A jornada do cliente é composta de várias etapas, sendo a última delas o fundo de funil. Aqui o lead está há poucos passos de fazer uma conversão, se tornando um cliente e adquirindo um produto ou serviço.
Nesta terceira e última fase do funil – temos também o topo de funil e o meio de funil – o usuário já sabe a necessidade que possui e sabe também que existe uma empresa que oferece a solução ideal. Ele apenas precisa de um empurrãozinho para virar cliente.
E esse incentivo é oferecido na forma de conteúdo e de ações que permitem ao usuário conhecer melhor a empresa e o produto ou serviço que está prestes a ser adquirido.
Por que o fundo de funil é tão importante?
O funil de vendas integra uma estratégia de inbound marketing, na qual o usuário é nutrido de conteúdo abrangente e rico para identificar uma necessidade que possui (fase do conhecimento), entender melhor sobre ela (fase da consideração) e se sentir pronto para tomar uma decisão de compra para sanar essa necessidade (fase da decisão).
Como o usuário já passou pelas fases anteriores e se manteve interessado em resolver um problema, o fundo de funil é etapa que ajuda na quebra de objeções que ainda possam existir e estreita a relação desse lead com a empresa e o produto ou serviço oferecido.
É no fundo de funil também que o futuro cliente começa a comparar preços e marcas, o que torna essa fase ainda mais importante para provar porque sua marca e seu produto ou serviço são melhores do que os concorrentes.
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O que postar no fundo de funil?
Este terceira etapa do funil de conversão pede um conteúdo mais direcionado para a venda, mantendo a estratégia de ter uma função educativa. Aqui vale trabalhar ideias que esclareçam as dúvidas dos usuários e que falem mais detalhadamente do produto ou serviço e da empresa.
Veja alguns conteúdo para fundo de funil que sua marca pode produzir:
Blog posts
Crie conteúdos em texto com técnicas de SEO e mais direcionados para as soluções que o produto ou serviço oferece e seus diferenciais. Identificar as dúvidas dos usuários e transformá-las em artigos ajuda na quebra de objeções e facilita a conversão.
E-books
Conteúdos mais longos e ricos podem ser transformados em e-books. São uma maneira interessante de apresentar as especificações e diferenciais do produto e da marca, quebrar objeções e esclarecer as dúvidas que ainda são obstáculos para uma conversão.
Webinars
Vídeos online podem ser bastante interessantes para o usuário entender melhor quem é a empresa, as pessoas por trás dela e ter uma visão mais aprofundada da solução oferecida. Nesses encontros, as pessoas podem tirar dúvidas ao vivo, e a pergunta de um participante pode colocar um ponto final na objeção de muita gente.
Catálogo de produtos
Quem procura o catálogo está interessado em conhecer o que a marca produz e nesse momento pode aumentar o interesse e seguir a conversa com a equipe de vendas rumo à conversão. Por isso tenha um catálogo com belo apelo visual e que traga informações importantes para o usuário entender a usabilidade do produto ou serviço.
Cupons e amostras de produtos
Os cupons e amostras servem de chamariz para quebrar um pouco a relutância de um usuário em fechar uma compra, principalmente se ele tem uma lista de marcas e não sabe qual escolher. Dar um acesso maior ao produto ou serviço ajuda muito na escolha, ainda mais quando há um desconto especial ou uma espécie de degustação.
Frete grátis ou descontos
Se você tem um e-commerce e deseja incentivar a primeira compra, ofereça um frete mais atrativo ou grátis, dependendo da localidade. Essa quebra de gelo pode ser a parte que falta para fisgar de vez aquele cliente que quer comprar, mas ainda está com dúvidas.
Vídeos de venda
Conteúdos de fundo de funil em vídeo são mais voltados para demonstrar o funcionamento de determinado produto ou serviço e defender os motivos pelos quais ele é melhor do que a concorrência. Esses materiais também trazem informações relevantes sobre a empresa, deixando o usuário mais bem-informado e preparado para tomar uma decisão de compra.
Cases de sucesso
Divulgar a experiência positiva que outros clientes tiveram com o produto ou serviço serve de prova social e deixa os usuários mais confortáveis na hora da compra, pois saberão que outras pessoas utilizaram a solução e indicam. Por isso é sempre bom pedir um feedback para os clientes.
Anúncios
Investir no tráfego pago também é uma forma de atrair as pessoas em fase de decisão. Com base no perfil dos lead, é possível criar uma segmentação mais assertiva e exibir o conteúdo para potenciais clientes.
Outras dicas importantes:
- Crie conteúdos mais técnicos e focados no funcionamento do produto ou serviço;
- Direcione sua linguagem, deixando de falar para todos e personalizando a comunicação;
- Transforme dúvidas mais profundas em conteúdos para blog, redes sociais em imagens e vídeos;
- Fale mais sobre a empresa e da sua autoridade no mercado, reforçando seus diferenciais entre as concorrentes;
- Utilize as redes sociais para incentivar o engajamento das pessoas, assim você poderá entender quem elas são e as dúvidas que possuem para criar conteúdos ainda mais estratégicos e direcionados.
- Procure ser ágil nos retornos aos usuários. Um lead decidido tem pressa e se você não estiver atento, o concorrente pode ficar com a venda.
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O fundo de funil é o último estágio da jornada de conversão. Por mais que o usuário esteja a um passo de fechar a venda, é importante que os conteúdos sigam estratégicos e ricos para manter o lead focado no processo de conversão.
Portanto, se você precisa de ajuda para criar uma jornada de compra efetiva e uma boa estratégia de fundo de funil de funil para alavancar as vendas, venha fazer uma consultoria com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.
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