Marketing ultranichado: como investir nessa estratégia

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Em um cenário cada vez mais saturado de mensagens publicitárias, o marketing ultranichado surge como uma solução poderosa para marcas que desejam se conectar com o público certo, no momento certo, com a mensagem certa. E os números não mentem.

Dados do Cenp-Meios revelaram que, pela primeira vez, a internet ultrapassou a TV aberta em termos de volume de investimentos publicitários. De cada R$ 100 investidos pelos anunciantes em compra de mídia no Brasil de janeiro a setembro de 2024, 39,5% foram direcionados à mídia digital.

Ou seja, falar de maneira genérica já não funciona: é preciso ser relevante de verdade e focar no público ultranichado.

 

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O que é o marketing ultranichado?

Você já parou para pensar em como a forma como uma pessoa se posiciona influencia diretamente na forma como ela é percebida? Ter uma imagem positiva e coerente com valores e objetivos é essencial para criar credibilidade, conquistar a confiança do público e gerar conexões verdadeiras. No marketing, essa máxima também é verdadeira – agora, mais do que nunca.

O marketing ultranichado vem, justamente, para quebrar algumas barreiras e resgatar o que há de mais importante no mercado digital – e de comunicação como um todo: relevância, conexão e escuta ativa. É, em outras palavras, uma estratégia que prioriza o diálogo personalizado com públicos altamente segmentados.

E por que isso é tão relevante? Simples: ao falar com grupos específicos, que compartilham interesses, dores ou estilos de vida, é possível transmitir a mensagem certa — de forma, inclusive, que ela seja percebida como útil. Ou seja, as pessoas sentem que aquela comunicação foi feita sob medida. E, neste caso, foi mesmo.

 

Entenda a definição de ultranicho

O ultranicho, como o próprio nome sugere, é uma subdivisão altamente específica dentro de um nicho de mercado.

Por exemplo, em vez de simplesmente vender para “pais”, uma marca pode focar em “pais de primeira viagem que trabalham em home office”; em vez de atingir “mulheres”, o negócio pode priorizar “mulheres acima de 50 anos que praticam yoga e seguem uma dieta plant-based”.

A lógica é simples: quanto mais especializado o público, mais direcionada — e eficaz — será a campanha. Trata-se de focar em um segmento extremamente específico do mercado, oferecendo produtos ou serviços que atendem a necessidades únicas.

 

Como investir em marketing ultranichado

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que construir conteúdos, produtos e experiências voltadas exclusivamente para um ou mais perfis faz toda a diferença. Mas como fazer isso na prática?

Trabalhar com marketing ultranichado não é tarefa tão simples. Afinal, exige sensibilidade, escuta ativa e uma estratégia bem definida.

O primeiro passo é, obviamente, identificar o público-alvo: quais são suas dores, seus desejos, seus hábitos? Depois disso, é hora de adaptar a comunicação para conversar com essas pessoas de forma autêntica.

Isso significa produzir conteúdos profundos e relevantes — como blogposts, newsletters, vídeos ou podcasts —, usando a linguagem que elas usam, escolhendo imagens que as representem e contando histórias que realmente ressoem com a realidade delas. Quanto maior o valor agregado, maior a confiança.

É preciso considerar, ainda, os locais onde o seu público está – linkedIn, instagram, facebook, entre outros. Afinal, de nada adianta ter um bom conteúdo se ele não chegar a quem importa.

Embora ainda não seja uma estratégia amplamente adotada, o marketing ultranichado está crescendo — e rápido. Por isso, é uma oportunidade estratégica para quem deseja alavancar o negócio e sair na frente dos concorrentes – especialmente para marcas que oferecem soluções diferenciadas, seja em forma de produto, serviço ou conteúdo.

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