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Quais são os quesitos básicos para um bom SEO on page?

por | 11 jul, 2019 | SEO

Todas as empresas querem aparecer no Google sem precisar fazer anúncio! E uma das formas que ajudam uma marca a estar nas primeiras páginas de pesquisa do maior buscador do mundo é utilizar corretamente as técnicas de SEO on page!

Mas, afinal, o que é SEO on page?

Bem, antes de tudo, se você ainda não está muito familiarizado com o universo do Search Engine Optimization (SEO), clique aqui no artigo que fizemos sobre o assunto e confira mais sobre o tema.

SEO on page é um conjunto de técnicas que utilizamos na estrutura e no conteúdo das páginas de um site, com o objetivo de deixarmos ele mais amigável para a “leitura” do Google. Ou seja, o Google passa a “enxergar” seu site como uma opção de relevância e passa a exibi-lo como resposta a determinadas pesquisas.

Então, é essencial se preocupar com o SEO on page para que os robôs do Google “olhem” com mais apreço para o seu site e aumente as chances de colocá-lo nos resultados de busca orgânicos (sem anúncios).

 

SEO on page e resultados de busca

Sua empresa ainda não aparece nos primeiros resultados de busca do Google? Então, você precisa continuar lendo este artigo sobre SEO on page.

Estar na primeira página do Google é essencial para qualquer empresa que deseja conectar seus produtos e serviços com o consumidor. Afinal de contas quando uma pessoa precisa atender a uma necessidade, é na internet que ela costuma procurar a informação, serviço ou produto que deseja.

E se você não estiver na SERP (lista de resultados do Google) na hora em que esse usuário precisar, ele poderá conhecer (e comprar) o seu concorrente. Já imaginou que cenário frustrante?

Por isso, hoje em dia não basta ter um site bacana no ar. É preciso otimizá-lo de acordo com as técnicas de SEO on page para que as pessoas o encontrem.

LEIA MAIS: SEM e SEO, qual a diferença?

 

10 passos para um bom SEO on page

Agora, você deve estar se perguntando, mas como eu faço esse tal de SEO on page? A Leelah separou uma lista de itens muito importantes que devem ser observados para se fazer um bom SEO on page.

Vale lembrar que estes pontos servem como guia, mas devem ser operacionalizados por profissionais capacitados. Confira as dicas:

 

  • Identifique as palavras-chave do seu negócio

Identifique uma ou mais palavras-chave que são essenciais para o seu negócio ou ramo de atuação. Se você trabalha com venda de máquinas para agricultura, por exemplo, esse termo deve estar nos textos, imagens e URLs do seu site.

Dica: como este é um trabalho muito técnico e que, muitas vezes, exige o uso de ferramentas mais específicas, se possível contrate uma agência de marketing digital ou profissional de SEO especializado para realizar este estudo prévio do seu site e identificar as palavras-chave mais assertivas.

  • Sempre que possível, coloque a palavra-chave no início da URL

O modo como sua URL é exibida é muito importante no SEO on page. Crie um endereço de fácil entendimento para o leitor e para o Google, evitando números e caracteres especiais.

  • Pense nos títulos de cada página

Todo texto ou página de site precisa ter um H1 (título principal) sempre. Coloque no início da página se possível. E não esqueça de incluir a palavra-chave.

  • Facilite o trabalho do Google

Use a palavra-chave no primeiro parágrafo de texto da página, se possível no início. Essa técnica facilita o trabalho dos robôs do Google.

  • Use a palavra-chave com frequência

Use a palavra-chave (ou mais de uma) ao longo do texto de maneira natural, sem comprometer a fluidez do texto. Aproveite para explorar as variações da sua palavra-chave, apostando na chamada cauda longa. Aplique essa repetição de palavras-chave de forma que a proporção em relação ao texto fique entre 0,8 e 1,2%.

  • Não se esqueça de nomear as imagens

Coloque a palavra-chave ou uma variação na tag “texto alternativo” da imagem. Muita gente se esquece disso, mas a imagem também pode aparecer nos resultados de busca e ajudar no seu posicionamento.

Dica: Tenha ao menos uma imagem na página para ilustrar o texto. Aposte em mais de uma quando puder ou em vídeo, pdf ou outro tipo de mídia.

  • Repita a palavra-chave nos subtítulos

Use a palavra-chave ou as variações dela nos títulos secundários (chamados de h2, h3 etc.). Essa subdivisão de texto é importante para um melhor posicionamento no Google e organização do texto.

  • Use palavras-chave em destaque

Procure aplicar bold (negrito), itálico ou sublinhado na palavra-chave logo nas primeiras linhas de texto. Chame a atenção dos robôs do Google!

  • Atenção aos links externos

Faça um link externo para algum site de relevância a partir da palavra-chave de interesse para ajudar a ranquear. Essa atitude é vista com bons olhos pelo Google, pois mostra que sua empresa está atenta ao que acontece em seu segmento. Mas, atenção para não linkar para concorrentes de SERP!

  • Não se esqueça dos links internos

Coloque ao menos um link para alguma página interna do site o qual você queira elevar a relevância nos resultados. Escolha aquela que tenha relação com o assunto tratado, para que o usuário continue navegando e se aprofunde no assunto.

CONTINUE LENDO: A busca orgânica do Google pode fazer seu negócio decolar!

Essas são regras básicas de SEO on page que você pode aplicar para melhorar as páginas do seu site e o posicionamento do Google. Se precisar de ajuda, a nossa consultoria de marketing digital está à sua disposição!

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais.

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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