Como trabalhar os níveis de consciência do seu cliente e vender mais?

Você sabe o que os níveis de consciência de um cliente têm a ver com as estratégias de marketing da sua empresa? Ora, tudo!

Esse comportamento aponta o quanto um consumidor está preparado ou não para efetuar uma conversão e o quanto ele conhece a sua marca e produto para tomar uma decisão consciente de compra.

Entender esses níveis de consciência vai ajudar a sua empresa a criar a ação de marketing e o conteúdo mais adequados para se conectar com os consumidores.

 

Quais são os níveis de consciência de um consumidor?

Os cinco níveis de consciência do consumidor foram apresentados pelo copywriter Eugene Schwartz, em seu livro Breakthrough Advertising, em 1966. O conceito é usado até hoje para nortear estratégias de marketing, por isso sua marca precisa prestar atenção nele se a intenção é melhorar os resultados de atração e de vendas.

Os níveis de consciência são:

1 – Totalmente inconsciente
2 – Consciente do problema
3 – Consciente da solução
4 – Consciente da oferta
5 – Totalmente consciente

Agora, explicando cada um deles, tendo o marketing como pano de fundo:

Totalmente inconsciente: a pessoa não faz a menor ideia de que determinado produto, serviço ou marca existe ou que ela tem um problema.
Consciente do problema: a pessoa descobriu que possui uma necessidade.
Consciente da solução: a pessoa já sabe como pode sanar essa necessidade.
Consciente da oferta: a pessoa descobriu marcas que podem lhe ajudar e está esperando uma oportunidade para fechar negócio.
Totalmente consciente: a pessoa gostou da oferta anunciada e decide fechar negócio.

No marketing, o objetivo de toda empresa é fazer com que uma pessoa saia do estado de total inconsciência para a plena consciência.

Em muitas situações da vida encontramos pessoas com diferentes níveis de conhecimento sobre determinado serviço ou produto.

Quer um exemplo?

Se prestarmos atenção quando compramos uma pizza em um comércio local, vamos encontrar pessoas que já conhecem o cardápio e sabem exatamente o que querem, outras que compram esporadicamente e levam um pouco mais de tempo para tomar uma decisão e outras ainda que estão pisando no local pela primeira vez.

E cada uma delas precisa de uma atenção diferente. Isso serve tanto para compra de produtos quanto de serviços.

 

Mas como trabalhar os níveis de consciência dos consumidores?

O marketing possui duas importantes estratégias que trabalham juntas nessa jornada: o inbound marketing e o marketing de conteúdo.

funil-de-conversao

O inbound marketing parte do princípio de que as pessoas passam por uma espécie de funil de vendas. A cada etapa ela vai aumentando seu conhecimento a respeito da marca e de seus produtos até se sentir preparada para efetuar a compra.

Esse funil de compras possui três importantes níveis:

Conhecimento
Neste estágio – topo de funil – a pessoa não conhece o assunto ou quer entender melhor o problema que está enfrentando.

Consideração
Neste estágio – meio de funil – a pessoa já sabe mais sobre o seu problema e está em busca de opções para solucioná-lo.

Decisão
Nesta fase – fundo de funil – a pessoa já sabe que tem um problema, achou a solução que precisa e quer fechar negócio.

Percebe como esse funil se encaixa muito bem nos níveis de consciência de um consumidor?

E você? Sabe como fazer com que os clientes passem de uma etapa para a outra até chegar na conversão? Com a ajuda do marketing de conteúdo!

Esta estratégia consiste em desenvolver diferentes tipos de conteúdos para que a pessoa se sinta bem-preparada para tomar a decisão de compra. Este material pode ser feito em formato de artigos de blog, vídeos, posts de redes sociais, ebooks, webinars, lives, planilhas, entre outros.

Esses conteúdos são encaixados em cada uma dessas etapas do funil de vendas.

Conhecimento

Aqui é a fase mais inicial, na qual a pessoa está totalmente inconsciente e precisa da conteúdos abrangentes para se conectar ao assunto. Vale fazer artigos introduzindo o assunto e posts de redes sociais para reconhecimento de marca.

Para atrair essas pessoas para iniciarem a jornada dentro do funil de conversão, é preciso utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, usando palavras-chave nos conteúdos.

Para lhe ajudar nessa parte de otimização de conteúdo, vamos deixar aqui alguns artigos sobre o assunto:

Por que o SEO é essencial para a construção de marca?
Como as mídias sociais podem ajudar as estratégias de SEO?
3 boas práticas de SEO para o seu negócio

7 itens importantes para SEO on page: faça do jeito certo

Consideração

Nesta fase a pessoa já está consciente do problema e da solução e deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto para saber qual o melhor caminho a tomar.

Seguindo as regras de SEO, é importante oferecer artigos de blog mais aprofundados sobre os assuntos, além de posts com conteúdos variados de redes sociais. É importante também engajar mais os usuários por meio de webinars e lives com informações mais detalhadas sobre produtos e serviços e seus benefícios.

Decisão

Consciente da oferta e totalmente consciente de que possui um problema e precisa de uma boa solução, a pessoa está disponível para fechar negócio.

Mais preparado para a conversão, o usuário está em busca de uma empresa que apresente a melhor solução. Por isso, é hora de investir em posts de redes sociais institucionais, de oferta de produtos e serviços e de promoções.

No caso do blog, importante usar os termos de cauda longa e investir no Google Suggest para identificar as dúvidas e objeções dos usuários e escrever artigos mais direcionados, focados na conversão.

LEIA MAIS: 3 estratégias de conteúdo para aplicar no seu blog

É importante lembrar que o tráfego pago também possui uma boa contribuição na jornada do consumidor. Os anúncios podem oferecer conteúdos alinhados com os níveis de consciência e ser direcionados ao público certo por meio de uma boa segmentação.

Se você quer uma ajuda para trabalhar diferentes ações de marketing para sua empresa aumentar o engajamento e o tráfego orgânico, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados!

Temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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