Como trabalhar conteúdo de meio de funil?

Ter um funil bem definido é essencial para uma boa estratégia de marketing e vendas. Depois que o cliente tem o primeiro contato com um conteúdo mais genérico, chamado de topo de funil do seu site ou blog e decide saber mais sobre o assunto, ele passa a buscar mais informação, daí vem o conteúdo de meio de funil.

E você sabe que tipo de conteúdo trabalhar nesta fase?

O conteúdo é um pilar de grande importância dentro de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) e precisa fazer com que o cliente entre numa espécie de jornada até se sentir preparado para apertar o botão de compra.

 

O que é conteúdo de meio de funil?

Vamos por partes. O SEO faz parte de uma ação de marketing de conteúdo, que, por sua vez, integra as estratégias de inbound marketing.

E quando usamos o SEO junto com inbound marketing, construímos uma espécie de caminho a ser percorrido pelo usuário até ele se tornar um lead e, consequentemente, um cliente.

O conteúdo de meio de funil corresponde à parte central de um funil de vendas, conhecida como etapa de consideração. Vem depois da fase de conhecimento (Topo de Funil) e antes da fase de conversão (Fundo de Funil).

Também chamado de Mofu (middle of funil), o meio de funil dá sequência às informações produzidas no topo de funil. Ou seja, nessa fase são oferecidos um aprofundamento e um detalhamento do tema que atraiu inicialmente os usuários.

É, que vem logo depois da etapa de conhecimento. Entenda melhor na imagem abaixo:

 

 

Conteúdo de meio de funil: fase de consideração

Para entender melhor essa fase de consideração é preciso entender também os níveis de consciência dos usuários.

Enquanto no topo de funil o usuário ainda não sabe muito bem que tem um problema ou uma necessidade, no meio de funil a pessoa já nomeou este problema ou necessidade e agora quer entender melhor o assunto e considerar a possibilidade de solucionar o problema ou atender a determinada necessidade.

É aí que entra o conteúdo de topo de funil. Nesta etapa do funil os materiais apresentados em blog, redes sociais e outras plataformas ganham aprofundamento, levando os usuários a terem uma consciência maior da situação que estão enfrentando.

Nesta fase os conteúdos seguem com objetivo de atração, afinal, a intenção é que o usuário faça toda a jornada e chegue à fase de conversão. Também é possível adiantar para o usuário que o problema dele tem solução e que você sabe como resolver por meio de seus produtos e serviços.

De uma forma geral, o conteúdo de meio de funil apresenta as seguintes características:

  • Palavras-chave de cauda longa e com menos volume de busca, quando comparadas à lista de palavras de topo de funil;
  • Conteúdo que dá sequência ao que foi apresentado na fase de conhecimento (topo de funil);
  • Conteúdo apresentando produtos e serviços da marca;
  • Esclarece uma segunda rodada de dúvidas dos usuários;
  • Quebra objeções que possam comprometer a continuidade da jornada;
  • Prepara o usuário para tomar uma decisão.

LEIA MAIS: Por que o SEO é essencial para a construção de marca?

 

Além de dar manter o uso das plataformas que veicularam os conteúdos de topo de funil, é possível incluir outros materiais ricos, com o objetivo de aprofundar mais um pouco as informações e iniciar a construção de um relacionamento.

Sendo assim, vale a pena apostar em conteúdos como:

Esses conteúdos têm em comum o preenchimento de um formulário, onde é possível obter alguns dados básicos do usuário, como nome, telefone e e-mail e, a partir daí, iniciar um contato mais direcionado, visando uma qualificação melhor do lead, o monitoramento da intenção de compra, a continuidade da jornada e a conversão.

É importante lembrar que nem sempre o usuário passa por toda a jornada. Ele pode pular a fase de conhecimento e ir direto para a consideração. Independentemente de como a pessoa chegou até o meio de funil, este é o momento de transformá-lo em oportunidade e, consequentemente, em cliente, por meio de conteúdos estratégicos.

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Portanto, se você precisa melhorar e organizar seus conteúdos de meio de funil para não apenas atrair, mas gerar leads e conversões, venha fazer uma consultoria com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.

Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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