Dentro de um planejamento de marketing não podem faltar boas estratégias de conteúdo. Elas são a base para qualquer ação que será realizada para atração de clientes, conversão e fidelização.
Saber utilizar o conteúdo de forma correta torna landing pages, posts de redes sociais, e-mail marketing, entre outras ações muito mais assertivas e alinhadas com o perfil do público-alvo.
E, dentro de muitas ações que dependem de um bom conteúdo, está o blog. Um artigo rico prepara o consumidor para efetuar a compra, pois ajuda no esclarecimento de dúvidas e melhora o posicionamento de uma marca, mostrando que ela é a mais adequada para sanar determinada necessidade.
LEIA MAIS: Por que é importante sua empresa ter um blog?
Como trabalhar estratégias de conteúdo em SEO?
Para atrair pessoas de forma orgânica para a sua empresa, uma dica valiosa é investir em um blog. As postagens periódicas de artigos farão com que os usuários se deem conta de que possuem uma necessidade, busquem mais informações a respeito dela e tomem a decisão de adquirir um produto ou serviço para satisfazer esta necessidade.
Mas, para que essa jornada ocorra de forma satisfatória, é importante que as estratégias de conteúdo do blog estejam alinhadas com o público a ser atraído pela empresa.
Além de um conteúdo bem escrito e revisado e o cumprimento das regras de SEO – uso de palavras-chave, preenchimento do alt da imagem, linkagem interna, entre outros –, existem algumas linhas editoriais que podem ser seguidas no blog para tornar o conteúdo mais organizado e estratégico.
Por isso, nós separamos três estratégias de conteúdo que você pode aplicar no blog da sua empresa. Confira:
Silo
Neste sistema de organização de conteúdo são identificadas as palavras-chave que definem os assuntos mais importantes que a empresa deseja abordar. Cada um desses termos possui tráfego elevado e se torna um pilar que vai direcionar os demais conteúdos do blog.
Este pilar será marcado por um texto rico e bem completo, cujos temas – e outros forem relacionados ao longo da estratégia – serão desmembrados em textos menores e linkados para o texto principal, que é o pilar.
Tráfego
Um blog com estratégia de conteúdo para gerar tráfego vai sempre se preocupar em desenvolver artigos com palavras-chave que tenham relação direta com o produto e/ou serviço oferecido pela empresa.
Neste caso, o objetivo é atrair visitas para o blog e site, por isso é necessário oferecer o maior e melhor conteúdo segmentado que puder, como forma de atrair pessoas curiosas para conhecer o assunto e de outros níveis de conhecimento que desejam aprofundamento.
O segredo neste tipo de estratégia é sempre focar em conteúdos que estejam alinhados com o segmento da empresa, uma vez que o aumento do tráfego vai resultar em autoridade.
Funil
O blog em formato de funil está alinhado com as estratégias de inbound marketing, um conjunto de ações que cria uma jornada de consumo para o cliente, de forma que ele passe por algumas etapas para chegar à conversão.
O blog em formato de funil oferece conteúdos para três tipos de consumidores: para aqueles que estão em fase de conhecimento do assunto, para os que estão em fase de consideração, ou seja, que querem aprofundamento, e para os que estão em fase de decisão de compra e procuram uma empresa para sanar as necessidades.
Deste modo, o usuário entra no funil e vai se aprofundando seu nível de conhecimento até se tornar um cliente.
LEIA TAMBÉM: 5 técnicas de escrita para você aplicar no seu blog
Gostou dessas ideias para aplicar no seu blog e melhorar suas estratégias de SEO? Então comece agora mesmo! E se precisar de ajuda, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a gente! Identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar a sua empresa a obter os melhores resultados!
Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?