Dicas de marketing hoteleiro

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Se antes o marketing hoteleiro era uma estratégia de atração de clientes e de vendas conhecida e aplicada apenas pelos donos de grandes hotéis, pousadas e resorts, hoje é uma questão de sobrevivência para qualquer empreendimento do segmento.

A internet é, sem dúvida, um espaço obrigatório para as empresas que desejam atrair clientes e melhorar a performance de vendas. No caso do ramo hoteleiro, as ações de atração e divulgação e o famoso boca a boca têm se tornando ferramentas indispensáveis para fidelizar clientes, garantir reservas e os quartos ocupados durante todo o ano.

Hoje, para escolher a hospedagem, basta o usuário pegar o celular, digitar no Google ou usar o comando de voz para rapidamente a informação aparecer na tela. Sabendo disso, se o seu empreendimento ainda não deu um jeito de se posicionar no mundo digital, corre o sério risco de ser esquecido.

 

Por que é tão importante investir em marketing digital hoteleiro?

De acordo com o IBGE, até 2016 o Brasil abriga mais de 31 mil estabelecimentos de hospedagens, entre hotéis, pousadas, pensões, entre outros. E a previsão da 16ª edição do estudo “Panorama da Hotelaria Brasileira 2022”, realizada pela HotelInvest em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), 124 hotéis estão em construção em 93 cidades brasileiras, um investimento de total de R$ 5,3 bilhões até 2026.

Serão mais de 18 mil quartos novos às disposição dos hóspedes. Já imaginou a concorrência?

Para se destacar em meio a tantas opções, hotéis, pousadas, resorts e outros serviços de hospedagem precisam investir em estratégias de marketing para divulgar seus atributos, destacar seus diferenciais e chamar a atenção do público.

 

Dicas de marketing para hotéis

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Se você é dono de algum serviço de hospedagem e quer entender como ampliar a visibilidade e atrair bons clientes, separamos algumas dicas que podem ajudar:

Use e abuse das imagens de divulgação

O trabalho de atração de clientes para um hotel precisa passar pelo marketing visual. Além de saber a quantidade de estrelas que o empreendimento possui, as pessoas querem ver imagens dos ambientes antes de tomar a decisão da reserva. Fachada, recepção, saguão, restaurante, cozinha, pratos, bebidas, piscina, estacionamento – e, principalmente os quartos precisam apresentar fotos bem profissionais. A primeira impressão é a que fica, por isso capriche nas imagens para que o possível hóspede saiba perfeitamente o que vai encontrar.

Tenha um bom site

Crie um ambiente virtual onde a pessoa possa conhecer os espaços, saber detalhes a respeito das acomodações, a localização correta, como chegar e os diferenciais do local. Use as boas práticas de UX para oferecer uma experiência de navegação interessante e ajudar o usuário a fazer a melhor escolha.

Esteja presente no Google Meu Negócio

Esse espaço gratuito oferecido pelo Google permite que você crie uma página rica de conteúdo, que será apresentada quando o usuário fizer uma busca direta para o nome do estabelecimento ou relacionada ao serviço oferecido. No Google Meu Negócio é possível incluir os dados básicos do local (nome, endereço e telefone), mapa de localização, fotos, opinião de hóspedes, entre outras informações.

Esteja presente nas redes sociais

Escolha as plataformas que mais têm relação com o público frequentador do hotel e crie um cronograma de postagens. Publique conteúdos de reconhecimento de marca, dos ambientes, de datas comemorativas, dos diferenciais que o espaço oferece, entre outros. Mantenha o feed atualizado e seja criativo usando imagens e vídeos.

Invista em anúncios

A mídia paga é um caminho bastante promissor para hotéis, pousadas e resorts durante todo o ano. Um bom gestor de tráfego vai saber que tipo de conteúdo utilizar em cada época do ano e o valor do investimento que varia conforme a época. Saber utilizar estrategicamente esse serviço pode ajudar na criação de um bom fluxo de quartos ocupados todos os meses.

Aposte em influencers

O trabalho estratégico com influencers tem se mostrado um ótimo caminho para conseguir aumentar a visibilidade do estabelecimento, aproveitando a audiência que eles já possuem. Você pode estabelecer parcerias com produtores de conteúdo e influencers que tenham a ver com o seu nicho de negócio.

Tenha um blog

O SEO (Search Engine Optimization) é outra estratégia de marketing bastante útil para hotéis, resorts e pousadas. Conte com um especialista em SEO para fazer um planejamento para a criação de textos com boas palavras-chave, materiais ricos, SEO off-page e link building. Quanto mais tráfego o hotel atrair, mais conhecido o empreendimento se tornará e maiores serão as chances de conquistar clientes.

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Relacione-se bem com as pessoas

Estar sempre disponível para esclarecer as dúvidas dos possíveis hóspedes é o jeito certo de deixar uma boa impressão e passar segurança para garantir a reserva. Por isso, responda às dúvidas dos usuários nas redes sociais e por todos os demais canais que disponibilizem algum formulário ou chat. A automação pode ser uma grande parceira nesse processo, porque evita que as pessoas esperem muito tempo por uma resposta.

LEIA MAIS: O que é marketing conversacional e como funciona? 

Peça reviews

Somada a um excelente trabalho de marketing, a indicação é outro tipo de conteúdo que os usuários procuram antes de definir onde se hospedar. Os famosos reviews são determinantes na hora do fechamento, por isso é tão importante manter ativa a base de contatos e incentivar os hóspedes a deixarem seus comentários no Google Meu Negócio, Tripadvisor, redes sociais e outras páginas. E quando houver críticas, responda publicamente para que as pessoas entendam que houve empenho e interesse em resolver o problema.

Zele pela qualidade do hotel

Hotéis, pousadas, resorts e outros serviços de hospedagem precisam comprovar que informações divulgadas pelo marketing hoteleiro são reais. Portanto, uma atenção especial no check-in e no check-out, um cuidado com a limpeza dos ambientes e com o serviço de quatro só vão reforçar o trabalho que o marketing hoteleiro é capaz de fazer. Qualquer tipo de incoerência entre o que o estabelecimento oferece e as informações divulgadas na internet pode comprometer a reputação, gerar um boca a boca negativo e espantar os clientes ao invés de atrair.

Consultoria de marketing digital para hotéis

Se precisar de ajuda para entender melhor o marketing hoteleiro e aplicá-lo na sua empresa, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.

Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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