Como as mídias sociais podem ajudar as estratégias de SEO?

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Muita gente discute a influência que as mídias sociais exercem sobre a performance de SEO. O Google mesmo já divulgou algumas versões a respeito dessa relação, mas a verdade é que, indiretamente, o uso estratégico e bem-sucedido de Facebook, Instagram e outras plataformas pode, sim, ajudar no tráfego orgânico.

Por isso, mesmo que um bom trabalho nas mídias sociais não seja oficialmente um dos quesitos para um bom posicionamento nos resultados de buscas, vale a pena o esforço. Afinal de contas, os usuários precisam encontrar a sua marca para tomarem alguma decisão de compra.

A divulgação de conteúdos nas mídias sociais oferece uma série de benefícios para a marca que deseja ganhar notoriedade entre os usuários:

  • Permite que o conteúdo alcance mais pessoas;
  • Aumenta a visibilidade da marca;
  • Eleva o grau de autoridade da marca;
  • Aumenta a vida útil e a versatilidade do conteúdo.

É possível identificar alguns resultados orgânicos do Google com links para mídias sociais, o que mostra que, dependendo da qualidade do conteúdo e o grau de reconhecimento da marca, essas postagens podem ganhar o apreço do maior buscador do mundo.

Analisando por esse lado, podemos dizer que uma boa performance da marca nas redes sociais pode fazer com que o Google perceba que há relevância nos conteúdos e, dessa forma, comece a disponibilizá-los para os usuários nos resultados de busca.

 

Dicas para impulsionar o SEO com a ajuda das mídias sociais

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Já falamos aqui algumas vezes que as ações de marketing trabalham juntas em prol dos resultados. E, no caso de SEO, as mídias sociais podem dar a sua contribuição. Isso porque estar presente nessas plataformas é uma maneira de a empresa divulgar conteúdos de formatos variados.

Veja como aproveitar as postagens de Facebook, Instagram e outras redes sociais para impulsionar os resultados da busca orgânica:

1 – Conheça as preferências dos seus seguidores

Qualquer ação de marketing parte de um planejamento e ele inclui entender o que o público-alvo gosta. No caso das mídias sociais, é missão-chave identificar as preferências para que o conteúdo chame a atenção e gere algum tipo de interação.

2 – Faça sua marca aparecer mais nas mídias sociais

Aproveite as mídias sociais para aumentar a visibilidade da sua marca. Faça postagens institucionais e estratégicas para que mais pessoas possam saber da existência da sua marca e o que ela faz.

Em um primeiro momento, pode ser necessário impulsionar os conteúdos para atingir o público certo, mas se você começar a se relacionar com o público, respondendo dúvidas, críticas, elogios e sugestões, o orgânico passa a ganhar mais força, fazendo com que as pessoas acessem naturalmente suas páginas, um jeito de informar ao Google que determinada marca tem valor.

3 – Inclua links nas postagens

Sempre que publicar um artigo novo ou tiver algum artigo que possa complementar a informação que foi divulgada no post de rede social, coloque o link para que o usuário possa clicar e saber mais. Também coloque as referências quando usar dados de alguma fonte para enriquecer as postagens.

Esse cuidado de colocar o link fará com que o usuário chegue até o blog e navegue por lá para ter acesso a outros conteúdos. E a citação da fonte mostra que houve uma preocupação em pesquisar informações para tornar o conteúdo ainda mais relevante.

4 – Desperte o engajamento do público

Quanto mais uma marca é mencionada, mais visibilidade ela conquista. Sendo assim, pense em conteúdos nos quais os usuários possam deixar comentários edificantes, compartilhar e fazer menções quando compram algum produto ou serviço.

As mídias sociais ajudam a marca a ter uma boa presença digital e a ser percebida pelo usuário. O Google se preocupa com o que apresenta para as pessoas em seus resultados de pesquisa e uma marca com boa percepção pode chamar atenção do buscador de forma positiva.

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5 – Aposte na versatilidade do seu conteúdo

Um mesmo artigo pode ganhar diferentes versões nas mídias sociais: carrossel, reels, imagem estática com um ponto de destaque do texto, citação de uma frase de efeito, enfim, são muitas possibilidades. Esse olhar aumenta a vida útil do conteúdo e permite olhares variados para o mesmo tema.

Outro ponto positivo desta estratégia é que a marca reforça para o público sua autoridade para falar de determinados assuntos. E a gente sabe que autoridade é uma preocupação do Google na hora de posicionar os conteúdos nos resultados de busca.

6 – Use palavras-chave e hashtags

Por mais que haja discussão sobre a influência das mídias sociais nos resultados de SEO, vale, sim, usar algumas estratégias do Search Engine Optimization nessas plataformas.

Desse modo, crie conteúdos com palavras-chave importantes para o usuário e para o segmento e utilize bons termos nas hashtags para ajudar os usuários a localizarem seus conteúdos por meio de buscas no Google ou nas próprias plataformas das mídias sociais.

Na hora de montar um planejamento de marketing é de extrema importância fazer com que as ações se conversem, de forma que o cliente se sinta acolhido em todas elas e tome decisões de compra com mais autoridade.

Se você quer uma ajuda para trabalhar melhor seu SEO e suas mídias sociais, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados!

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Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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