Quem está envolvido no mundo do marketing precisa entender o que são métricas de vaidade. E porque elas não ajudam muito na tomada de decisões.
Com já disse o consultor William Edwards Deming, “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Isso é um fato. Soma-se a isso a necessidade de olhar para as métricas corretas, de forma que as ações tenham real sentido.
Cada ação de marketing tem uma série de indicadores a serem monitorados e quem deseja se dar bem nas vendas pela internet precisa defini-las com atenção e mudar as estratégias de maneira rápida para não perder tempo e dinheiro.
E, na hora de identificar os dados a serem observados, as métricas de vaidade precisam ser deixadas de lado.
O que são métricas de vaidade?
Métricas de vaidade são aqueles dados que não ajudam você a tomar decisões claras para alcançar ou potencializar determinado objetivo de uma ação de marketing. Elas não precisam ser totalmente ignoradas, mas só se tornam relevantes quando estão atreladas a outros dados que dão suporte para uma decisão mais assertiva.
O desafio de desviar a atenção das métricas de vaidade é que elas costumam encher os olhos das empresas, que veem esses números como sinônimo de status.
Entretanto, para quem trabalha com metas e vendas, é importante desapegar das métricas de vaidade o quanto antes.
LEIA MAIS: Você sabe como calcular o ROI das suas ações em marketing digital?
Exemplos de métricas de vaidade
Agora que você já sabe o que são métricas de vaidade, vamos deixar aqui alguns exemplos e os motivos pelos quais elas não são tão importantes para o seu negócio:
Curtidas nas postagens
É muito legal quando um post recebe uma série de curtidas e reações variadas. Mas, se os indicadores de venda de seus produtos e/ou serviços não saíram do lugar, ou se a equipe de vendas não recebeu e-mails ou ligações, não adiantou celebrar as centenas de curtidas.
O que você pode tirar de lição é que o conteúdo agradou e pode ser repetido e aprimorado em outras oportunidades, mas não chamou a atenção de quem quer virar cliente.
Seguidores na página
Mais importante do que ter uma infinidade de seguidores é atrair para a sua página de rede social aqueles que podem fechar negócio com a sua empresa. Afinal de contas, uma pessoa pode seguir seu perfil por diversos motivos, que nem sempre estão relacionados aos benefícios que o seu produto e/ou serviço pode oferecer.
Portanto, vale a pena dar uma atenção para esta métrica quando os seguidores integram o público que você deseja atingir e estão usando os conteúdos postados para adquirir mais conhecimento a respeito do produto e tomar uma decisão de compra.
LEIA TAMBÉM: 4 métricas de anúncios do Facebook para você conhecer
Cliques no anúncio
Muitos usuários chegaram à landing page, a página de vendas do seu site? Ótimo! E o número de leads ou de downloads são interessantes? Se não, você está perdendo dinheiro. E, pior: seu anúncio está aparecendo para as pessoas erradas!
Mais do que ficar de olho na quantidade de cliques, é importante saber quantos desses cliques chegaram até a sua empresa com intenção de compra. Caso contrário, esta é mais na lista de métricas de vaidade.
Outros exemplos de métricas de vaidade que podemos citar:
- Número de e-mails na base de CRM
- Downloads de um aplicativo
- Número de inscritos no canal do YouTube
CONTINUE LENDO: 4 ações para obter sucesso na gestão de tráfego
Entendeu agora o que queremos dizer com métricas de vaidade? Esses indicadores têm, sim, sua importância, mas sozinhos não trazem insights para aumentar as vendas.
O que não são métricas de vaidade?
São aqueles indicadores que ajudam você a entender a qualidade do seu negócio e servem de base para tomadas de decisão, seja uma mudança no anúncio, um aumento de verba ou ajuste no público-alvo.
Seguem alguns exemplos:
- CAC (Custo de Aquisição por Cliente)
- Taxa de conversão de uma campanha
- LTV (Lifetime value), ou seja, qual valor o cliente tem para a empresa
- Número de usuários pagantes do app
- Performance de leads e vendas no funil de conversão
Portanto, se você deseja que sua empresa melhore as conversões – e fique atenta aos indicadores que realmente fazem diferença, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a gente para conhecer melhor a nossa linha de trabalho! Identificaremos os seus objetivos e construiremos um projeto para ajudar a sua empresa a obter os melhores resultados!
Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?