Um dos grandes desafios de muitas empresas é aplicar a chamada Comunicação Integrada de Marketing (CIM). Esse conceito ganhou força com a versatilidade de canais que hoje os consumidores utilizam para pesquisar produtos e serviços antes de efetuar a compra.
Com o objetivo de estar em todos – ou em quase todos – os locais, as marcas precisaram ganhar versatilidade e variar suas abordagens em diferentes campanhas e mídias, mas sem perder seu tom de voz e sua essência.
Definir uma Comunicação Integrada de Marketing e colocá-la em prática corretamente pode definir parte do sucesso de uma empresa nos quesitos relacionamento e vendas.
O que é uma Comunicação Integrada de Marketing?
Uma CIM diz respeito à padronização do tom de voz de uma empresa em todas as ações internas e externas e com todas as pessoas que se relacionam direta ou indiretamente com a empresa.
A construção da CIM é um processo que pode ser difícil no começo, mas que vale o investimento. Afinal de contas, estabelecer uma forma de linguagem para falar com consumidores, colaboradores e stakeholders permite que empresa abrace uma identidade definida, criando uma conexão mais sólida com quem recebe sua comunicação.
Por que a Comunicação Integrada de Marketing é tão importante?
Imagine como seria se uma marca jovem adotasse um tom mais descolado no TikTok e um tom formal na hora de responder aos comentários dos seguidores no Instagram. Seria incoerente, não é verdade?
Essa falta de cuidado pode gerar atritos com os consumidores que não saberão ao certo com quem estão falando e de quem estão comprando. Cada vez mais as pessoas estão estudando as marcas para entender seus valores e atitudes antes de tomar qualquer decisão de compra. E um deslize na forma de se comunicar pode levar à perda de clientes.
Em uma estratégia de Comunicação Integrada de Marketing a empresa precisa desenvolver a capacidade de transmitir sua mensagem no mesmo tom de voz em qualquer que seja a campanha ou canal de comunicação. O público precisa ter a certeza de quem a marca tem a mesma postura no Facebook e no SAC, por exemplo.
Os 4Cs da Comunicação Integrada de Marketing
Existem alguns pilares que precisam ser seguidos pela empresas para uma melhor aplicação da Comunicação Integrada de Marketing. São eles:
Consistência
Independentemente do público a ser atingido, é preciso ter consistência no tom de voz da mensagem e no conteúdo apresentado. Esse cuidado ajuda a marca a zelar pela sua confiança e conexão com o consumidor. Mesmo que a marca possua diferentes tipos de público, é preciso haja um jeito padronizado de se comunicar.
Coerência
A coerência diz respeito à comunicação e à atitude. É preciso que as informações de produtos e serviços, por exemplo sejam transmitidos em todos os seus canais do mesmo jeito. Se o cliente recebeu uma determinada informação no Serviço de Atendimento do Cliente (SAC), as redes sociais precisam adotar o mesmo discurso. Uma falta de sinergia vai deixar o consumidor desconfiado e inseguro quanto à integridade e seriedade da marca.
Continuidade
É muito comum que as empresas criem uma jornada para ser percorrida pelo consumidor até o momento da compra. Em todas as etapas o tom de voz precisa ser o mesmo, de forma que a pessoa saiba que todas as ações de marketing realizadas nos mais diferentes canais pertencem realmente à mesma empresa.
LEIA MAIS: Funil de vendas: a estratégia que todo comenta, mas poucos sabem fazer
Complementariedade
Quem trabalha com marketing sabe que uma estratégia está sempre conectada com outras para atrair as pessoas nos mais diferentes canais, seja para um primeiro contato, para uma tomada de decisão de compra ou para um pós-venda. Por isso é muito importante pensar e como os canais podem se completar e criar uma conexão especial com o público. Vale fazer lives, manter um blog, oferecer conteúdos ricos, criar ações de mídia OOH, entre outras iniciativas inteligentes e importantes.
Como construir uma boa estratégia de Comunicação Integrada de Marketing?
A CIM depende de muitos fatores para ganhar corpo e definição. Para criar uma estratégia que faça o encaixe perfeito entre consumidores e produtos, confira as dicas abaixo:
Conheça profundamente o seu público
Faça uma pesquisa ampla sobre dados demográficos, costumes e gostos do seu público. Quanto mais informações ricas você tiver a respeito dele, mais fácil será definir o jeito mais adequado de se comunicar.
Defina o tom de voz
A parir do conhecimento obtido pelo estudo do público, estabeleça como será a comunicação que levará os valores, produtos e serviços da sua empresa até o público-alvo. Crie uma espécie de guia sobre o que é prudente ou não escrever ou falar nas campanhas. Esses cuidados vão evitar muitos ruídos de comunicação e permitir que a marca consiga transmitir seus informações com consistência.
Faça um bom planejamento
Perfil do consumidor analisado e tom de voz definido, é hora de planejar como serão os formatos dessa comunicação. Pense nos formatos e conteúdos das campanhas que vão conectar sua marca aos consumidores.
Diversifique seus canais de comunicação
O omnichannel tem feito as empresas prestarem mais atenção na sua Comunicação Integrada de Marketing. Por este motivo é importante trabalhar campanhas em diferentes canais de comunicação que estejam relacionados com o público que a marca deseja atingir.
Não pare de mensurar e monitorar
Os dados gerados vão ditar o quanto as ações estão corretas, por isso acompanhe e analise os resultados periodicamente. Conte com boas ferramentas para captação desses indicadores e use soluções de social listening para descobrir o que estão falando da sua marca para que as campanhas possam ser reforçadas ou ajustadas.
Ao colocar em prática a Comunicação Integrada de Marketing do jeito certo, a empresa só tem a ganhar:
- Criação de uma identidade de marca;
- Relacionamento sólido com clientes e outros públicos;
- Comunicação unificada e eficaz;
- Versatilidade no uso das mídias sem risco de ruídos;
- Segurança na comunicação com o cliente.
- Fim das contradições na hora de transmitir mensagens aos clientes
LEIA TAMBÉM: Agência de marketing digital: quando contratar?
Portanto, se você precisa de ajuda para construir uma eficiente Comunicação Integrada de Marketing, venha fazer uma consultoria com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.
Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?