Como trabalhar conteúdo de topo de funil?

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Dentro da estratégia de marketing de conteúdo existe um funil de conversão, sendo uma das fases o topo de funil ou ToFu. Essa é a primeira de três etapas, chamada fase do conhecimento, ou seja, é o momento em que o usuário tem o primeiro contato com a empresa e descobre que possui um problema, uma necessidade a ser suprida.

O topo de funil também é chamado de fase da atração, porque tem a missão de despertar a atenção do usuário e levá-lo para as outras etapas da jornada de compra – o meio e fundo do funil de conversão.

Pensando na estratégia de marketing como sendo literalmente um funil, podemos dizer que o topo é a parte mais larga, por isso recebe o maior número de pessoas. E é nesta etapa que muitos usuários iniciam sua jornada rumo à compra de um produto ou serviço.

 

O que é um funil de conversão?

Antes de prosseguirmos, é importante que você conheça alguns conceitos importantes. O funil de conversão é um caminho composto por três fases – Topo de Funil (Tofu, fase do Conhecimento), Meio de Funil (MoFu, fase da Consideração) e Fundo de Funil (Bofu, fase da Decisão) – e construído para o cliente se preparar adequadamente para fazer uma compra.

Este funil de conversão estrutura as ações de Marketing de Conteúdo, uma estratégia que tem o objetivo de educar o usuário por meio de informações de diferentes níveis de profundidade, em todas as fases do funil, para que ele entenda melhor a necessidade que possui e tome uma decisão de compra consciente.

Para isso, são desenvolvidos conteúdos que ajudam o pessoa a identificar seu problema, saber mais sobre ele e encontrar uma solução por meio de um serviço ou produto.

Dentro do Marketing de Conteúdo são utilizadas também as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de ações que permitem ao Google avaliar a qualidade do conteúdo e apresentá-lo na lista de resultados quando o usuário faz uma pesquisa. Essas ações incluem o uso de palavras-chave, imagens relacionadas com o texto, URL amigável, entre outras.

LEIA MAIS: Como trabalhar os níveis de consciência do seu cliente e vender mais?

 

Topo de Funil: como construir a Fase do Conhecimento?

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O Topo de Funil é o momento no qual o usuário identifica que tem uma necessidade. Isso acontece quando ele tem acesso a informações relevantes que despertam seu interesse a respeito do assunto. E este é o objetivo principal do Topo de Funil.

Quando o conteúdo inicial atende e até supera as expectativas, o usuário tende a seguir na jornada, na busca pela melhor solução para o problema que descobriu que possui.

Para que o Topo de Funil cumpra corretamente o seu papel, é necessário prestar atenção em alguns pontos:

Conheça bem o público

Toda empresa precisa saber para quem escreve. Só assim definirá com assertividade sobre o que vai escrever, quais os termos mais adequados a serem usados e qual será o tom da linguagem.

Entenda as dores do público
Saber quais são as dores e dúvidas mais comuns do público a ser trabalhado permite que o especialista em SEO e a equipe de redação defina como cada assunto será trabalhado, pensando estrategicamente nos títulos e em toda a arquitetura do texto.

Pesquise as palavras-chave

Os termos que serão utilizados na definição das pautas e composição dos textos são frutos do cruzamento do segmento da empresa, da solução oferecida e do público-alvo. Como o Topo de Funil é a porta de entrada para a jornada da conversão, vale procurar os termos mais abrangentes e com grande volume de busca.

LEIA TAMBÉM: Como buscar palavras-chave estratégicas para o seu negócio?

Faça linkagem entre os textos
Uma vez que o Topo de Funil integra uma jornada, é importante que os conteúdos tenham uma conexão entre eles. Esse cuidado vai mostrar para o usuário que sua empresa entende o universo dele e quer abastecê-lo corretamente de informações para que ele entenda o problema que está enfrentando.

Diversifique o conteúdo
Além de artigos de blog, os conteúdos de Topo de Funil podem ter diferentes formatos, como landing pages, lives, posts de redes sociais e ebooks. O planejamento e os cronogramas dependem da estratégia definida.

Fique de olho na concorrência
É sempre importante entender o que as outras empresa estão fazendo, como forma de avaliar a própria estratégia e buscar inspiração.

Vale ressaltar que nem todo usuário passa por todas as etapas do funil de vendas antes de tomar sua decisão de compra. Ele pode entrar e sair em qualquer momento, dependendo do grau de conhecimento que ele tem a respeito da necessidade que possui.

Percebeu como é essencial trabalhar o Topo de Funil no processo de vendas? Se precisar de ajuda para trabalhar esta e outras etapas do funil de conversão, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.

Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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