SEO técnico: o que é e como aplicar?

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O SEO técnico é um dos pilares mais importantes dentro da estrutura de SEO (Search Engine Optimization). Isso porque é por meio dele que o conteúdo estratégico consegue ser rastreado pelos robôs e exibido para os usuários finais nos resultados orgânicos do Google e de outros buscadores.

Geralmente, não damos a devida importância para o SEO técnico, focando nossos esforços na produção de conteúdos otimizados. Mas a verdade é que, sem um trabalho de código e de arquitetura bem-feito, esses materiais jamais chegarão aos usuários com a efetividade desejada.

Neste artigo, vamos reforçar a importância do SEO técnico para compor uma estratégia de SEO de sucesso e separar alguns pontos que merecem atenção na hora da execução.

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Por que o SEO técnico é tão importante?

Podemos dizer que o SEO técnico é uma parte “invisível”, mas sem ela as estratégias de SEO e outras ações de marketing podem ficar seriamente comprometidas.

Não adianta elaborar um plano excelente de conteúdo otimizado, com palavras-chave estratégicas, texto relevante e imagens relacionadas se não existe uma boa página de internet para acomodar tudo isso e exibir de forma organizada para o usuário. Aí é que entra o trabalho do SEO técnico.

Entre outros pontos, o SEO técnico tem relação direta com:

  • Tempo de carregamento das páginas de um site;
  • Disposição das informações no site;
  • Experiência de navegação do usuário no desktop e no mobile;
  • Segurança do usuário ao navegar pelas páginas.
  • Rastreamento do site pelos motores do busca.

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4 pontos do SEO técnico que merecem atenção

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O olhar para o SEO técnico não é algo simples de se fazer. É preciso entender os códigos que estão por trás da página e o funcionamento dos motores de busca para que as ações sejam executadas do jeito certo.

A lista de atividades que compreende o SEO técnico é vasta e precisa ser monitorada periodicamente. Aqui vamos citar algumas delas para você entender como esse pilar é essencial tanto para o sucesso do SEO como de outras ações de marketing realizadas pela empresa:

Estruturação do código HTML

Por trás de uma página de internet existe uma série de códigos HTML minimamente organizada. Esse cuidado permite que os bots – motores de busca do Google – consigam entender todo o conteúdo que está sendo apresentado na página e avaliar sua relevância. Assim poderá indexá-lo corretamente para que seja exibido nos resultados de busca, conforme necessidade dos usuários.

Performance do site

A velocidade de carregamento das páginas é outro ponto que merece atenção das marcas que desejam atrair usuários para suas páginas. Um site lento compromete a boa experiência de navegação e as chances de posicionamento nos resultados do Google.

Segurança do site

Sim, garantir um site seguro também é papel do SEO técnico. Para isso é importante obter a certificação SSL (Secure Socket Layer). Ele usa criptografia para codificar as informações do seu site, exibe páginas com HTTPS e passa a proteger as informações dos usuários na internet.

Arquitetura do site

Arrume a casa (site) para receber bem a visita (bots). Ofereça uma boa impressão organizando os links e as URLs do seu site, de forma que os motores de buscas entendam como navegar nas páginas do seu site e como elas se conectam para oferecer informações relevantes e atrativas para os usuários. Uma boa arquitetura facilita a indexação e o rastreamento dos conteúdos.

Como dissemos, essas são apenas algumas das atividades que englobam o SEO técnico. Colocar em práticas essas tarefas melhora a performance do SEO e das outras ações de marketing on e off que a empresa realiza.

CONTINUE LENDO: O que um especialista em SEO pode fazer pela sua empresa?

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Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

 

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