Aplique estratégias de social commerce para vender mais!

A sua empresa sabe como utilizar a técnica do social commerce? Utilizar os diferentes recursos das redes sociais para alavancar as vendas de uma loja virtual tem sido uma estratégia cada vez mais adotada por marcas que já entenderam o potencial desses canais.

O social selling consiste em usar as redes sociais para vender produtos e serviços por meio dos shoppings das plataformas ou de botões de compra na própria postagem. Assim, seguidores podem efetuar a compra diretamente da postagem ou do anúncio exibido na timeline.

Seja por meio de imagens estáticas, carrosséis ou vídeos, a postagem aparece para um público segmentado e que pode se tornar um cliente importante.

 

De onde vem essa ideia de unir rede social e e-commerce?

A gente sabe que não é de hoje que as redes sociais fazem parte do dia a dia dos brasileiros. A timeline é uma verdadeira vitrine, onde as pessoas exibem os mais variados acontecimentos do dia e as marcas constroem relacionamentos com seus seguidores.

Com a pandemia que levou ao isolamento social em 2020, as marcas precisaram migrar para internet ou reforçar sua participação nela por meio da criação de lojas virtuais, como forma de não serem esquecidas pelas pessoas.

Neste período, tanto os e-commerces quanto as redes sociais ganharam força e transformar produtos e serviços em posts para Facebook, Instagram e outras plataformas foi só uma questão de tempo.

Mas não pense que com o fim da pandemia o social commerce perdeu relevância. Muito pelo contrário. Ele se tornou mais um canal de comunicação para atrair pessoa e vendas, aguçando ainda mais a criatividade das marcas e o conforto de quem deseja fazer compras sem precisar sair de casa.

Vantagens do social commerce:

  • Possibilidade de construção, reforço e reconhecimento de marca;
  • Acesso a um público segmentado e engajado;
  • Praticidade na hora da compra;
  • Planejamento de ações de curto, médio e longo prazos;
  • Oferta de novas experiência de consumo para o público.

LEIA MAIS: Estratégias de tráfego pago para lojas físicas

 

Como usar o social commerce de forma bem-sucedida?

Com planejamento de marketing, organização e bom investimento é possível fazer das redes sociais uma vitrine poderosa para atrair públicos interessantes e interessados. Veja algumas dicas para obter sucesso com o social commerce:

Capriche no visual das imagens

Seja alimento, vestuário ou qualquer outro tipo de produto, todo consumidor é atraído primeiramente pelo visual. Faça uma boa imagem do que sua marca está vendendo de forma que desperte o desejo de compra. Cuidado com a iluminação, cores e elementos que compõem o cenário. Tudo precisa estar conectado e manter o foco no produto ou serviço.

Faça vídeos de qualidade

Vídeo é um tipo de conteúdo que só se destaca na web e engaja bastante, por isso sua marca pode usá-lo para potencializar os diferenciais e a qualidade do produto ou serviço. Cenas de uma pizza com queijo derretendo, da consistência de um sorvete ou do antes e depois de um produto transformado vão ajudar as pessoas a conhecerem melhor o que está sendo vendido e sentirem o desejo de comprar.

LEIA TAMBÉM: 5 erros para evitar no conteúdo para redes sociais

Utilize os recursos das plataformas

Toda rede social possui uma série de recursos que podem ser usados para deixar a postagem diferenciada e chamativa. Veja quais deles combinam com o conteúdo e com a proposta e aproveite. Dê atenção também aos aplicativos que expandem as possibilidades de edição de imagens e vídeos para tornar seu post mais competitivo na timeline.

Mantenha a conexão com o público

Procure conhecer muito bem o público que você deseja atingir e crie conteúdos que tenham relação com as preferência dele. Lembre-se de que sua marca investe dinheiro nas postagens e precisa de um bom planejamento para usar os recursos com sabedoria e obter retorno.

Aproveite a visibilidade dos influencers

Os influencers fazem sucesso nas redes sociais divulgando diferentes produtos e serviços e aumento o alcance das marcas nesses canais. Esta pode ser uma boa estratégia de social commerce. Escolha o influencer que mais se conectar com o público que você quer atingir e descubra como ele pode auxiliar nas campanhas.

CONTINUE LENDO: Social selling: sua empresa usa esta estratégia?

O social commerce é a prova de que as ações de marketing podem, sim, se conectar e dar origem a campanhas eficazes e criativas. Quanto mais inteligente for a aplicação, maiores são as chances de atração de público, de engajamento e de vendas.

Se você precisa de ajuda para construir um bom projeto de social commerce para a sua marca, venha fazer uma consultoria com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.

Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Leia Também

Não fique para trás, mantenha-se atualizado sobre o universo digital

Agende uma reunião e conte seus objetivos

Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.