Em meio a consumidores cada vez mais bem-informados e exigentes com suas próprias escolhas, o marketing verde se tornou uma preocupação das empresas na hora de fabricar seus produtos e apresentá-los ao mercado.
Práticas sustentáveis se tornaram um quesito importante para os clientes na hora de tomar decisões de compra. Diante de tantos alertas e provas que o mundo tem dado sobre a falta de cuidado com o meio ambiente, os consumidores são convidados a rever seus hábitos de comportamento e de consumo. E essa reflexão claramente passa pelas marcas que eles adquirem no dia a dia.
Dar a devida atenção ao meio ambiente e se preocupar com o legado que será deixado precisa estar na pauta das empresas tanto em seus valores quanto em seus produtos.
O que é marketing verde?
Entendemos como marketing verde a disseminação das práticas adotadas pelas empresas que não agridem o meio ambiente. Esses cuidados vão desde as matérias-primas utilizadas no processo de fabricação, passando pelo tipo de embalagem e material utilizado até o processo de descarte e logística reversa.
Divulgar essas ações com o apelo certo e para o público certo favorece a reputação da empresa e atrai consumidores que estejam preocupados com o futuro do planeta e dispostos a se conectar com marcas que tenham uma pegada sustentável.
O marketing verde também pode ser chamado de marketing ambiental ou ecomarketing. Mas, independentemente do nome utilizado, ele não é uma opção, mas um pilar importante para as empresas que desejam se diferenciar no mercado e deixar claros os seus discursos e suas atitudes ecologicamente corretas.
O termo começou a ser construído na Europa e nos Estados Unidos na década de 1960, mas ganhou maior projeção nos anos 1990, quando questões ambientais passaram a virar tema de conversa em várias partes da sociedade.
Se as pessoas precisavam rever seus hábitos, não faltou muito para as empresas serem pressionadas a fazerem sua parte para salvar o planeta.
No Brasil o tema chegou nos anos 1990, quando empresas americanas e europeias ganharam espaço por aqui e começaram a inserir parte de suas culturas.
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Por que o marketing verde é importante?
Por trás de um produto existe um propósito. E este precisa estar alinhado com os ideais dos próprios consumidores. No caso do marketing verde, este propósito precisa, obrigatoriamente, estar ligado ao bem-estar do planeta.
Cada vez mais preocupados com os impactos que deixam tanto no mundo atual quanto para as gerações futuras, os públicos estão mais seletivos, dando preferência para marcas e produtos que querem fazer a diferença, que apresentam conceitos de responsabilidade ecológica.
Para a empresa, o marketing verde também traz uma série de benefícios:
Redução de gastos na produção: há um maior reaproveitamento e planejamento na produção.
Economia no dia a dia: ao adotar uma cultura mais sustentável, os funcionários são impactados, gerando menos lixo e maior consciência ambiental.
Melhora da reputação: uma empresa que se preocupa como meio ambiente e mostra isso em ações práticas ganha o respeito do consumidor, de investidores e da sociedade como um todo.
Fidelização de clientes: os consumidores ambientalmente responsáveis acabam criando laços fortes com empresas que possuem os mesmo valores.
Conheça os princípios do marketing verde
As estratégias de marketing verde realizadas dentro das empresas e para o público consumidor precisam atender a quatro pilares importantes.
- Ecológico: precisa ser ecologicamentecorreto;
- Economia: precisa ser economicamenteviável;
- Social: precisa ser socialmentejusto;
- Cultural: precisa ser culturalmente
Outro princípio que rege o marketing ambiente é a prática dos 3 Rs:
- Reduzir a quantidade de lixo e resíduos;
- Reciclar o lixo;
- Reutilizar materiais e embalagens para a criação de novos produtos e soluções.
Riscos de um marketing digital incorreto
Existe um termo adotado para definir quem não realiza o marketing verde do jeito certo: greenwashing. A lavagem verde, em tradução literal, se refere às marcas que não praticam os conceitos sustentáveis que pregam.
Essa falta de coerência é muito perigosa para os negócios, pois mancha a reputação da empresa, afastando investidores, fornecedores e os consumidores. E a gente sabe que conter uma crise é um processo longo e oneroso.
Por este motivo é importante que as empresas consigam provar que seus produtos têm o devido apelo ambiental, para evitar problemas com a sociedade e com o mercado no qual atua.
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Marketing verde: por onde começar?
O primeiro passo para sua marca ser um bom exemplo de ecomarketing é entender que esse conceito é um processo de dento para fora. Ou seja, precisa começar dentro da empresa, nas pequenas coisas, para só depois chegar até o consumidor.
Pensando nisso, deixamos aqui algumas ideias:
1 – Faça um diagnóstico completo para saber quais são os impactos do seu negócio. Entenda como cada processo funciona e o que pode ser revisto para tornar tudo mais ecologicamente correto.
2 – Crie ações internas que beneficiem o meio ambiente: reduza o uso de plásticos, reaproveite a água, recicle o máximo possível de materiais e utilizem fontes de energia renováveis.
3 – Elabore projetos socioambientais exclusivos ou insira sua marca em projetos que já existem e que têm o reconhecimento da sociedade.
4 – Repense os produtos que chegam ao consumidor (embalagem, durabilidade, ingredientes) e veja o que pode ser ajustado para beneficiar o meio ambiente.
5 – Escolha bem os seus fornecedores e dê preferência para aqueles que estejam alinhados com os valores que a empresa está construindo e quer transmitir ao consumidor.
6 – Busque certificações que atestem os produtos e processos da sua empresa como amigos do planeta.
No cenário atual, uma empresa que mostra preocupação e cuidado com o meio ambiente acaba atraindo um público diferenciado, que deseja consumir e acompanhar o dia a dia de marcas que promovem o bem-estar de gerações atuais e futuras.
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