa que possui relevância nas redes sociais. Eles fazem um trabalho admirado pelo público e/ou contam com muitos seguidores e alta quantidade/qualidade de conteúdo.

Os influenciadores têm o poder de convencer os outros a tomarem determinadas decisões de compra. O blogueiro que faz um review de um produto que recebeu de uma marca ou o ator que faz a propaganda de um serviço estão dizendo ao público que aquela marca é boa e de confiança.

Na hora de trabalhar com marketing de influência as empresas têm a opção de pagar para o influencer ou de firmar uma parceria.

No caso da mídia paga, a marca negocia um cachê com a pessoa que vai se encarregar de integrar a campanha de marketing e divulgá-la junto ao seu público, que é justamente o perfil que se deseja atingir.

Quando há parceria, tudo depende do acordo feito entre empresa e influenciador. Em certas situações, o famoso recebe em troca o produto que está divulgando, como forma de ganhar visibilidade a curto, médio e longo prazos e a chance de fechar novos negócios.

MKT de influencia

Por que o marketing de influência é tão importante?

De acordo com a pesquisa ROI & Influência 2021, da YOUPIX, consultoria de negócios para marcas e criadores, o marketing de influência deve chegar a R$10 bilhões em investimentos apenas este ano. Para 86,5% das marcas, esta estratégia traz resultados diferenciados para os negócios, tanto é que 71% delas planejam aumentar o investimento no setor.

O estudo também revelou que o marketing de influência é a parte central de uma estratégia para 34% das 94 empresas entrevistadas. Já para 83% dos entrevistados, a pandemia reforçou ainda mais os laços entre marcas e influenciadores.

Engajamento e conexão com a marca são os dois maiores critérios de escolha do influenciador, com os objetivos de amplificação e awareness, além do alcance de novos públicos. As campanhas de marketing de influência geralmente são veiculadas no Instagram (100%), YouTube (57%), Twitter (28%), TikTok (20) e Facebook (12,5%).

Ou seja, o marketing de influência pode:

  • Aumentar a credibilidade da sua marca;
  • Ajudar a vender mais;
  • Encontrar novos públicos;
  • Oferecer possibilidades de conteúdos mais criativos.

LEIA MAIS: Terceira idade, como fazer marketing para idosos?

 

Estamos na era da indicação! Preste atenção no marketing de influência!

Influencer

Isso quer dizer que as pessoas, além de serem impactadas pelos anúncios e pelos posts de redes sociais da sua empresa, podem ser influenciadas por celebridades e pessoas de destaque nas redes sociais a tomarem decisões de compra!

Portanto, para lhe ajudar, vamos deixar aqui algumas dicas rápidas:

1 – Tipos de influenciadores

  • Celebridades
  • Influenciadores de nichos
  • Influenciadores locais (cidade, região)

LEIA TAMBÉM: Marketing de nicho: como obter melhores resultados?

2 – Antes de escolher o influenciador

  • Conheça bem o produto ou serviço da sua marca
  • Entenda o seu público e suas necessidades
  • Defina os objetivos da campanha

3 – Como fazer o marketing de influência das certo

  • Escolha alguém que tenha conexão com a sua marca
  • Não escolha pelo número de seguidores, mas sim pelo poder da influência
  • Alinhe o influenciador com o perfil do público que sua marca deseja atingir
  • Crie estratégias em parceria com o influenciador, ele costuma ter ótimas ideias

CONTINUE LENDO: Você sabe como calcular o ROI das suas ações em marketing digital?

Se você precisa de ajuda para montar uma campanha de marketing de influência, venha fazer consultoria de marketing digital com a gente! identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar a sua empresa a vender mais!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre marketing de influência. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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