O CTR orgânico tem se consolidado como uma métrica essencial não apenas para o tráfego pago, mas também para o SEO. Afinal, a taxa de cliques reflete diretamente o comportamento dos usuários.
Um CTR alto sugere, por exemplo, que os indivíduos consideram o resultado da busca relevante, mas o contrário também é verdadeiro e um retorno baixo pode indicar que as informações não atendem às suas expectativas.
Além disso, embora os buscadores não confirmem explicitamente, os resultados podem, ainda, afetar o ranqueamento. Isso porque, na prática, quanto mais cliques, maior o tráfego e engajamento, o que pode influenciar a posição na SERP (do inglês Search Engine Results Page), também conhecida como página de resultados dos motores de busca.
Diferença entre CTR e CTR orgânico
Quem investe em marketing digital está acostumado com alguns termos. Originário do inglês, o Click-Through Rate é uma métrica que mede a porcentagem de cliques em um link em relação ao número de vezes que ele é exibido. Por ser mais amplo, pode incluir anúncios pagos e posts patrocinados.
O CTR Orgânico, por sua vez, se concentra em resultados de pesquisa orgânica, ou seja, conteúdos, sejam eles qual for, que aparecem naturalmente nos mecanismos de busca, sem qualquer investimento financeiro.
E é justamente por isso que a métrica é considerada uma das principais quando o assunto é SEO.
Por que é importante ter um bom CTR orgânico?
Você já parou para pensar se sua estratégia de comunicação é eficaz? Ou, ainda, se os materiais produzidos pela sua equipe ou o site da sua marca fazem mesmo sentido para seus clientes?
O CTR orgânico ajuda a responder essas e muitas outras dúvidas. Afinal, ele mede o desempenho de qualquer página — seja uma landing page, um artigo de blog ou uma página de produto — nos resultados de pesquisa orgânica do Google e de outros mecanismos de busca.
Com os dados em mãos, é possível entender e visualizar melhor se as estratégias utilizadas para atrair a persona estão funcionando – e, caso não estejam, o que é possível fazer para driblar a situação.
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Mais do que uma métrica, no entanto, o CTR orgânico reflete o quanto um conteúdo – ou estratégia como um todo – é atrativo e relevante para os usuários. Quando bem trabalhada, a estratégia pode trazer benefícios significativos, como:
- Aumento do tráfego orgânico;
- Melhora na posição nos mecanismos de busca;
- Melhora na experiência do usuário.
Como analisar o CTR orgânico?
Todo mundo quer ter bons resultados de CTR orgânico. Mas, poucas pessoas sabem como calcular ou analisar as métricas.
Basicamente, a fórmula consiste em dividir o número de cliques pelo número de impressões. Obviamente, quanto maior o CTR, melhor, mas a análise não deve ser apenas quantitativa, mas também qualitativa. Ou seja, não basta olhar a porcentagem de cliques; é essencial considerar fatores externos.
É crucial, por exemplo, monitorar o desempenho dos concorrentes para entender o que está funcionando e o que deve ser evitado. Se o CTR orgânico deles for superior ao seu, pode ser necessário otimizar seus títulos, meta descrições e conteúdos para torná-los mais atrativos.
Como melhorar o seu CTR orgânico
A análise do CTR orgânico é um processo contínuo que requer atenção e paciência. Otimizar o conteúdo, garantindo URLs, títulos e metadescrição bem estruturados são, sem dúvida, ações importantes, mas existem outras estratégias que podem impulsionar a taxa de cliques. Confira:
Evite termos irrelevantes
Você já deve saber, a essa altura, que o volume de busca de um determinado termo é importante. Isso não significa que este deve ser o único critério da sua estratégia.
Ao fazer um planejamento de palavras-chave, é preciso se certificar de que os termos selecionados estão alinhados ao nicho e à intenção de pesquisa. Palavras-chave informativas podem ter CTRs mais baixos, mas gerar tráfego qualificado, por exemplo.
Tudo depende do que o usuário busca e o segredo é, justamente, entregar um conteúdo que realmente corresponda à sua expectativa.
Otimize títulos e descrições
Um título chamativo e uma metadescrição clara podem fazer a diferença. Por isso, aposte em dados relevantes, perguntas e CTA (call to action) estratégicos.
Entenda a intenção de busca
Se o CTR está abaixo do esperado, avalie se o conteúdo realmente corresponde à intenção do usuário. Certifique-se de que a página entrega o que o título e a metadescrição prometem. Caso contrário, os visitantes podem se sentir enganados, impactando negativamente a taxa de cliques e o ranqueamento da página.
Monitore tendências
Por fim, lembre-se de que o CTR pode variar devido a fatores como sazonalidade, concorrência e atualizações de algoritmo. Por isso, acompanhar os dados periodicamente é essencial para ajustes estratégicos e otimizações constantes.
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É inegável que acompanhar e otimizar continuamente o CTR orgânico permite identificar padrões, ajustar estratégias e aprimorar o desempenho do site nos mecanismos de busca. Isso leva a um aumento no tráfego e, consequentemente, pode melhorar o posicionamento da página.
Mas, para resultados ainda mais assertivos, o ideal é contar com uma agência de marketing digital, especializada em SEO. Isso porque, além de oferecer uma visão estratégica e abrangente, os profissionais possuem conhecimento e experiência necessários, o que permite criar estratégias personalizadas, economizar tempo e recursos.
Por isso, se você precisa de ajuda para criar boas estratégias de SEO e alcançar um bom CTR, venha bater um papo com o pessoal da Leelah. para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.
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