Fim da zona de conforto: o que 2020 nos deixa de lição?

quadro com a frase it's time to make a change e um relógio ao lado

Tudo estava caminhando bem até que 2020 resolveu tirar todos os empresários da zona de conforto. Uma pandemia chegou mudando as regras, exigindo tomadas de decisão rápidas e a aplicação de ações que certamente não faziam parte dos planos de muitas empresas.

Acho que tem muito empresário tentando entender o que foi este ano de 2020, mas uma coisa é certa: os riscos em permanecer na zona de conforto foram assimilados com sucesso.

De uma hora para outra os empresários tiveram que se reinventar para que seus negócios sobrevivessem ao isolamento social. Quem resistiu às mudanças talvez não tenha mais histórias para contar, sendo obrigado a começar de novo. Mas quem se arriscou aprendeu e muito!

 

O que os empresários que saíram da zona de conforto aprenderam com um ano tão atípico?

Certamente aprenderam que a única certeza é que não existe situação tranquila que dure por muito tempo. E que estar em busca de evolução contínua é o caminho que pode proporcionar alguma estabilidade.

A zona de conforto pode ser perigosa

Esta conclusão foi tirada muito antes da pandemia, mas teve um bom reforço em 2020. Mesmo que tudo pareça bem, é necessário observar e buscar novas possibilidades, nem que seja apenas para anotá-las e guardá-las para um momento oportuno. A chegada do coronavírus ao Brasil provou que não existe dia nem hora marcada para sairmos do eixo.

É preciso arriscar

Certamente é fácil contar nos dedos os empresários que tinham cartas na manga quando foram obrigados a baixar as portas da noite para o dia. Para sobreviver, muitas pessoas tomaram decisões que talvez não tomariam se tivessem tempo hábil para pensar. A fábrica de costura que passou a fabricar máscara, a empresa de festas passou a criar kits festas para uma ou duas pessoas, provavelmente não tinham estes projetos prontos para serem executados.

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Ajudar o outro não faz o seu negócio quebrar

Que toda empresa deseja garantir sua fatia do mercado todo mundo sabe. Mas nem por isso um empresário precisa assistir à derrota do outro. A iniciativa do Outback de doar seus ovos de Páscoa para os pequenos mercados venderem e ficarem com o lucro, por exemplo, foi bem visto pelo público e certamente rendeu mais reconhecimento de marca.

O home office não é tão ruim assim

A visão dos empresários a respeito do home office vai passar por reformulações a partir de agora. Montar um escritório em casa em questão de horas não foi algo bacana, mas quando a poeira baixou, não ter que enfrentar o trânsito matinal e ainda economizar com as contas mensais do escritório foram encarados como bônus do trabalho remoto. Não sabemos como as coisas ficarão daqui para frente, mas tenho certeza de que o home office não é mais um bicho de sete cabeças para muitos empresários.

A tecnologia pede um novo olhar

Já imaginou se não existissem os sistemas de delivery, juntamente com seus motoboys e ciclistas para ajudar você a atender aos seus clientes? E se não existisse o whatsapp par facilitar sua comunicação com fornecedores e clientes? Se não existissem as mídias digitais para manter o seu negócio vivo? Sem a tecnologia, mais empresas teriam quebrado. Quem implantou o sistema de delivery durante a pandemia, por exemplo, não obteve o mesmo faturamento, mas manteve parte da clientela e conquistou novos.

Esteja sempre pronto para mudar

Quem sabe o que vai acontecer amanhã? Vamos estourar champagne tomando vacina e retomando a rotina de antes da pandemia? Vamos apertar as mãos ao fechar um negócio nos primeiros dias do ano? Tudo virou incerteza e esta instabilidade exige que o empresário esteja sempre pronto para tomar decisões e não deixar o barco afundar.

Jamais duvide do poder do marketing digital

Se aparecer nos resultados de busca já era um diferencial para as empresas antes da pandemia, em 2020 quem não foi visto no Google perdeu clientes ou até encerrou as atividades. Como diz o slogan de uma grande empresa de internet: “Você está na internet? Então onde você está?” é a representação perfeita do momento atual e o que será para os próximos anos. Um site responsivo, atendimento pelo whatsapp, blog, relacionamento pelas redes sociais e anúncios salvaram muitas empresas que não puderam recebeu presencialmente seus clientes. As estratégias de marketing digital precisam fazer parte do seu negócio, pois as chances de atração e de conversão são indiscutíveis.

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Pois bem, não vá pensando que nós, empresários do mundo digital estamos imunes às mudanças que 2020 trouxe para o mundo, muito pelo contrário. A competitividade aumentou muito, a briga por profissionais também e clientes que levaram o trabalho no digital como apenas um complemento de atividades de marketing, perceberam a importância de acompanhar números e medir resultados.

Mas tenha a certeza de que você não estará sozinho nessa!

Nós, da Leelah, não vamos deixar você se manter na zona de conforto por muito tempo e estaremos o tempo todo criando estratégias para fazer o seu negócio render frutos de maneira constente, mesmo quando parecer que não há luz no fim do túnel. Venha crescer com a gente!

Vamos prestar uma consultoria para o seu negócio e colocar nossa equipe para trabalhar e trazer resultados. Conte conosco em 2021!

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