3 ações de marketing para aumentar engajamento e tráfego orgânico

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O aumento do tráfego orgânico, do engajamento e das vendas depende de como performamos as ações de marketing. Além de um bom planejamento, é importante mensurar de maneira periódica os indicadores e fazer os ajustes necessários durante o projeto para que os resultados apareçam e sejam satisfatórios.

É preciso analisar cada caso para definir o direcionamento das ações de marketing, mas é sempre importante saber combinar estratégias que ofereçam boas experiências para o público. Tráfego orgânico e tráfego pago podem andar juntos, sempre que possível, na busca por conversões e fidelizações de clientes.

O tráfego orgânico é o chamado SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias usadas para que os conteúdos apareçam nos resultados do Google sem a necessidade de investimento em anúncios.

E o engajamento vai muito além da curtida em um post de rede social, considerada uma métrica de vaidade na maioria dos casos. Ele envolve indicadores mais relevantes e é fruto da construção de um bom relacionamento entre consumidor e marca.

LEIA MAIS: Por que o SEO é essencial para a construção de marca?

 

Ações de marketing para melhorar engajamento e o tráfego orgânico

Não existe receita de bolo na hora de combinar ações de marketing que gerem engajamento, aumento de tráfego orgânico ou outros objetivos. Afinal, cada empresa tem a sua necessidade e é preciso entendê-las a fundo e fazer cruzamentos de uma série de informações para definir os melhores caminhos.

De qualquer forma, existem algumas combinações que são sempre bem-vindas. Separamos três delas abaixo:

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1 – Divulgue artigos e redes sociais no e-mail marketing

Há quem ainda duvide do poder do e-mail marketing, mas essa ferramenta continua sendo muito útil para as marcas que desejam se relacionar com seus clientes por meios que vão além das redes sociais.

Use esse formato de comunicação para informar também as novidades do blog, ajudando a movimentar este canal de conteúdo tão importante para o tráfego orgânico da marca. E no rodapé coloque os links para as redes sociais para que o cliente possa interagir com os posts e se relacionar com a marca por meio de elogios, críticas e sugestões.

Essa interação vai ajudar sua marca a entender melhor o comportamento do público e criar meios mais direcionados para aumentar as conversões.

 

2 – Use as dúvidas dos usuários para escrever artigos

As mensagens que os usuários deixam nas redes sociais podem muito bem virar conteúdo para o blog. Mais do que palavras-chave para os níveis de conhecimento e consideração, as dúvidas atraem as pessoas do meio para o fundo do funil, momento no qual elas estão tirando as dúvidas para tomar a decisão de compra.

Estar atento a essas questões pode deixar o blog mais rico e útil, uma vez que a dúvida de uma pessoa pode ser a de outra. Esse conteúdo em forma de FAQ atende à necessidade do usuário e aumenta o tráfego orgânico, já que você pode usar palavras-chave para posicionar os conteúdos nos resultados de buscas.

Quanto mais objeções e incertezas forem quebradas por meio de conteúdos esclarecedores, mais preparados esses usuários estarão para converter.

 

3 – Use as redes sociais para divulgar artigos

Além de conteúdos próprios para redes sociais, os artigos do blog podem, sim, virar posts. Aproveite a audiência do Facebook, Instagram ou outras plataformas e convide-a para conhecer o blog e aprofundar conhecimentos. Essa estratégia fará com que as pessoas adotem o hábito de visitar este canal, aumentando tráfego orgânico da marca.

Importante lembrar que no planejamento não é necessário divulgar apenas o título do artigo. Transformar parte do conteúdo em vídeos, carrosséis, reels, por exemplo, aumentará o engajamento do público, que pode compartilhar o conteúdo, atraindo novos consumidores para a marca.

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Então, o que podemos concluir é que os canais de comunicação podem e devem andar juntos, cruzando suas estratégias para que uma ação de marketing fortaleça a outra.

Se você quer uma ajuda para trabalhar diferentes ações de marketing para sua empresa aumentar o engajamento e o tráfego orgânico, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados!

Temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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