Auditoria de conteúdo: você sabe como fazer?

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Você alguma vez parou para fazer uma auditoria de conteúdo no blog da sua empresa? Se não, pode estar perdendo oportunidades de melhorar a autoridade da sua marca e obter tráfego mais qualificado para suas páginas.

Assim como existem as auditorias dentro das empresas para avaliar os processos, a performance e as finanças, os conteúdos de um blog precisam dessa revisão periódica para que se mantenham úteis para o negócio e para os usuários.

Sabemos que o SEO leva à geração de conteúdos considerados atemporais, mas é preciso alinhar tudo o que foi e está sendo publicado com as atualizações frequentes que o Google faz, com o comportamento do consumidor e com os propósitos da empresa.

E a auditoria serve, justamente, para manter tudo nos eixos levando em consideração todos esses pontos.

 

O que é auditoria de conteúdo?

De forma resumida, fazer uma auditoria de conteúdo significa analisar tudo o que já foi publicado no site e no blog para entender como tem performado e o que precisa ser ajustado.

Esse cuidado é importante, porque nem sempre todas as pessoas que desenvolvem conteúdos para uma determinada empresa seguem rigorosamente as estratégias de SEO, o que pode comprometer a performance orgânica do material que foi publicado.

Ao fazer essa auditoria de conteúdo é possível definir as práticas mais adequadas para manter um artigo relevante, que vão desde a atualização de informações, inserção de vídeos e imagens, ampliação de conteúdo, otimização de URL e, em último caso, a remoção definitiva.

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Por que é importante fazer uma auditoria de conteúdo?

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No mundo digital a concorrência não está apenas no tráfego pago. Conquistar posições de destaque na busca orgânica também é necessário para aumentar a visibilidade da marca e seu alcance. Quanto mais rico for o conteúdo publicado, maiores serão as chances de ele ser acessado pelos usuários em diferentes etapas de uma jornada de compra.

Uma empresa que faz uma análise cuidadosa dos conteúdos de um blog deixa claro que:

  • Tem preocupação com o que expõe na internet e como expõe.
  • Quer se apresentar para os usuários como uma fonte de conteúdos altamente relevantes e que auxiliam no aumento de conhecimento e na tomada de decisão de compra.
  • Está atenta às atualizações do Google e faz as adequações necessárias periodicamente.

Ao fazer um inventário de todo o conteúdo e uma análise minuciosa das métricas que ele possui, a equipe de SEO tem oportunidade de aumentar a performance do blog e torná-lo uma ferramenta ainda mais poderosa para:

  • Oferecer conteúdos mais estratégicos;
  • Elevar o tráfego orgânico;
  • Atrair público qualificado e todas as etapas do funil de conversão;
  • Aumentar o tempo de permanência na página;
  • Otimizar a geração de leads;

Todos os objetivos listados acima só podem ser alcançados com planejamento, mensuração e análise. E esses processos passam obrigatoriamente pela auditoria de conteúdo.

Vale lembrar também que uma auditoria de conteúdo vai ajudar a equipe a aprimorar as estratégias de conteúdo de SEO. Isso porque a análise vai permitir um novo olhar para:

  • Descobrir novas oportunidades de palavras-chave.
  • Investir em termos de calda longa.
  • Aproveitar melhor as linkagens internas.
  • Organizar melhor os conteúdos para dar suporte à jornada de compra.

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Como fazer uma auditoria de conteúdo?

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A automação é uma importante parceira na hora de fazer uma auditoria de conteúdo. Isso porque são os dados coletados pelas ferramentas que ajudarão a equipe tomar as melhores decisões.

Uma planilha pode facilitar. Nela são dispostos todos os conteúdos já publicados e os indicadores de referência, como número visualizações e de visitas, palavras-chave, links internos, tempo de permanência na página, conversões etc.

O futuro de cada conteúdo depende dos indicadores a serem analisados:

  • Uma página com muita exibição e pouco clique, por exemplo, pode precisar de uma repaginada na metadescrição e no título.
  • Um artigo com boa visitação merece outro tipo de cuidado, como uma revisão para manter os dados atualizados e o conteúdo relevante.
  • Uma página posicionada na terceira ou quarta página precisa de um imagens mais atrativos e mais conteúdo relevante para se tornar mais competitiva e alcançar novas posições.
  • Dois artigos com a mesma palavra-chave podem provocar o chamado canibalismo, que é quando dois ou mais artigos disputam o mesmo espaço, fazendo com que o Google escolha um e despreze os demais. Neste caso, é necessário verificar qual texto está performando melhor e descartar – ou agregar – os demais.

É importante deixar claro que não há uma receita de bolo para esse processo de auditoria. Isso porque as atualizações do Google, as regras de SEO, o comportamento dos clientes e o posicionamento da empresa no mercado também precisam ser cruzados com os dados para saber como o conteúdo deve – ou não – ser ajustado.

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Qual a periodicidade de uma auditoria de conteúdo?

Está aí outra pergunta que não tem resposta fechada. Tudo depende da quantidade de conteúdos que são publicados e como é feito o controle deles.

Uma planilha detalhando todos os materiais (palavras-chave, títulos, briefing), mais uma mensuração periódica da performance, ajudam a equipe a entender os pontos fortes e fracos do blog, podendo, dessa forma, preencher as lacunas e executar as ações que mantenham o blog uma ferramenta essencial para auxiliar no sucesso de uma empresa.

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