(11) 4116-2260 [email protected]

TikTok: como as marcas podem fazer bom uso desta rede social?

por | 8 out, 2020 | Mídias Sociais

A sua empresa já deu uma boa analisada no TikTok? Este aplicativo que está fazendo o maior sucesso no mundo, especialmente entre o público mais jovem, e por isso merece a atenção das marcas.

Quem não está online não é visto em um mundo tão conectado como o nosso. E com tanto conteúdo sendo publicado a todo momento, a sua marca precisa saber o que está atraindo o público na internet e aprimorar as estratégias para se sobressair e ganhar atenção.

Dentro desse universo de mídias sociais, o TikTok pode ser um oceano azul para as marcas ávidas por criatividade e inovação.

 

O que é o TikTok?

Este aplicativo foi criado na China pelo Bytedance, antigamente conhecido como Music.ly. Nesta plataforma, os usuários podem publicar vídeos bem curtinhos, com duração que varia de 15 a 60 segundos, e com um poder de viralização muito alto.

Com o objetivo de entreter os usuários, os vídeos do TikTok costumam conter trilha sonora e efeitos de dublagens, gráficos, textos e filtros bem criativos para chamar a atenção do público. Se tiver boas pitadas de humor, as chances de viralizar são ainda maiores.

Durante um bom tempo, o TikTok ficou entre os aplicativos mais baixados nas lojas Google Play, do sistema operacional Android, e da Apple Store, do sistema iOS, chegando a desbancar até mesmo o Instagram. Ele é muito fácil de usar, o que aumenta ainda mais sua popularidade.

Atualmente, podemos dizer que o público desse aplicativo é formado pela Geração Z, ou seja, pessoas entre 16 e 24 anos.

Mas por que usamos a palavra “atualmente”?

Bem, porque a gente sabe que na internet os comportamentos mudam num piscar de olhos. Hoje, os adolescentes formam o público predominante do app, mas nada impede que outras faixas etárias encontrem espaço por lá. Vamos lembrar que mudanças de público aconteceram em outras plataformas digitais, como Instagram e o próprio Facebook.

 

Sim, o TikTok é um fenômeno!

Rede Social TikTok

Para se ter uma ideia do tamanho da penetração do TikTok, o estudo We Are Social 2020, divulgado pela Hootsuite, mostra que o app tem uma média de 800 milhões de usuários ativos mensais, sendo 300 milhões fora da China.

Devido ao número de usuários ativos, o TikTok ocupa o sexto lugar no ranking global de apps móveis quando o subiu para o sexto lugar no ranking global de aplicativos móveis, ficando atrás do WhatsApp, Facebook, Facebook Messenger, WeChat e Instagram.

Vale lembrar que o alta procura pelo TikTok no Brasil pode ter relação com o aumento da procura por vídeos durante a pandemia. Já falamos sobre isso aqui no blog, relembre o assunto clicando aqui.

LEIA MAIS: Como usar memes para engajar o público?

 

Cases do TikTok

Starbucks

Maya, uma funcionária da marca, posta fotos e vídeo do dia a dia ao seu trabalho na página starbucksrecipeswithm e mostra como preparar em casa algumas bebidas especiais servidas no local. Logo os admiradores do Starbucks passaram a reproduzir as receitas (até mesmo dar toques personalizados) e postar na rede social.

@starbucksrecipeswithm

order a guava passion fruit drink blended with a scoop of berries and a scoop of dragon fruit!!! #foryou #starbucksrecipe

♬ original sound – Maya

Guaraná Antártica

Em 2019, a marca de refrigerantes firmou uma parceria inédita no mundo com o TikTok. A rede social ficará encarregada de fazer a curadoria dos influencers que vão divulgar a marca em duas páginas no app e de promover insights.

@guarana

Tá rolando o Festival Pipoca e Guaraná no Canal Coisa Nossa, então vamos fazer o check: você conhece bem os anos 90? Faz aí e marca a gente 😂😂

♬ som original – guarana

Desinchá

A marca de chá aposta em diferentes influencers para produzir conteúdos descontraídos para os seguidores. Também faz divulgação dos produtos da marca de maneira criativa.

@desincha

Hábito saudável check ✅ com @leoleomorais #comedia #desinchá

♬ som original – Prazer, Desinchá 🍵

 

E como aproveitar o TikTok para engajar o público com a minha marca?

Como dissemos, o TikTok é uma plataforma que está sujeita a transformações. Por isso, é importante usá-lo e ficar de olhos bem abertos nos rumos que o aplicativo está tomando e pode vir a tomar.

Veja algumas dicas para sua empresa fazer um uso bacana desta rede social:

App TikTok

Esteja alinhado com o público

Neste momento, os jovens são predominantes na plataforma. Se eles fazem parte do público que sua marca deseja atingir, estude o comportamento dele e procure desenvolver uma boa linha de comunicação.

Abuse da criatividade

Os vídeos mais interessantes do TikTok possuem uma trilha sonora legal e muitos efeitos. Esta pode ser a chance de usar um jingle bem legal para expor sua marca ou investir em conteúdos que traduzam os conceitos do produto/serviço.

Cuidado com o excesso de informação

Pense que você já vai usar trilha sonora e efeitos. Portanto, tente se focar em uma informação por vez. O vídeo precisa ser bastante curto. Muita informação pode dificultar a memorização por parte do público.

Fique de olho nos influencers

Você não precisa usar influencers para expor a sua marca no TikTok, caso esta não seja a estratégia, mas é importante acompanhar os passos dos influenciadores que estão conseguindo chamar a atenção do público que sua marca está de olho. Aprenda com eles!

Faça conteúdos para entreter

Lembre-se de que o humor é um dos caminhos para chamar a atenção e viralizar neste aplicativo. Portanto, sua marca precisa inovar, ter leveza e criatividade para se dar bem no TikTok.

Chame o público para participar

Uma das estratégias que tem feito sucesso no TikTok é o desafio. Veja como sua marca pode criar algo para que o usuário se sinta instigado a participar e levar o nome do produto ou serviço da sua marca adiante.

LEIA TAMBÉM: Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

Use hashtags

As hashtags precisam ser usadas em todas as redes sociais. Elas também atuam como termos de busca, o que aumenta as chances de o público localizar e interagir com o conteúdo da sua marca. Dê uma olhada na concorrência e nos influenciadores para identificar as hashtags que não podem faltar na sua postagem.

O número de marcas que se aventuram pela TikTok ainda pode ser modesto, mas tudo é uma questão de entender o público e como conectar sua marca ao perfil do aplicativo. Fique atento ao que esta plataforma tem a oferecer e não perca a oportunidade de aumentar a presença digital da sua marca de maneira estratégica!

E se a sua empresa precisa de ajuda para entender como ganhar um espaço expressivo no mundo digital, seja no TikTok ou em outra plataforma relevante, faça uma consultoria conosco!

Nós, da Leelah, temos profissionais especializados em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos com o marketing digital. Vale a pena conferir!

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre o TikTok. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
Siga no Linkedin


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO