(11) 4116-2260 [email protected]

Marketing de nicho: como obter melhores resultados?

por | 22 out, 2020 | Dicas de Marketing Digital

O marketing de nicho corresponde a um grupo de ações realizadas de forma segmentada para um grupo específico de consumidores.

Há marcas que utilizam o nicho para entrar no mercado e, depois de consolidadas, ampliam sua linha de produtos e serviços para abraçar mais consumidores com outras necessidades.

O contrário também pode acontecer. Ou seja, uma empresa de produtos que atrai uma grande margem de público cria uma linha para atrair uma fatia específica de consumidores.

Nos dois casos, as estratégias de ampliar ou nichar têm grandes chances de dar certo quando há um excelente planejamento e muita pesquisa sobre comportamento de consumo.

 

Vantagens do marketing de nicho

Investir no marketing de nicho pode ser bem interessante para o seu negócio, afinal trata-se de um público segmentado.

Podemos usar como exemplo pessoas que gostam de música. Dentro desse universo, há aquelas que curtem rock nacional. Se nos aprofundarmos mais um pouco, podemos encontrar um público que aprecia o rock dos anos 1990.

Quanto mais especificarmos os gostos e as necessidades dessas pessoas, mais nichada deve ser a comunicação e as estratégias de marketing.

Veja como esse afunilamento de público pode beneficiar o seu negócio:

Investimento controlado

Quando trabalhamos com um público bem específico, o custo por clique nas campanhas online fica menor. Isso acontece porque as chances de conversão se tornam maiores. O grupo tem interesses bem definidos e está à procura de um produto ou serviço que se encaixe completamente no seu universo.

Maior chance de fidelização

Um público segmentado está em busca de algo que seja feio especialmente para ele. E quando encontra algo nesse formato se torna fiel ao produto e à marca em si. Dentro desse grupo, é possível encontrar pessoas que se transformam em verdadeiras advogadas da marca, defendendo sua empresa nas redes sociais e compartilhando o conteúdo.

Menor competitividade

No mercado, é comum encontrar marcas que possuem uma vasta linha de produtos para abraçar os mais diferentes consumidores. Já uma empresa nichada, que foque seus esforços em um público bem específico, costuma ter menos concorrência.

Planejamento mais assertivo

No marketing de nicho, a empresa pode escolher as mídias mais adequadas para divulgar seus produtos e serviços, identificando os canais que o seu público acessa com mais frequência, para focar os investimentos neles.

LEIA MAIS: 7 dicas para não errar a segmentação do público dos seus anúncios

 

Marketing de nicho e seus desafios

Desafios de Marketing de Nicho

Em um primeiro momento, o marketing de nicho parece ser simples de trabalhar. Mas para segmentar o público e acertar no alvo é preciso ter uma estratégia bem definida.

Por trabalhar com uma fatia da população, o marketing de nicho exige que o profissional construa uma relação estreita com o público. Isso significa conhecer com mais profundidade as coisas que ele gosta, para que seja possível fazer correlações e criar possibilidades de atração e de conversão.

Quanto mais descobertas você fizer a respeito das pessoas que você deseja atingir, mais assertivas serão as suas ações de marketing de nicho e melhores serão os resultados.

Quer um exemplo?

Vamos supor que você venda carros de luxo. O que uma pessoa que pode pagar por um produto desse geralmente faz e consome? Que tipo de canais ela acessa para conhecer não apenas carros de luxo, mas outros produtos e serviços compatíveis com seu poder aquisitivo?

Pensando dessa forma, você terá uma lista de locais para divulgar seus anúncios e chamar a atenção do tipo de consumidor que você deseja.

LEIA TAMBÉM: Case: de modelo de negócio convencional a delivery em 45 dias

Não há uma receita de bolo em nenhuma estratégia de marketing. Cada tipo de produto exige um planejamento e uma lista de ações específica. Cabe ao profissional de marketing entender as dores e necessidades de seu consumidor e desenvolver conteúdos e anúncios que vão ao encontro dele. 

Seja para lhe ajudar no marketing de nicho, seja para atuar em estratégias mais abrangentes, conte sempre com profissionais especializados e experientes. Nós, da Leelah, podemos lhe ajudar! Faça uma consultoria conosco!

Temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos com o marketing digital. Vale a pena conferir!

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre marketing de nicho. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO