A sua empresa tem o costume de fazer reposicionamento de conteúdo? Essa estratégia consiste em trabalhar determinados materiais em outros formatos para seguir engajando e atraindo novos públicos.
Quando falamos que conteúdo é rei é justamente pela sua versatilidade. Com olhar apurado e muita criatividade, é possível reaproveitá-lo em diferentes canais e torná-lo ainda mais atrativo e com qualidade ainda melhor.
Por que o reposicionamento de conteúdo é necessário?
Um conteúdo de qualidade leva tempo para ser planejado e desenvolvido. E saber como aproveitá-lo de maneira estratégica tanto para a marca quanto para o público pode prolongar a vida útil das informações, fazendo com que elas ganhem formatos e performances diferentes.
Outro ponto que tem motivado o reposicionamento de conteúdo é a correria do dia a dia para produzir materiais relevantes. Para não perder o time e nem os consumidores para a concorrência, essa estratégia faz com que os canais de comunicação sejam movimentados com maior periodicidade.
Reaproveitamento de conteúdo e SEO
Para explorar ao máximo as ações de Search Engine Optimization (SEO) e melhorar os indicadores do tráfego orgânico, o reaproveitamento de conteúdo pode ser um caminho bastante interessante.
Ao rever o material original otimizado, é possível aplicar novas palavras-chave para desmembrar o conteúdo e publicá-lo no blog mesmo e em outros canais em busca de menções e backlinks. Esses fatores ajudam o Google a reconhecer a autoridade da marca e dar mais valor para ela nos resultados de busca.
O marketing de conteúdo, estratégia que engloba o SEO, também se beneficia de uma maneira geral do reaproveitamento de conteúdo. Isso porque nesse projeto são usados os mais diferentes canais de comunicação para atrair públicos interessantes e com potencial de compra por meio de um conteúdo de qualidade.
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Dicas de como reaproveitar conteúdo
Um bom conteúdo pode ser adaptado para diferentes canais e atrair o público de maneiras criativas. Veja algumas possibilidades:
- Conteúdo de blog em post para redes sociais;
- Conteúdo de blog em infográfico ou e-book;
- Conteúdo de blog em e-mail marketing ou landing page;
- Post de redes sociais em conteúdo otimizado para blog;
- Vídeo longo em takes menores para reels e feed de redes sociais;
- Webinars em reels e materiais ricos, como ebooks.
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Cuidados na hora de fazer o reaproveitamento de conteúdo
Nenhuma ação de marketing foge de um bom planejamento. É nessa hora que as ideias são organizadas para definir o plano de ação, os KPIs e as formas de mensuração.
Por isso, fique atento a esses três pontos na hora de fazer o reaproveitamento de conteúdo:
Seleção de conteúdo
Faça uma análise dos conteúdos por ordem de importância e de performance para entender quais deles devem ser trabalhados primeiro. Os mais relevantes precisam ser prioridade e ganhar derivações para atrair mais públicos e conversões.
Os conteúdos que não performaram bem não devem ser descartados. Às vezes ele apenas não foi trabalhado da maneira correta ou na mídia correta. Aí vale a pena adaptar o conteúdo para outro canal para testar o jeito como aquela informação chega até o consumidor.
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Definição de canais
É importante adaptar o conteúdo de acordo com os canais para que eles tenham o alcance e o engajamento desejados. Nessa hora é importante dar uma analisada nos tipos de conteúdos que a marca já trabalha, nas últimas métricas e no comportamento do público para entender como utilizar o material.
Vale aproveitar os recursos de cada canal, surpreendendo e educando os seguidores com informações acompanhadas de boas imagens ou em vídeos que levem ao reconhecimento de marca e crie boas memórias na hora da decisão de compra.
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Mensuração dos conteúdos
O reaproveitamento de conteúdo ajuda a desenvolver a criatividade de quem está o tempo produzindo conteúdo. Por isso, além de variar os formatos, é importante analisar as métricas e entender como o conteúdo performou em cada canal.
Tendo esse olhar, criar conteúdo vai se tornar uma atividade ainda mais estratégica, pois será possível pesquisar as informações e já vislumbrá-las em outros canais, atraindo públicos de maneiras versátil e recorrente.
Um erro grave das equipes é deixar um conteúdo performando em apenas um canal. A informação precisa girar e o que não falta no marketing são canais (online e offline) para trabalhá-la de forma eficiente e rentável.
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