O que é marketing conversacional e como funciona?

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O marketing conversacional se tornou uma ferramenta essencial entre as empresas que desejam se comunicar de maneira rápida e eficiente com seus leads e clientes. Unindo inteligência artificial, ferramentas de automação e conhecimento humano, este recurso permite que o usuário se relacione melhor com as marcas e tenha uma boa experiência de consumo.

Não é de hoje que a tecnologia anda de braço dado com o marketing. E essa parceria vai além da captação automatizada de dados para relatórios de análise e tomada de decisões. Ela também está por trás dos chamados chatbots, robôs que têm ajudado, e muito, as empresas a se comunicarem de maneira fluida com seus clientes, auxiliando-os durante toda a jornada de compra.

Os mais diferentes meios de contato das empresas – telefone, WhatsApp e outros recursos de chat – contam com o apoio de robôs para tornar as interações mais ágeis, sem deixar o cliente esperando para obter a resposta que pode ser decisiva para ele converter.

 

Por que toda empresa deve avaliar seu marketing conversacional?

Nenhuma marca pode ficar alheia à tecnologia. Ela está aí e, quando bem utilizada, pode trazer resultados bem interessantes tanto para a própria empresa quanto para o cliente.

A relação entre consumidor e tecnologia tem se transformado ao longo dos anos e esse comportamento merece a atenção das empresas. Em 2017, um estudo da Amdocs revelou que 82% das pessoas preferiam falar com humanos, por conta da facilidade na comunicação.

Mas, quando pulamos para 2023, tempo suficiente para a tecnologia inovar o jeito das pessoas se comunicarem, temos um levantamento da Twilio revelando que 90% dos consumidores querem falar com as empresas por meio de mensagens.

Essa mudança de comportamento desperta as marcas para a necessidade de adotar métodos mais eficientes e modernos de comunicação. E é aí que entram os robôs. Isso porque:

1 – As ferramentas de marketing conversacional atendem a um número muito maior de pessoas do que uma central composta somente por atendentes físicos.

2 – Os chatbots se encarregam de fazer uma triagem e, muitas vezes, conseguem responder rapidamente às dúvidas comuns dos consumidores.

3 – Esse primeiro filtro feito pelos robôs torna os atendentes físicos mais efetivos, uma vez que poderão oferecer um atendimento mais aprofundado e personalizado para os clientes quando os robôs não conseguem.

 

O marketing conversacional também beneficia as empresas que fazem uso dele:

1 – Os relatórios de atendimento são gerados com mais agilidade e são mais qualificados.

2 – O poder de análise das equipes de vendas e marketing é ampliado, fazendo com que a aplicação de ações traga resultados melhores de vendas e engajamento.

3 – Um bom marketing conversacional aumenta e melhora o relacionamento do consumidor com a empresa, pois ele sabe que terá suas necessidades atendidas com cuidado e rapidez.

 

Como melhorar o marketing conversacional?

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A regra principal é não ignorar as inovações. Quanto mais a tecnologia nesse setor se aprimora, maiores serão as experiências que as empresas poderão oferecer aos consumidores. E maior será encantamento do público pela marca.

Uma ferramenta de marketing conversacional pode, por exemplo:

  • Reter um cliente oferecendo produtos semelhantes ao final de uma compra
  • Oferecer outra opção de produto, caso o consumidor não encontre o que procura, com base em suas preferências.
  • Enviar e-mails marketing segmentados, conforme nível de consciência e perfil de compra de cada consumidor.
  • Colher feedbacks pós-atendimento ou pós-compra para ajudar a empresa a identificar pontos de melhoria no atendimento.


LEIA MAIS: Dicas para aumentar a fidelização dos clientes

O marketing conversacional já deu passos muito largos, mas ainda tem muito a trilhar, uma vez que a tecnologia nos surpreende a cada dia.

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