SEO local: o que é como aplicá-lo no seu negócio?

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Dentro das estratégias de SEO existe o SEO local, um jeito de fazer com que negócios que possuem pontos físicos ou que atendem uma determinada região geográfica possam se conectar melhor com as pessoas que circulam ou que residem nas proximidades.

Você, que é dono de um negócio e faz uso frequente do Google, já deve ter reparado que a lista de resultados reserva uma área para as empresas geograficamente próximas a você, antes de mostrar os resultados gerais orgânicos. Isso é SEO local.

Fazer com que a sua empresa apareça nesta área de resultados exige alguns passos que, quando seguidos corretamente, podem atrair ainda mais clientes e melhorar o faturamento.

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Qual a diferença em as estratégias de SEO e as de SEO local?

O SEO geral, digamos assim, corresponde aos resultados em cor azul que aparecem depois dos anúncios. A lista é fruto de uma seleção feita pelo Google com base em uma série de critérios, como uso de palavras-chave, otimização de URL e conteúdo relevante.

Já o SEO local possui uma área especial, que fica exibida logo depois dos anúncios, mas antes dos resultados orgânicos. São estabelecimentos com loja física próximo ao usuário que fez a busca. Ali são exibidos detalhes da empresas, como endereço, telefone, horário de funcionamento e a localização em um mapa.

Em desktops e notebooks, os resultados de SEO disponibilizam botões como rotas e o site, para que o usuário obtenha mais informações sobre a empresa e defina se ela realmente atende às suas necessidades. Já no mobile, os recursos incluem um botão Ligar para contatar a empresa rapidamente.

Outro ponto importante é que o SEO local não leva em consideração apenas a distância que uma empresa está do usuário na hora da pesquisa. A lista de resultados locais avalia também a relevância da marca em relação à concorrência e a proximidade entre a palavra-chave usada no conteúdo e a pesquisada pelo usuário, princípios adotados no SEO que já conhecemos.

 

Por que o SEO local é tão importante?

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O próprio comportamento do usuário foi tornando o SEO local algo relevante. Afinal de contas, o Google virou uma espécie de bússola para todo mundo que procura um produto ou serviço.

Um exemplo bem simples da importância do SEO local é quando o usuário decide que quer jantar fora e busca um restaurante no Google. Ele certamente vai dar preferência para o estabelecimento mais próximo dele e não para um que está situado em outra cidade ou estado.

Aos poucos, o próprio Google foi entendendo esse jeito de o usuário fazer buscas e tomar decisões e passou a mostrar os resultados que estivessem mais alinhados aos anseios deles. As empresas que desejam manter sua visibilidade na lista de resultados do maior buscador do mundo encontram no SEO local mais uma chance de se aproximar de seus potenciais clientes.

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Como colocar em prática o SEO local?

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De uma forma geral, todas as estratégias do SEO (SEO onpage e SEO off-page) precisam ser bem aplicadas para que o SEO local possa apresentar os resultados desejados. Além delas, outras medidas precisam ser tomadas:

1 – Preencha corretamente o Google Meu Negócio ou o Perfil da Empresa. Esse cadastro é a base para que o buscador saiba o maior número possível de informações para incluir o nome da sua empresa nos resultados de buscas locais.

2 – Valorize os comentários e responda todos eles. Antes de adquirir um produto ou visitar um local, é comum o consumidor quere saber a opinião de quem já viveu essa experiência. É a chamada prova social. Incentive o público a deixar comentários e responda a todos, para que tanto o autor do comentário quanto os visitantes da página percebam seu cuidado e com relacionamento com os clientes.

3 – Invista em palavras-chave locais. Muitos usuários fazem pesquisas com as palavras “perto de mim”, na cidade” ou “no bairro X”. Esses termos podem ajudar a empresa a criar bons conteúdos para o blog. Ferramentas de análise de palavras-chave e o próprio Google Suggest também são importantes na hora de identificar os termos mais apropriados.

4 – Ofereça conteúdos relevantes. As empresas que alcançam boas posições nos resultados do Google oferecem conteúdo de valor agregado para educar o cliente e torná-lo mais preparado para a compra. Um blog organizado e que responda às dúvidas dos usuários é um passo importante para chamar a atenção do Google e ganhar relevância perante a concorrência.

5 – Mantenha seus perfis nas mídias sociais ativos. As redes sociais também ajudam a manter sua marca relevante. Crie conteúdos com periodicidade e interaja com os usuários por lá. Além das plataformas mais conhecidas, como Instagram e TikTok, avalie a possibilidade de estar no TripAdvisor.

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Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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