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11 dicas de marketing digital para restaurantes

por | 4 fev, 2021 | Dicas de Marketing Digital

Ter uma boa presença na internet é fundamental em qualquer segmento. Em um ano tão desafiador como foi 2020, o marketing digital para restaurantes evitou que muitos deles fechassem as portas diante da crise causada pela pandemia.

Com o lockdown estabelecido em diversas cidades, muitos restaurantes tiveram de implantar um sistema delivery da noite para o dia para conseguir sobreviver. Mesmo os estabelecimentos que já ofereciam entrega, precisaram reforçar as ações de marketing para permanecer vendendo durante a crise.

Sabemos que não é fácil investir quando a receita cai. Mas existem estratégias que, se bem aplicadas, vão trazer o retorno sobre o investimento. Estar na internet é quase que uma obrigação. E isso vai muito além de ter um site ou publicar posts nas redes sociais.

 

Como aplicar o marketing digital em restaurantes?

Cada segmento de mercado precisa saber usar estrategicamente o marketing digital para atrair e fidelizar clientes. Não há uma receita de bolo, mas é preciso adaptar as ações para a realidade do setor e se diferenciar.

Com um case de marketing digital para restaurantes de sucesso, que rendeu à agência Leelah um troféu no Prêmio ABC da Comunicação, em 2020, separamos aqui algumas dicas para você aplicar no seu negócio e ter melhores resultados. Vamos lá!

Tenha um site

Ter um site é essencial para a base da sua estratégia na internet: é o seu cardápio digital! As pessoas precisam saber o que o seu restaurante oferece e qual é o sistema da casa. Mas não pode ser qualquer site. Capriche nas fotos, afinal, as pessoas comem primeiro com os olhos! Aproveite também para contar sua história, colocar o endereço com um mapa de como chegar lá e os contatos para informações e reservas.

Tenha um site responsivo

O número de celulares nas mãos dos brasileiros cresce a cada dia e o acesso à internet é bastante facilitado por meio do celular. Sendo assim, proporcione uma boa experiência de navegação para os seus clientes através de uma versão do seu site para dispositivos móveis, de forma que sua página possa ser acessada de qualquer lugar e a qualquer hora.

LEIA MAIS: Vendas mobile: um caminho sem volta

marketing para restaurantes

Esteja nas redes sociais

Identifique o público que você deseja atingir e marque presença nas redes sociais:  Facebook, Instagram, TikTok, YouTube e até Linkedin (caso queira atingir o público B2B). Mas não faça postagens aleatórias: prepare um bom planejamento, capriche nas imagens e vídeos e interaja com o público.

Outra boa estratégia de marketing digital para restaurantes é utilizar os stories para mostrar a casa e os pratos, falar das novidades, contar sobre as medidas de proteção e higiene adotadas e repostar conteúdos interessantes dos clientes.

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Faça um blog

Conteúdo é rei no marketing digital em todos os seus formatos. Capriche nos posts das redes sociais e reserve um espaço para oferecer conteúdos ricos em seu blog. Publique textos relacionados ao seu universo e eduque as pessoas para que elas conheçam melhor o que você vende e como sus produtos e serviços podem atender às necessidades delas.

Use as técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em aplicar algumas técnicas dentro e fora das suas páginas para que o seu restaurante apareça nos resultados de busca do Google sem ter que investir em anúncios. As boas práticas envolvem o uso de palavras-chave, URLs otimizadas, imagens com alt devidamente preenchido, entre outras técnicas. Quem não é visto, não consegue vender.

Faça vídeos

Há alguns anos os vídeos ganharam um espaço todo especial dentro no marketing digital para restaurantes e outros segmentos. As lives, os stories e outras ações dentro das redes sociais ajudaram a aumentar a importância dos vídeos nas estratégias de marketing.

Você pode fazer lives, vídeos curtos sobre os bastidores do seu trabalho e dar pequenas dicas. Se ainda não se sente confortável para aparecer diante das telas, crie um personagem ou faça vídeos animados.

CONTINUE LENDO: SEO para YouTube: veja dicas de como otimizar vídeos

Reserve uma verba para anúncios

Os anúncios são uma parte importante do marketing digital para restaurantes e ajudam a sua empresa a aparecer mais rápido e com destaque nos resultados do Google e nas redes sociais.

Seus anúncios, juntamente com as estratégias de SEO e uma boa segmentação de público, podem fazer o seu negócio decolar e ganhar visibilidade.

Fique de olho nos influencers

Ter uma pessoa de grande visibilidade falando do seu negócio pode ajudar a atrair novos clientes. É o chamado marketing de influência. Caso você não tenha verba para contratar os influenciadores mais famosos do mercado, tente permutas ou fique de olho nas pessoas do bairro onde seu restaurante está localizado que possuem muitos seguidores e gostam de opinar sobre tudo. Este pode ser um bom começo de uma divulgação que tende a crescer com o famoso boca a boca.

Crie serviços de delivery de qualidade

A pandemia e o isolamento social obrigaram os restaurantes a investirem em sistemas de entrega. Capriche nas embalagens, no atendimento e acompanhe o trabalho dos seus concorrentes para se diferenciar neste serviço. Confira as vantagens e desvantagens de cada plataforma de delivery e defina qual delas atende melhor ao seu público e ao seu negócio.

CONTINUE LENDO: Case: de modelo de negócio convencional a delivery em 45

dicas de marketing digital para restaurantes

Crie canais de relacionamento

Todo cliente gosta de ter algum canal para falar com a equipe do restaurante, seja para tirar dúvidas, seja para elogiar ou fazer sugestões. Além de responder aos comentários que chegam pelas redes sociais, use chatbots dependendo do nível de interação que você deseja ter com os clientes, faça envios de e-mail marketing, crie um canal de conversa pela whatsapp e interaja com grupos no Facebook onde estão seus potenciais clientes. Você precisa se mostrar disponível para o público.

Esteja no Google meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma página gratuita e especial do Google onde você pode colocar todas as informações sobre o seu restaurante, como fotos, endereço de site, mapas de localização, informações de contato, além de receber feedback dos clientes. Outra vantagem é que esta página aparece nos resultados de busca, permitindo que os clientes tenham uma visão bem completa do seu restaurante.

O marketing para restaurante precisa ser planejado com cuidado e calma, para que não haja gastos excessivos de verba e para que as ações tragam bons resultados de venda. Para isso é importante contar com uma consultoria de marketing digital.

Se você precisar de ajuda, venha conversar conosco! Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre marketing digital para restaurantes. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Denis Minchiotti

Denis Minchiotti

Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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