O investimento em tráfego pago para negócios locais é a ação correta para quem precisa chamar a atenção de um público que está mais próximo da loja física. Afinal de contas, todo estabelecimento deseja aumentar a sua clientela e as vendas, correto?
Tráfego pago são os anúncios que aparecem nas internet, tanto nos resultados de pesquisa do Google e outros buscadores quanto nas redes sociais. Eles costumam trazer resultados com certa rapidez, uma vez que são exibidos para pessoas com potencial interesse no produto ou serviço que a empresa local está oferecendo.
Para trabalhar essa estratégia de marketing é necessário investimento financeiro e um bom planejamento, de forma que o valor depositado nos anúncios seja convertido em leads e vendas.
O que é um negócio local?
Entendemos por negócios locais aqueles estabelecimentos que atuam em um determinado bairro ou cidade. Pode ser uma barbearia, uma pizzaria, um salão de beleza ou uma padaria.
É muto comum que esses comércios se tornem uma espécie de extensão da casa de seus clientes, já que, na maioria dos casos, o dono e os funcionários sabem o nome de muitos frequentadores, conhecem detalhes da vida pessoal e profissional e acabam criam fortes laços.
Esse relacionamento mais próximo acaba gerando o famoso “boca a boca”, mas nem sempre isso é suficiente para trazer retorno financeiro para esses pequenos estabelecimentos.
Por isso, o investimento em tráfego pago para negócios locais é necessário para aumentar o alcance da marca e, assim, atrair mais clientes.
Como funciona o tráfego pago para negócios locais?
Toda campanha de tráfego pago, seja para negócios locais, seja para regionais ou nacionais, parte de uma boa pesquisa e de um bom planejamento. Ou seja, é preciso definir um objetivo claro para que os anúncios tenham direcionamento e possam ser devidamente mensurados.
Para a criação de anúncios é preciso entender:
- O público local
- O comportamento de quem vive ou frequenta a região
- O produto ou serviço que o próprio estabelecimento oferta
- Como se comporta a concorrência
- Posicionamento do mercado de atuação.
Essas informações vão ajudar o negócio local a entender o cenário onde está inserido, suas ambições e como deve proceder para tirar as ideias do papel.
O tráfego pago para negócios locais pode ser aplicado em diferentes plataformas:
- Google Ads
- Meta Ads (Facebook e Instagram)
- Youtube Ads
- Twitter Ads
- Linkedin Ads
- TikTok for Business
- Sites locais
Ao utilizar o tráfego pago na internet, os comércios locais têm a oportunidade de:
- Ampliar a visibilidade da marca
- Aumentar o ROI (Retorno sobre Investimento)
- Atrair pessoas com maior potencial de interesse de compra
- Elevar o fluxo da clientela com mais velocidade
LEIA MAIS: Marketing de nicho: como obter melhores resultados?
Dicas para acertar no tráfego pago para negócios locais
Separamos abaixo algumas dicas para ajudar o seu comércio local a performar melhor nos anúncios:
Pesquise as melhores palavras-chave
Quando falamos de Google Ads, todo anúncio parte de palavras-chave com bom volume de busca e que conecte corretamente o seu negócio com o público certo. Sendo assim, faça uma pesquisa profunda de termos – levando em consideração o negócio local e o segmento como um todo – e selecione aqueles com maior chance de atrair um público interessante.
Cuidado com a segmentação
Seja nos resultados de busca, seja nas redes sociais, é importante definir com clareza qual tipo de público será impactado pelos anúncios. Quanto mais assertiva for essa segmentação de público, melhor serão os resultados obtidos pelos anúncios.
Fique atento à geolocalização
Se o seu negócio é local, não cometa o erro de definir uma abrangência grande demais para os seus anúncios, para que a verba não seja gasta de forma errada. Se você faz delivery, por exemplo, defina o raio pensando até onde seus produtos podem chegar fresquinhos e com a devida qualidade. Em outros casos, amplie o alcance dos anúncios conforme os resultados e a sua verba.
LEIA TAMBÉM: Geomarketing: como este conceito ajuda seu negócio a vender mais?
Invista em bom conteúdo
Mais do que o visual, o anúncio precisa oferecer um bom conteúdo em texto e imagem. Pense bem nessa composição para atrair o público certo. Pense também na possibilidade de regionalizar o conteúdo quando necessário e adaptá-lo conforme datas importantes e públicos específicos.
Preste atenção na jornada de compra
Entenda as etapas da jornada de compra do seu possível cliente e faça anúncios que cubram todas elas. Outro ponto importante é linkar o anúncio para a landing page correta, para que a experiência de compra seja bem-sucedida. Se for utilizar o WhatsApp, defina um roteiro que direcione corretamente o lead.
Conte com a ajuda de um gestor de tráfego
Este profissional é expert em anúncios e vai saber planejar, executar, mensurar e ajustar todas as etapas do tráfego pago. O gestor de tráfego está sempre atendo à performance dos anúncios e saberá tomar as melhores decisões.
CONTINUE LENDO: O tráfego pago pode melhorar o branding do seu negócio
Se precisar de ajuda para entender como trabalhar o tráfego pago para negócios locais, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.
Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?