A gestão de tráfego pago é uma das estratégias mais importantes de marketing digital. Afinal, os anúncios em texto, imagens e vídeos são um caminho bastante usado pelas empresas para aproximar seus produtos e serviços de um público segmentado.
Antes que o anúncio chegue à tela do computador existe muito estudo e planejamento. E depois que ele é publicado começa a etapa de mensuração e de ajustes para que ele performe da maneira esperada.
E em qualquer uma dessas etapas é possível contar com os recursos da inteligência artificial. Essa tecnologia veio aumentar o valor agregado do trabalho do gestor de tráfego e o ROI e o ROAS das campanhas.
O que é a Inteligência Artificial (IA)?
Antes de prosseguirmos, vamos contextualizar este recurso. A Inteligência Artificial é um campo da Ciência da Computação que estuda e desenvolve máquinas que sejam capazes de pensar como nós, os seres humanos, e de realizar tarefas de diversos graus de dificuldade. A partir de dados já existentes, esses equipamentos executam atividades e tomam decisões.
Existem outras ciências, como a Neurociência e a Engenharia de Software, que se uniram para estudar este recursos e torná-lo cada vez mais inovadora e eficaz.
Falar de inteligência digital não é algo novo, pois a na automação de tarefas já é utilizada em diferentes setores do mercado, inclusive no marketing digital. Usamos ferramentas para agilizar a compilação de dados para fins de relatórios de resultados, tomadas de decisão, para criar um fluxo eficiente de envio de e-mail marketing e muito mais.
LEIA MAIS: Tráfego pago para negócios locais: como fazer?
Como a inteligência artificial auxilia a gestão de tráfego pago?
No tráfego pago, a inteligência artificial atua como um importante suporte para melhorar a performance dos anúncios. Com uma automação cada vez mais avançada, as ferramentas estão minimizando os obstáculos que separam os conteúdos estratégicos dos consumidores mais interessados.
Essa parceria acelera a tomada de decisões, uma vez que os indicadores são compilados e apresentados rapidamente, ajudando a vencer a concorrência na luta pelo clique certo.
Confira alguns recursos da inteligência artificial para otimizar a gestão de tráfego:
Análise de dados
Toda ação de marketing é realizada com base em dados, seja para planejar, seja para ajustar. E olhar tudo manualmente leva tempo e aumenta o risco de deixar alguma informação escapar.
Com a ajuda de ferramentas automatizadas, a compilação de dados se torna mais rápida, aprofundada e efetiva. E quanto mais robusta for a ferramenta e seus recursos, mais informações ela será capaz de oferecer, dando à equipe de tráfego a possibilidade de fazer cruzamentos diferenciados, aprofundando seus conhecimentos a respeito do usuário e criando anúncios mais assertivos e criativos.
Ajuste de lances
O Google possui uma plataforma de links patrocinados que funciona como um leilão. A empresa que dá o maior lance ganha o direito de exibir seu anúncio para os usuários.
A inteligência artificial tem capacidade de analisar a performance de um anúncio e ajustar lances e investimentos para vencer a concorrência e atrair mais clientes. Isso de forma automatizada. Sem esse recurso o ajuste é apenas manual.
Teste A/B
Para entender qual tipo de conteúdo performa melhor (o texto mais adequado, a cor mais atrativa dos botões e outros elementos do anúncio ou landing page), o gestor de tráfego costuma fazer mais de uma versão do mesmo anúncio. O que tiver mais resultado recebe mais investimento.
Existem ferramentas automatizadas que fazem esse teste A/B para a equipe de tráfego, deixando os profissionais livres para cuidar de outras demandas que também são importantes dentro da gestão de anúncios, como o planejamento e a definição do investimento.
Personalização de anúncios
Criar anúncios diferentes para cada perfil de usuário após análise do comportamento do usuário, ou fazer ajustes periódicos no anúncio é uma ótima estratégia para atrair públicos diversos, mas, manualmente, leva tempo.
Com a inteligência artificial essa atividade pode ser automatizada. Após uma profunda análise de dados, as ferramentas passam a entender o que o usuário procura e ajustam o anúncio para deixá-lo mais atraente e alinhado aos interesses e momentos de compra, aumentando as chances de conversão.
LEIA TAMBÉM: O tráfego pago pode melhorar o branding do seu negócio
A inteligência artificial precisa ser encara como uma aliada pelo gestor de tráfego, e não como uma rival. Ao inserir recursos tecnológicos no dia a dia, as ações de mídia paga ganham mais agilidade e aprofundamento, fazendo com que a relação entre empresa e cliente se torne cada vez mais estreita e forte.
Além disso, a automação pode executar diferentes ações rotineiras, deixando a equipe livre para planejamentos mais estratégicos.
Se precisar de ajuda para potencializar a performance dos anúncios da sua empresa e entender como a inteligência artificial pode ajudar, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.
Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?