Você sabe como utilizar corretamente o Google Suggest para tornar seus conteúdos mais estratégicos e alinhados com o público que deseja atrair?
O Google Suggest é a capacidade que o maior buscador do mundo tem de “deduzir” a informação que o usuário está procurando na internet. Ele faz isso porque usa como base o histórico de todas as pessoas que acessaram a ferramenta e, assim, oferecer conteúdos direcionados com maior agilidade.
Você já se deu conta de que, quando começa a digitar algo no Google, a barra de busca magicamente completa a frase, deixando ali várias sugestões? Então, esta ferramenta é o Google Suggest, ou Google Complete.
E, olha, saber tirar proveito desta “magia” pode fazer sua empresa se posicionar melhor nos resultados de busca e ser mais assertiva na hora de atrair público qualificado.
O que o Google Suggest pode fazer pela sua empresa?
Ora, muita coisa! Uma delas é aumentar o tráfego para o seu blog e site e atrair pessoas mais alinhadas com o serviço e produto oferecidos.
Uma vez que o Google Suggest é construído a partir das buscas já realizadas pelos usuários, ou seja, apresenta todas as sugestões que tiveram algum tipo de relevância para as pessoas, vale a pena explorar o recurso para criar estratégias mais interessantes de conteúdo orgânico.
Diferente das ferramentas – tanto do próprio Google quando de outras empresas – que nos apresentam o volume de determinadas palavras-chave, o Google Suggest nos oferece um grupo de palavras, expressões e frases completas riquíssimas, que servem de insights muito bons para a produção de um artigo de blog, um vídeo explicativo, um ebook ou um webinar que atraia um público segmentado e interessado.
O Google Suggest reúne ideias para todas as etapas do funil:
Topo – que é a fase de conhecimento, ou seja, a pessoa tem os primeiros contatos com o assunto após seu interesse ser despertado.
Meio – que é a fase da consideração, ou seja, a pessoa se interessou pelas primeiras informações que recebeu e agora quer aprofundar mais seus conhecimentos e entender como satisfazer suas necessidades. Fundo – que é a fase da decisão, ou seja, quando a pessoa já foi educada e abastecida com uma grande quantidade de conteúdos e agora está pronta para fechar negócio. |
O Google Suggest também merece atenção em alguns pontos:
Não se pode comprar espaços nesta ferramenta
O Google Suggest é baseado no histórico de busca dos usuários, por isso não é possível comprar espaços ou termos na ferramenta. Ela é um forte apoio para o SEO e serve para ajudar a trabalhar a qualificação e a estratégia do conteúdo orgânico.
Ele é temporal
Dependendo do seu segmento de mercado, é preciso ficar sempre atento, porque as expressões aparecem e desaparecem conforme a importância que os usuários dão para o assunto. É bem provável que memes muito antigos e que hoje fazem pouco sucesso já tenham dado lugar para outros termos e expressões.
A ferramenta não funciona do mesmo jeito para todo mundo
Os termos e frases completas levam em consideração o histórico de busca do usuário, a velocidade da conexão, uso do dispositivo (mobile ou desktop), configurações do navegador, entre outros. Sendo assim, uma forma de explorar melhor a ferramenta é fazendo buscas na aba anônima. Fica a dica!
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Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre Google Suggest. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?