Você sabe como fazer uma boa gestão de tráfego pago para e-commerce e elevar o número de visitas e de vendas? O uso de anúncios em diferentes plataformas pode fazer com que a sua marca e seus produtos cheguem mais longe e atinjam um público com potencial de conversão.
Se no mundo físico as lojas das marcas mais conhecidas ou com as vitrines mais chamativas atraem um número maior de clientes, no mundo virtual o segredo para despertar o interesse das pessoas está em caprichar na exibição da marca e dos produtos para quem está navegando na internet.
São muitas as estratégias para melhorar a performance de vendas, mas neste artigo vamos falar sobre como fazer uma boa gestão de tráfego para e-commerce e transformar visitantes em clientes.
O que é tráfego pago?
O tráfego pago consiste em divulgar uma marca e seus produtos e serviços por meio de anúncios na internet. Esses conteúdos são exibidos na página de resultados do Google, nas redes sociais e em páginas de internet acessadas pelo público que o e-commerce deseja atingir.
Os anúncios podem ser desenvolvidos em diferentes formatos – imagem, vídeo e texto – tudo depende do objetivo da campanha, do tipo de público e da plataforma utilizada. Toda veiculação acontece mediante pagamento, seja para o Google ou para a plataforma de rede social.
Diferente do tráfego orgânico (SEO), nesta estratégia é possível não apenas atrair tráfego por meio de palavras-chave, mas também fazer a segmentação do público que terá acesso aos conteúdo criados. Por isso que a uma boa gestão de tráfego pago para e-commerce exige conhecimento, uma vez que o gestor de tráfego e sua equipe precisam dominar a ferramenta para fazer a configuração dos anúncios.
Benefícios do tráfego pago para e-commerce
De uma forma geral, investir em tráfego pago faz com que o e-commerce:
- Atraia visitantes para a loja com mais agilidade;
- Conquiste um público qualificado;
- Alcance um número maior de pessoas;
- Aumente seu reconhecimento de marca;
- Acelere as vendas e o giro de produtos.
LEIA MAIS: Rede de pesquisa, display e vídeo: qual tipo de anúncio utilizar?
4 estratégias de tráfego pago para o seu e-commerce
Além de definir os formatos dos anúncios, é preciso identificar os canais onde os conteúdos serão veiculados. Vamos deixar aqui quatro maneiras diferentes de trabalhar com tráfego pago:
PPC
Muito comum em anúncios de texto que são publicados no Google Ads, nessa estratégia de anúncio a empresa paga cada vez que seu anúncio é clicado. Com base no valor da palavra-chave e da concorrência, é definido um valor de investimento.
Cada vez que o usuário fizer uma busca com termos relacionados ao conteúdo do anúncio, o Google realiza um leilão para saber qual anúncio deu o maior lance e este será exibido no topo e no rodapé da lista de resultados da página como link patrocinado.
Redes sociais
Além das postagens periódicas do e-commerce, as redes sociais podem exibir anúncios na timeline. Com imagens estáticas ou vídeos, os conteúdos impactam o público que foi previamente selecionado pela marca.
A escolha das redes sociais mais adequadas vai depender do perfil da empresa e do público que ela deseja impactar.
Remarketing
Quando uma usuário visualiza um anúncio e não interage com ele ou interage até determinado ponto, ele pode ser impactado novamente pelo conteúdo. Essa estratégia é chamada de remarketing. Por meio dela o e-commerce tem a oportunidade de reforçar sua ofereça para quem já foi impactado uma vez.
O conteúdo a ser exibido pode ser o mesmo ou complementar ao primeiro que rodou na primeira campanha.
Marketing de afiliados
Nesse tipo de estratégia os anúncios são exibidos em páginas de internet que são acessadas pelo público que o e-commerce deseja atrair. Essas páginas geralmente são bem acessadas e oferecem um potencial de venda interessante.
Diferente das demais estratégias, o pagamento só é feito depois que a venda é concluída, poupando a empresa de gastar dinheiro e exibir anúncios que podem não oferecer um retorno interessante.
LEIA TAMBÉM: Produtos sazonais: como usar o tráfego pago o ano todo?
Como fazer uma boa gestão de tráfego pago para e-commerce?
Uma campanha exige estudo, planejamento e análise. Sem essa base, os anúncios podem não trazer os resultados esperados. Veja algumas dicas de como obter mais sucesso com as campanhas:
Estude o público
Toda ação de marketing tem como foco chamar a atenção de um determinado consumidor. Tenha clareza do perfil de público que seu e-commerce quer atrair, para que os conteúdos estejam alinhados com as necessidades dele.
Varie os conteúdos dos anúncios
Quando se fala em anúncios logo vem à cabeça a oferta de produtos e serviços. Porém, as pessoas se sentem mais seguras quando sabem de quem estão comprando. Por isso, além das ofertas, faça anúncios de reconhecimento de marca, ou seja, institucionais, para que o público crie uma relação com a sua marca e com os valores que ela constrói.
Trace objetivos claros
As metas de cada anúncio vão ajudar a definir o tempo de exibição dos anúncios, o local mais adequado para veiculação e o valor a ser investido. Cada anúncio tem uma meta e um canal para performar, o que faz variar a quantidade de dinheiro investido.
Escolha bem as plataformas
Os tipos de plataformas que vão exibir os seus anúncios têm muito a ver com o formato de conteúdo e com o público. Anúncios de textos vão direto para o Google Ads, por exemplo, mas os formatos em vídeos oferecem várias possibilidades, desde TikTok a YouTube. Escolher com assertividade o canal de exibição permitirá uma gestão melhor do investimento e um retorno mais satisfatório.
Construa boas landing pages
Geralmente os anúncios levam as pessoas para páginas especiais, onde se encontram os produtos e o botão de compra. São as chamadas landing pages. Elas também são responsáveis pela conversão, afinal, se o usuário não encontrar rapidamente o que procura e tenha facilidade na hora de fechar a compra, ele pode abandonar o carrinho e procurar um concorrente.
Mensure a performance periodicamente
Anúncios – assim como qualquer ação de marketing – precisa ter indicadores bem-definidos e mensuração constante. Se determinado anúncio não está performando bem, é preciso analisar se o problema é o investimento, o público que não está adequado ou até mesmo o canal de exibição. Entender os gargalos e fazer mudanças, uma de cada vez, vai tornar a campanha mais dinâmica e mais focada em resultados.
Faça testes
O famoso teste A/B pode facilmente ser aplicado em anúncios. Criar diferentes versões de cada conteúdo, com mudanças simples, auxilia o gestor de tráfego e sua equipe a identificarem as preferências do público, permitindo a criação de conteúdos cada vez mais alinhados com os consumidores em potencial.
CONTINUE LENDO: IA pode otimizar o trabalho de gestão de tráfego pago?
Se você está em busca de uma agência de marketing digital que faça uma boa gestão de tráfego pago para o seu e-commerce, venha fazer uma consultoria com a Leelah para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.
Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?