Já faz muitos anos que a publicidade faz uso de influencers para gerar boas expectativas a respeito de um produto ou serviço, alavancar as vendas e atrair novos consumidores. Afinal de contas, o marketing de influência tem seu peso na hora de ajudar as pessoas a tomarem uma decisão de compra.
Seja seu negócio de pequeno, médio ou grande porte, ele pode contar com a ajuda de um influencer para ganhar visibilidade e atrair bons clientes. Vamos falar sobre isso neste artigo.
O que são influencers?
Influencers digitais são pessoas com a capacidade de influenciar potenciais compradores de um produto ou serviço, promovendo ou recomendando os itens nas redes.
Os influenciadores geralmente têm conhecimento especializado, autoridade ou insights sobre um nicho específico.
Há também pessoas que, por sua fama ou reconhecimento público vindo de suas áreas de atuação, tornam-se também influencers digitais, opinando e falando sobre diversos temas. Aqui entram, por exemplo, atletas, modelos, artistas e profissionais de TV.
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Por que os influencers são importantes para as estratégias de marketing?
Pedir a opinião de pessoas próximas – amigos, parentes e colegas de trabalho – antes de fechar uma compra é um comportamento que faz parte da rotina das pessoas.
Além disso, celebridades, garotos-propaganda e jornalistas outros famosos em seus nichos de atuação há décadas estrelam comercias de tv, rádio, jornal e out of home, validando a qualidade de produtos e serviços.
Devido à popularização das redes sociais a chamada “era da indicação” se ampliou e ganhou força. Os perfis com público fiel de seguidores passaram a chamar a atenção das marcas, que aproveitavam a audiência de famosos e de pessoas anônimas para divulgar suas campanhas e influenciar na decisão de compra das milhares de consumidores.
Nos últimos anos muitas empresas têm reservado uma parte da verba das campanhas para trabalhar com influencers, porque sabem que, com um bom planejamento, o retorno tende a ser muito bom.
De acordo com pesquisa realiza pela MindMiners e YOUPIX em 2023, seis em cada dez entrevistados já compraram algum produto ou serviço que foi recomendado por algum influencer. Outros dados interessantes é que 51% das pessoas consultadas disseram que se lembravam mais de campanhas estreladas por influencer e 53% possuíam alta confiança nos influencers.
Vantagens de trabalhar com influencers
Investir em pessoas com popularidade na internet ou em outros meios de comunicação para aumentar o reconhecimento da marca e a venda de produtos e serviços pode ser bem interessante. Confira três motivos:
Custo-benefício
Algumas campanhas exigem investimentos muito altos para o caixa das empresas, enquanto há influencers que podem realizar um bom trabalho de divulgação cobrando um valor que cabem no orçamento.
Público segmentado
Um influencer costuma ter um público segmentado e, se ele estiver alinhado com o perfil que a marca procura, pode ajudar a atrair pessoas certas e com potencial interesse na compra de determinados produtos e serviços.
Alcance e visibilidade
Ao contar com a parceria de um influencer, a marca tem a chance de alcançar um número bem grande de pessoas, aumentando a sua visibilidade. Soma-se a isso a melhora da reputação e confiança da marca, uma vez que uma pessoa famosa está atestando a qualidade da marca e do que ela oferece.
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Como escolher o influencer mais adequado para o seu negócio?
Definir os influencers que estarão à frente das campanhas não é uma tarefa tão simples. Além da grande quantidade de opções já existentes e das que surgem todos os dias, é preciso que essas pessoas atendam às necessidades da campanha.
Pensando nisso, é necessário analisar os seguintes pontos:
- O influencer tem alguma conexão com o público que sua marca quer atrair?
- Os valores da sua marca se conectam com os valores propagados pelo influencer?
- Os conteúdos produzidos pelo influencer estão alinhados com o que a marca já cria ou deseja criar?
- Os indicadores do influencer comprovam a popularidade dele?
Da mesma maneira que um influencer pode alavancar as vendas, ele pode surtir efeito contrário. A reputação dele pode não ser bem-reconhecida pelo público da marca ou a própria marca pode pecar na escolha do influencer, visando apenas o número de seguidores, sem avaliar com atenção o perfil do público impactado.
Vale lembrar que nem sempre o número de seguidores do influencer precisa ser alto para ser interessante para as marcas. Existem os micro-influenciadores que constroem uma comunidade fiel, porém, em menor número. A escolha vai depender da estratégia que a empresa tem como objetivo.
Como um pequeno negócio pode aproveitar o marketing de influencers?
Quando se tem um negócio de pequeno porte, até mesmo local, é possível, sim, incluir influencers nas estratégias de marketing.
Neste caso, é possível recorrer a diferentes perfis de influenciadores:
- Microinfluenciadores: eles não possuem um grande número de seguidores (no máximo 50 mil), mas conseguem impactar uma comunidade de maneira efetiva.
- Influenciador local: são pessoas bastante conhecidas em determinado bairro, cidade, estado ou região e que podem influenciar o poder de compra de quem acompanha seus reviews e opiniões.
- Influenciadores digitais que flexibilizam o pagamento: nem toda contratação de influencer envolve dinheiro ou apenas dinheiro. Alguns trabalham na base de permuta, divulgando produtos e serviços em troca de recebidos para si e para distribuição.
Os influencers são importantes ferramentas de validação social, por isso são tão importantes para as campanhas de muitas empresas.
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