Produtos sazonais: como usar o tráfego pago o ano todo?

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As empresas que trabalham com produtos sazonais sabem o desafio que é manter os indicadores de vendas performando bem o ano todo. É preciso ser criativo e ter sempre uma carta na manga para manter o relacionamento e a conexão com o cliente.

Muitos segmentos não conseguem fugir da sazonalidade, ou seja, um produto ou serviço que vende mais em determinada época do ano. O segredo é entender os momentos de pico de procura e usar o marketing sazonal de forma bem-sucedida.

As ações de marketing digital estão sempre à disposição desses negócios, sendo uma delas o tráfego pago. Os anúncios na internet podem, sim, ajudar a manter a marca e o produto no mercado o ano todo. Tudo depende de planejamento e estratégia.

 

O que são produtos sazonais?

Chamamos de produtos sazonais aqueles que apresentam picos de venda em determinada época do ano, como os panetones no Natal, os brinquedos no Dia das Crianças e os ovos de chocolate na Páscoa. Nos demais meses há queda das vendas ou, até mesmo, retirada total da mercadoria das prateleiras.

Existem produtos que não são sazonais, mas que apresentam um aumento considerável de vendas em situações pontuais e nem sempre programadas. São os casos do sorvete e das cervejas quando a previsão do tempo promete temperaturas altas, do carvão e das carnes em feriados prolongados ou das sopas em dias muito frios.

Tanto para os produtos realmente sazonais quanto para as vendas de oportunidade, é importante estar sempre de olho no mercado e no comportamento do público para criar campanhas de vendas no momento certo e garantir boas conversões.

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Tráfego pago para produtos sazonais: como fazer?

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A grande vantagem dos anúncios na internet é que os resultados são vistos de maneira mais rápida. O formato da estratégia permite que o cliente que está no momento de compra seja impactado pela oferta e rapidamente clique para fechar a venda.

E esse processo ágil de oferta e compra funciona muto bem com os produtos sazonais, uma vez que as vendas para este tipo de segmento são muitas vezes pontuais e exigem algumas ações de marketing rápidas para garantir bons resultados.

Mas, olha, mesmo que haja os picos de vendas, é importante manter o relacionamento com o cliente o tempo todo, para que ele se lembre da sua marca na hora que precisar. E até nesse processo o tráfego pago pode ajudar.

Para isso, a marca precisa:

  • Intensificar ações de branding para manter a marca próxima do consumidor.
  • Diversificar os canais, utilizando as redes sociais para seguir se conectando com o público.
  • Pesquisar novos públicos para aumentar as chances de uma performance maior de venda.
  • Trabalhar conteúdos variados para manter o público aquecido (conteúdos de branding, participação em eventos do setor, dicas, entre outros).
  • Gerenciar a verba para que não falte investimento no momento das campanhas de vendas.

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Dicas de como melhorar as vendas de produtos sazonais

Planejamento é a palavra de ordem para qualquer ação de marketing. E, no caso de produtos sazonais, que precisam aproveitar as datas e situações certas para promover as vendas, organizar as ações e mensurar cada passo são os caminhos para que os resultados sejam melhores.

Separamos aqui algumas dicas para que você que quer ser bem-sucedido nas estratégias de marketing sazonal:

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Identifique as épocas mais oportunas

Essa dica pode parecer óbvia, mas não é. Se você olhar com atenção, encontrará muitas oportunidades de venda para o seu produto ao longo do ano. Essas descobertas farão você se planejar do jeito certo para não perder vendas por falta de organização ou de estoque.

Conheça o comportamento do seu público

Antes de sair produzindo anúncios você precisa saber para quem está vendendo e por quê. Entendendo bem as necessidades do público a ser atingido e o comportamento de consumo, você poderá criar conteúdos com imagens, vídeos e textos que se conectem perfeitamente com as pessoas que procuram pelo seu produto ou serviço.

Faça campanhas de antecipação

Se o seu produto vende somente em determinada época do ano, procure aquecer o público semanas ou meses antes, para criar a expectativa, uma ansiedade positiva para a hora da compra. Um exemplo são os enfeites natalinos. Em meados de outubro já é possível ver algumas campanhas lembrando o consumidor que a época mais iluminada do ano está chegando e que é preciso se programar.

Não se esqueça da pós-temporada

Que consumidor não espera pela liquidação para comprar algum produto por um preço mais atrativo? Pensando nisso, vale a pena aproveitar esse comportamento do público e criar uma campanha de liquidação dos produtos sazonais. Os panetones, por exemplo, podem ser encontrados até o mês de março e costumam ter preços mais baixos depois da época de Natal. Essas ações permitem que você prolongue o relacionamento com o cliente.

Crie uma esteira de produtos

Quem trabalha com produtos sazonais precisa manter o dinheiro em caixa. Por isso, em épocas de poucas vendas é preciso oferecer outras soluções para o cliente seguir consumindo. Se você faz ovos de chocolate, crie produtos em formatos diferentes para vender em outras épocas. Se você é MEI e faz panetones, produza a massa em forma de bolo simples em outros meses ou receitas com outros ingredientes que não sejam frutas cristalizadas.

Aplique o marketing de oportunidade

Sabe os picos de vendas que falamos anteriormente? Aproveite-os para aumentar a clientela e vender mais. Se a meteorologia promete muito calor em um mês fora do verão, faça uma campanha para aumentar a venda de sorvetes. Aqueles chinelinhos guardados no estoque podem voltar para a vitrine nesses dias também.

A venda de produtos sazonais pode ser desafiadora, mas com planejamento e ações organizadas de marketing é possível se dar muito bem. Se precisar de ajuda para trabalhar marketing sazonal usando o tráfego pago, venha fazer uma consultoria de marketing digital com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.

Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

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