5 erros para evitar no conteúdo para redes sociais

Criar um bom conteúdo para redes sociais é uma tarefa que toda empresa precisa cumprir. Afinal de contas, é cada vez maior o número de pessoas que possuem perfis nessas plataformas e navegam por elas em busca de informação, entretenimento e relacionamento com amigos e marcas.

Ter um perfil atualizado nas redes sociais é uma maneira das empresas se mostrarem ativas, antenadas e presentes no dia a dia do consumidor. Ao oferecerem conteúdos ricos e criativos, passam a criar vínculos com os usuários que já conhecem a marca e seus produtos e com aqueles que podem vir a se tornar clientes.

A importância das redes sociais tanto no dia a dia das pessoas quanto nas estratégias de marketing foi confirmada por meio da análise “Tendências de Social Media 2023”, da Comscore, que revelou que o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo, atrás da Índia e da Indonésia.

As redes sociais mais acessadas pelos brasileiros são Youtube, Facebook e Instagram, com alcances de 96,4%, 85,1% e 81,4%, respectivamente. Em relação ao tempo, o Youtube é onde os usuários passam mais tempo, o que reforça o poder dos conteúdos em vídeo.

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Como evitar erros na hora de trabalhar com redes sociais?

Assim como outras estratégias de marketing, trabalhar com redes sociais exige organização, estudo e planejamento. É preciso entender, por exemplo:

  • Como a plataforma funciona
  • O perfil do público
  • Cruzar esse perfil com o tipo de público que a empresa deseja atingir
  • Os tipos de conteúdos que são divulgados
  • Valor dos impulsionamentos
  • Recursos que a plataforma oferece

Depois de fazer todas essas análises e escolher as redes sociais mais alinhadas com os objetivos da empresa, é importante não cometer certos erros que impactam negativamente a estratégia.

Separamos aqui cinco deslizes que você deve evitar ao trabalhar com conteúdo para redes sociais:

1 – Estar em todas as redes sociais sem estratégia

Cada rede social tem suas características e é preciso estar ciente disso para definir se ela atende bem aos objetivos de marketing da empresa. Estar em todas as redes sociais não é a maneira mais correta de conquistar mais clientes e mais vendas. Vale muito mais a pena estar em uma plataforma ou duas e fazer um trabalho de alta qualidade e performance do que estar em todas de forma mediana e sem resultados expressivos.

2 – Não ter planejamento

O que será publicado? Qual perfil de público será atingido? Qual a linguagem adotada? Qual a periodicidade de publicação? Apenas imagens ou vídeos? Os posts serão impulsionados? Essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas antes de começar a sair publicando. Ter um cronograma bem-organizado e um manual com diretrizes de conteúdo para rede social é o primeiro passo para que a estratégia tenha chance de obter bons resultados.

3 – Não aproveitar as ferramentas da plataforma

Toda rede social possui uma série de recursos que podem ser utilizados para melhorar a apresentação do conteúdo e, consequentemente, o seu alcance e performance. Não conhecer ou não usar essas ferramentas faz a empresa perder a oportunidade de inovar as postagens e surpreender o usuário. Lembre-se de que um posts criativo gera engajamento. Vale lembrar que existem muitos aplicativos para celular que podem deixar as postagens ainda mais interessantes por meio de fundos animados, cortes de vídeo inusitados, entre outros recursos.

4 – Não dar atenção às métricas

As estratégias de marketing são baseadas em dados e no conteúdo para redes sociais não é diferente. Ao olhar as métricas de forma atenciosa e analítica será possível identificar o desempenho dos posts e quais atraíram mais a atenção e o interesse de usuário para comentários e compartilhamento. Assim será possível criar conteúdos que estejam alinhados às necessidades e interesses dos usuários.

5 – Não interagir com os usuários

A rede social é o espaço onde o usuário mais interage. Ele curte, comenta, compartilha e deixa dúvidas, na expectativa de que a empresa construa um relacionamento. Não dar atenção para o que o usuário diz é grande erro, uma vez que as redes sociais são locais de interação e muita conversa. O público que não é reconhecido logo para de se envolver com os conteúdos da página.

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Trabalhar com conteúdo para redes sociais tem seus desafios, mas é possível tornar essa estratégia bem-sucedida com planejamento e com o acompanhamento frequente das métricas.

Se precisar de ajuda para colocar sua empresa nas redes sociais, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.

Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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