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4 tipos de e-mail marketing para você conhecer

por | 6 fev, 2020 | Dicas de Marketing Digital

Sem dúvida o e-mail marketing é uma das ferramentas de grande poder no marketing digital. Há quem duvide da sua eficácia, mas, acredite, ele pode ajudar seus leads a trilharem corretamente o caminho da conversão.

O e-mail marketing pode estar inserido em diferentes etapas da jornada de compras. Por isso é importante saber qual o objetivo e o conteúdo adequado para cada situação. É uma estratégia aparentemente simples, mas que exige um bom plano de ação para que possa ser desenvolvido, disparado e mensurado da maneira correta.

Neste artigo nós separamos para você alguns tipos de e-mail marketing bastante usados pelas empresas. Também vamos deixar algumas orientações importante para que você extraia o máximo de efetividade dessa estratégia tão interessante de marketing digital.

LEIA MAIS: 6 dicas para melhorar o engajamento do email marketing

 

Alguns tipos de e-mail marketing para você aplicar no eu negócio

O e-mail marketing pode exercer as mais diferentes funções: educar, encantar, engajar, reter e até se tornar uma ajuda valiosa nas horas que os clientes mais precisam.

Confira abaixo quatro diferentes tipos de e-mail marketing:

 

Newsletter

O marketing de conteúdo pode marcar forte presença na estratégia de e-mail marketing. Se sua empresa tem um blog, é possível criar newsletters para atualizar os clientes a respeito das últimas postagens.

Não existe uma periodicidade padrão para este tipo de e-mail marketing, mas se você tiver uma grande quantidade de conteúdo, pode dividir seus clientes por etapas de funil de conversão ou por assuntos de interesse. Para criar a lista, faça campanhas de captação de leads.

Os e-mails marketing podem aumentar os insights de conteúdo. Os assuntos mais lidos podem render materiais de novos formatos, aumentando o engajamento.

As newsletters também podem ser usadas para divulgar diferentes conteúdos, como webinars, lives, lançamentos de ebooks e outros materiais ricos, como infográficos e vídeos explicativos.

 

E-mails promocionais

Os e-mails marketing com promoções e campanhas de descontos são ótimas iscas para atrair os clientes e aumentar as conversões. As possibilidades de divulgação são inúmeras e sua empresa pode apostar em diferentes gatilhos mentais para tornar o conteúdo ainda mais atrativo.

Se você tem uma grande variedade de produtos e ainda não segmentou o público, pode montar um conteúdo separando as mercadorias por blocos com links, de forma que o cliente acesse a página apenas com as promoções que lhe interessa. Agora se você já tem a segmentação por interesse prontinha, poupe o tempo do seu cliente e mande apenas os produtos com mais potencial de venda para ele.

Outras estratégias muito usadas são dar um desconto especial para quem fez a primeira compra ou selecionar apenas alguns clientes para acessar as promoções em primeira mão. Viu como você pode soltar a criatividade nos e-mails marketing de promoções?

 

E-mails transacionais

Muito comum em e-commercers e sites que trabalham com acesso restrito os e-mails transacionais são aqueles que chegam à caixa de e-mail para o cliente que esqueceu a senha de acesso ou que recebe um e-mail de confirmação de alguma compra efetuada no site.

Este tipo de e-mail marketing tem altíssima taxa de abertura, uma vez que é aguardado pelo cliente. Por este motivo, vale aproveitar este modelo de mensagem para se relacionar com o cliente.

As empresas que não trabalham no segmento de e-commerce ou com acesso restrito podem usar os e-mails transacionais para enviar um agradecimento pelo lead ter baixado um material rico, por exemplo. Podem ainda enviar materiais adicionais e pedir para o cliente estreitar suas relações com a empresa, acessando blogs e redes sociais.

 

Emails sazonais

As empresas que desejam colocar em práticas estratégias de marketing de relacionamento não podem deixar de lado este tipo de e-mail marketing. Ele é enviado em épocas comercialmente relevantes, como Natal, Réveillon, aniversário do cliente, Black Friday, Dia das Mães etc.

O interessante é que alguns desses e-mails marketing surpreendem os clientes, como é o caso da mensagem de aniversário. E em certos casos, as empresas podem unir o e-mail sazonal com o promocional. Um exemplo é oferecer descontos especiais no Dia do Consumidor.

A sua empresa pode utilizar todos os tipos de e-mail marketing que citamos neste artigo, desde que saiba planejar a hora certa de cada um.

Jamais (jamais, viu?) compre listas. Essa atitude pode manchar a reputação da sua empresa e fará você perder tempo e dinheiro.

A automação de marketing é de extrema importância para quem deseja inserir o e-mail marketing na lista de estratégias digitais. Essas plataformas oferecem layouts bem bacanas para as empresas que não possuem um designer para criar um layout exclusivo. Fazem envios programados, segmentam os e-mails dependendo do pacote de serviços adquiridos e ainda exibem métricas para ajudar na tomada de decisões.

E por falar em métricas, nunca as deixe de lado. São elas que vão direcionar os próximos passos das suas estratégias de e-mail marketing e melhorar o seu relacionamento com o cliente.

Se a sua empresa deseja iniciar uma estratégia de e-mail marketing, mas precisa de ajuda, venha fazer uma consultoria de marketing digital conosco! Nós da Leelah temos uma equipe pronta para lhe orientar adequadamente.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre tipos de e-mail marketing. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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