(11) 4116-2260 [email protected]

Você sabe como calcular o ROI das suas ações em marketing digital?

por | 3 set, 2020 | Dicas de Marketing Digital

ROI

Entre as informações obrigatórias que precisamos extrair de uma ação em marketing digital está o ROI.

O Return on Investiment (Retorno sobre Investimento) é uma métrica de extrema importância, porque nos ajuda a entender se determinada campanha gerou lucros ou prejuízos e, a partir daí, definir os próximos passos a serem tomados.

A métrica é bastante ampla e não está somente relacionada ao valor aplicado e conquistado nas ações, mas à receita como um todo. Ou seja, além dos valores investidos nas campanhas, é preciso considerar a mão de obra, que diz respeito ao valor pago à agência pelo cliente, preparação de pessoal e a compra alguma ferramenta para auxiliar na execução ou monitoramento, caso tenha sido necessário.

Por meio de uma conta matemática, a gente identifica se o investimento feito para que a campanha de marketing digital ganhasse corpo e fosse executada impactou positivamente o público e se, consequentemente, aumentou o faturamento.

 

Como calcular o ROI?

A conta usada para sabermos qual o foi o ROI de uma campanha é a seguinte:

ROI = Receita – Custo
           Custo

 

Vamos dar um exemplo para mais fácil de entender como aplicar esta fórmula.

A sua empresa investiu R$ 20 mil em uma campanha nas redes sociais e, ao final de um mês, obteve um ganho de R$ 100 mil. Como calcular o ROI?

Separando os dados, em seus respectivos campos, temos:
Receita: 110.000
Custos: 20.000

ROI = 110.000 – 20.000
           20.000

ROI = 90.000
           20.000

ROI = 45

 

Ou seja, esta campanha rendeu à empresa um lucro de 450%. Isso porque precisamos multiplicar o resultado por 100 para termos o valor em porcentagem.

Essa fórmula precisa ser utilizada em todos os canais onde foi veiculada a campanha. Dessa forma, a equipe de marketing digital vai saber com precisão onde a ação performou melhor para potencializar os resultados e como melhorar a performance nos outros canais de comunicação.

Dizer que um ROI é alto ou baixo depende de uma série de fatores, como o custo de produção do produto e o custo de aquisição por cliente (CAC). Para uma empresa X, um ROI de 450% pode estar abaixo do esperado. Já para a empresa Y pode ser muito mais do que ela esperava.

4 razões para você calcular o ROI

Calcular ROI

É preciso deixar claro que o ROI é muito mais do que uma métrica entre tantas existentes no marketing digital. A preocupação com esses resultados ajuda a equipe de profissionais a se desenvolver em quatro pilares importantes:

Planejamento: os dados obtidos pela fórmula que apresentamos vai permitir que a equipe organize as próximas ações com maior assertividade, apresentando menor risco de perder dinheiro.

Previsão: toda campanha tem um ciclo de vida e com a ajuda do ROI a equipe vai entender por quanto tempo determinadas ações precisam ser trabalhadas para que tragam bons resultados.

Estratégia: o ROI é uma métrica que vai ajudar a sua equipe a criar metas sem tirar os pés do chão, ou seja, que podem ser alcançados dentro das expectativas do cliente e da realidade do mercado.

Reputação: todo cliente procura uma agência que cumpre o que promete e o ROI pode servir de case para comprovar o quanto a equipe é boa no que faz e atrair novos clientes.

 

O que fazer com os resultados do ROI?

É importante entender que, mais do que saber se uma empresa está perdendo ou ganhando em cada investimento, ela – e a equipe que está cuidando das ações de marketing digital – precisam entender como isso acontece. E neste contexto temos o ROI.

O ROI permite identificar:

– Os conteúdos mais atrativos para o público.
– Os canais que trazem maior resultado.
– A quantidade de investimento que oferece menos risco.
– O tempo médio para obtenção de resultados.

Com o relatório de ROI nas mãos, é importante:

1 – Analisar de maneira profunda os resultados.
2 – Definir os próximos passos.

Isso porque os dados apresentados pelo ROI precisam dar novos direcionamentos para que a equipe possa criar ações cada vez mais efetivas, capazes de aumentar o alcance, ampliar a conexão da empresa com os clientes, engajar o público e aumentar as vendas com investimentos justos e bem planejados.

 

O ROI não trabalha sozinho

As ações de marketing digital se complementam, por isso é necessário conectá-las de maneira adequada para atrair o cliente.

Por exemplo:

– Um bom anúncio depende de uma boa landing page para converter.
– Um blog precisa de boas estratégias de SEO para conquistar boas posições nos resultados de buscas do Google.
– As redes sociais precisam de bons conteúdos para engajar o público.

O ROI é expressivo quando existe uma preocupação com qualidade dos canais que serão utilizados pela empresa, no caso o blog as redes sociais e os anúncios. A falta de receita pode ser decorrente de um conteúdo cheio de erros, de uma imagem sem conexão com o público ou de um SEO feito incorretamente.

Portanto, para que um planejamento de marketing digital seja assertivo e aumente as chances de um ROI satisfatório, é importante contar sempre com uma boa consultoria.

Nessa hora, nós, da Leelah, podemos ajudar! Temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos com o marketing digital. Vale a pena conferir!

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre ROI. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!

 


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO