Case: de modelo de negócio convencional a delivery em 45 dias
Uma mudança urgente, porém, planejada, no modelo de negócio, fez com que um consagrado restaurante de comida japonesa conseguisse reter seus clientes e conquistar novos durante a pandemia por coronavírus.
Considerado um dos mais importantes restaurantes do gênero em São Paulo, o estabelecimento foi obrigado a fechar as portas às pressas por conta da quarentena e da necessidade de isolamento social.
Mas precisava se manter girando! O que fazer?
Era hora de entrar em ação. Cliente e equipe Leelah se uniram para traçar um novo modelo de negócio que permitisse manter as atividades do restaurante funcionando e satisfazer a necessidade dos clientes que precisavam cumprir a quarentena.
A solução? Criar do zero – sim, do zero – um sistema de delivery.
Porém, havia um problema: tanto nós quanto o cliente não tínhamos qualquer experiência em delivery…
A solução foi transformar o problema em desafio e encará-lo de frente.
A estratégia e os resultados você vê a seguir.
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Como criamos um modelo de negócio de delivery bem-sucedido?
Com a pandemia, o sistema de delivery cresceu, e muito, como forma de minimizar os danos provados pela crise e o fechamento de todos os restaurantes Brasil a fora. Com a alta concorrência, nós, da Leelah, precisávamos montar uma estratégia certeira e urgente.
Diferente de outros restaurantes de São Paulo, o nosso cliente não tinha qualquer tradição em delivery e, tampouco, estava presente em aplicativos de entregas, como iFood.
Tínhamos aí dois importantes pontos:
1 – Correr contra o tempo para implantar o novo sistema.
2 – Diferenciar o cliente para que o modelo de negócio fizesse realmente sentido.
E foi assim, na luta por buscar ações e oferecer resultados visíveis, que iniciamos o planejamento e a estratégia de marketing digital para o novo sistema delivery.
Os primeiros passos foram:
1 – Definir os atributos do negócio
2 – Identificar público-alvo e persona
3 – Enumerar os objetivos de marketing
4 – Traçar as metas
5 – Estabelecer o valor de investimento
6 – Escolher as ferramentas
7 – Medir, ajustar e rodar
Para manter o relacionamento com os clientes, avisar sobre a novidade e atrair novos clientes, investimos em conhecimento técnico e usamos diferentes estratégias:
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O restaurante, por não ter a tradição do delivery, não entrava no radar do público na hora de fazer os pedidos. Dessa forma, tivemos que planejar muito bem a estratégia de divulgação para não comprometer o orçamento do cliente, que já havia sofrido uma queda considerável por conta da quarentena.
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E quais os resultados alcançados com essa mudança no modelo de negócio?
Após pouco mais de 40 dias, com direito a monitoramento intenso e ajustes sempre que necessários, alcançamos a meta de faturamento para manter as operações do restaurante em dia.
Valor investido: R$ 6.280,00
ROI: 92x
Nota do gráfico 1: a parte destacada em azul refere-se ao período de acessos ao site antes da pandemia. O quadro apontado em vermelho refere-se ao período no qual o restaurante esteve fechado, inclusive para delivery. O período em verde refere-se ao momento em que foram aplicadas as estratégias de marketing desenvolvidas pela Leelah e o cliente.
Nota do gráfico 2: também existia uma demanda reprimida, que foi trazida ao site, de clientes que já conheciam o restaurante e estavam prontos para compra. Este é o motivo do crescimento tão rápido nas primeiras semanas. O pico refere-se ao dia dos namorados que teve resultado impressionante em pedidos!
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Ajustar o modelo de negócio foi questão de sobrevivência!
Quando decidimos abrir uma empresa, o plano de negócio é um dos pilares para que o projeto saia do papel. Entretanto, mais do que investimento, capital de giro e boas ideias, é preciso ter flexibilidade e coragem para fazer mudanças radicais. A resistência pode levar um negócio à falência!
Há um ditado que diz: enquanto alguns choram, outros vendem lenços. E se você pretende manter a sua empresa de pé, precisa constantemente encontrar maneiras de ser o vendedor de lenços.
A pandemia provocada pelo coronavírus pegou de surpresa milhares de empresários. Mas, ao mesmo tempo, ajudou a desenvolver a resiliência e a disposição para correr riscos. Essas duas capacidades permitiram que muitas empresas se reinventassem, sobrevivessem à crise e mantivessem a economia girando.
Mudar o modelo de negócio do dia para a noite não é nada fácil. É preciso planejamento e monitoramento constantes, de forma que cada passo seja ajustado para evitar novos e maiores problemas.
E, nesse processo de mudança de negócio do modelo de loja física para o atendimento somente em delivery, o marketing bem feito foi fundamental para manter a empresa funcionando.
Caso precise de ajuda com o seu negócio, nós, da Leelah, estamos aqui. Conte com a nossa consultoria de marketing digital para lhe ajudar. Temos profissionais especializados em diferentes estratégias e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos. Vale a pena conferir!
Sucesso para você a até o próximo artigo!
Denis Minchiotti
Entusiasta da internet e tecnologia e MBA em gestão de marketing. É responsável por SEO e sócio da agência Leelah.
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