Uma pesquisa realizada pela 8D Hubify revelou que 56,1% das empresas nacionais investem até 5% do faturamento em marketing digital. O estudo mostrou, ainda, que 56,7% dos entrevistados devem aumentar os investimentos na área nos próximos meses. Mas a pergunta que fica é: como investir em marketing digital de forma estratégica?
Em uma sociedade cada vez mais conectada, alcançar e engajar o público certo deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade. E é justamente esse o papel do marketing digital, que permite promover os produtos ou serviços em várias plataformas – redes sociais, sites, e-mails, blogs, vídeos, campanhas, tráfego pago e outros. Papel que, outrora, era da televisão, do rádio, dos jornais e das revistas.
Embora a área esteja em crescimento, seu conceito é amplo e muitas vezes subjetivo, o que dificulta a diversificação e a ação eficaz. Por isso, é crucial entender sua aplicabilidade e como ele pode gerar resultados para o seu negócio.
O que é Marketing Digital?
Fundamental para aumentar as vendas e expandir e fortalecer a marca, o marketing digital nada mais é do que uma estratégia que permite promover produtos e serviços por meio de blogs, sites, redes sociais, e-mails e aplicativos.
O diferencial, no entanto, está na capacidade de interagir diretamente com os clientes, de qualquer lugar do mundo, oferecendo uma comunicação personalizada e no momento certo – algo relevante em um cenário onde as conexões genuínas se tornaram mais valiosas, assim como a transparência.
Diversificação de estratégias: como investir em marketing digital de forma inteligente?
Dados do Relatório Digital 2024: 5 billion social media users revelam que o Brasil ocupa a segunda posição entre os países onde as pessoas passam mais tempo conectadas – uma média de 9 horas e 13 minutos diários, atrás apenas da África do Sul.
Isso significa que os consumidores estão cada vez mais online e constantemente interagindo com marcas, buscando informações e realizando compras. É nesse cenário que o marketing digital se torna um elemento indispensável.
Mas, para que o investimento traga resultados concretos, é importante alinhar as estratégias aos objetivos do negócio e às necessidades do público-alvo. Da mesma forma, é preciso diversificar as ações. Confira abaixo algumas das principais estratégias.
SEO
É quase impossível falar em como investir em marketing digital e não citar o SEO (Search Engine Optimization). A estratégia visa posicionar o site no topo dos resultados de busca do Google, aumentando a visibilidade e atraindo tráfego orgânico qualificado.
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Tráfego pago
Plataformas como Google Ads, Facebook Ads e outros – hoje em dia, até o Pinterest e e-commerces possuem estratégias similares – permitem segmentar anúncios para atingir o público-alvo com precisão.
Marketing de Conteúdo
Autoridade é a palavra do momento. A criação de conteúdo relevante, como artigos de blog, vídeos e infográficos, é peça-chave em estratégias de marketing digital, uma vez que constrói autoridade e confiança e atrai público qualificado, impulsionando a geração de leads e as vendas.
Existem, ainda, outras estratégias, que incluem marketing de influência, e-mail marketing e inteligência artificial – seja para a automação de tarefas ou para análise de dados avançada. E é, justamente, essa diversificação que faz a diferença.
Acompanhar as tendências e entender o comportamento do consumidor são passos tão fundamentais para alcançar o sucesso quanto a adoção das práticas acima. É importante notar, ainda, que no marketing digital as mudanças acontecem em tempo real e, por isso, é tão importante contar com o apoio de especialistas.
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