Você certamente já ouviu falar em conteúdo de longa duração – ou evergreen, como ficou mais conhecido mundialmente. Essencial para estratégias de marketing digital focadas em resultados de longo prazo, esse tipo de conteúdo geralmente é mais longo – possui mais de 1.500 palavras e explora com detalhes um tema específico – oferecendo mais insights ao leitor e ao consumidor.
Ao contrário de postagens ou notícias factuais, os textos são pensados justamente para se manter relevantes ao longo do tempo, independentemente das movimentações do mercado ou tendências.
Mas por que isso é tão importante? A resposta é simples: diferentemente de conteúdos sazonais, que dependem de um momento ou situação específica para atingir seu ápice, o conteúdo de longa duração é perene e funciona como um ativo digital. Não à toa, é a escolha também de empresas que desejam melhorar seu ranqueamento no Google e aumentar o engajamento do público.
Por que investir em conteúdo de longa duração?
O conteúdo de longa duração é aquele que permanece relevante para os leitores ao longo dos anos e não tem prazo de validade. Isso significa que o material deve ser bom e interessante o suficiente para ser acessado por diferentes pessoas em diferentes datas.
Isso não significa que qualquer texto ou tópico pode ser um conteúdo de longa duração. Pelo contrário! Geralmente, são materiais mais atemporais, amplos e completos – sim, obrigatoriamente com alguma profundidade. É o caso, por exemplo, de guias, tutoriais, listas e artigos educacionais.
A ideia é, obviamente, que este seja um material rico e útil para o público-alvo.
Isso porque, esse tipo de conteúdo desempenha um papel fundamental também na construção da autoridade online, especialmente quando combinado com estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
LEIA MAIS: O que um especialista em SEO pode fazer pela sua empresa?
A criação de materiais de alta qualidade e com informações confiáveis estabelece a marca como referência no setor – e, consequentemente, tanto usuários quanto mecanismos de busca passam a enxergar o site como uma fonte de referência.
Assim, apesar de exigirem mais tempo e recursos para serem criados, sua longevidade garante um retorno contínuo sobre o investimento. Isso porque, como são temas amplamente pesquisados, esses conteúdos têm maior potencial de alcançar boas posições nos resultados de busca, desde que bem otimizados.
Papel do SEO na criação de conteúdo de longa duração
Um bom conteúdo de longa duração exige também uma boa estratégia de SEO, que começa antes mesmo da criação do material. A escolha de palavras-chave relevantes e a análise do comportamento do público-alvo, por exemplo, é que dão o tom.
Ao mesmo tempo, é importante que o material seja bem-estruturado, com o uso de subtítulos, listas e parágrafos curtos para facilitar a leitura. Lembre-se: uma estrutura bem definida melhora a experiência do usuário e aumenta a chance de ranqueamento.
Mas, quando falamos em conteúdo de longa duração, é essencial também incorporar links para outros textos da página interna ou de sites confiáveis. Isso ajuda a corroborar a informação, aumentando a confiança e oferecendo aos leitores um entendimento completo daquele assunto.
Por outro lado, é preciso ter em mente que, embora fornecer um conteúdo longo, geralmente educativo e informativo, seja importante para construir um relacionamento forte com o público, todo material deve ser bem escrito – e, principalmente, demanda atualização.
Por isso, um conteúdo de longa duração bem-sucedido necessita de:
- Otimização de palavras-chave e inclusão de novas quando necessário;
- Dados atualizados sempre que necessário;
- Monitoramento constante para correção de links e hiperlinks quebrados
- Adaptações do texto sempre que necessário.
- Inclusão de mídias (imagens, vídeos e outros formatos de conteúdos)
- Divulgação em redes sociais para atrair tráfego e engajamento.
LEIA TAMBÉM: SEO local: o que é como aplicá-lo no seu negócio?
Se você quer entender melhor os diferenciais de um conteúdo de longa duração e conhecer outras estratégias de SEO, venha bater um papo com o pessoal da Leelah. para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.
Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?