O mercado evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda hoje existem empresas que não dão valor ou não sabem como investir em marketing digital. Surpreendente, não? Especialmente se considerarmos que os consumidores estão cada vez mais digitalizados.
No Brasil, no primeiro semestre de 2023, por exemplo, 53 milhões de pessoas compraram online, um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados chamam a atenção porque, mais do que comprar, esses usuários costumam fazer pesquisas em plataformas de busca antes de decidir pela aquisição de um produto ou a contratação de um serviço.
Daí a importância – e necessidade – de as empresas estarem bem-posicionadas no ambiente digital.
Acontece que muitas companhias ainda não compreendem completamente o potencial do marketing digital ou não sabem como alocar recursos de forma inteligente. A falta de conhecimento sobre as ferramentas e estratégias disponíveis é, sem dúvida, um dos maiores desafios do mercado.
Vale a pena investir em marketing digital?
Investir em marketing digital deixou de ser uma opção: agora é uma necessidade para marcas que desejam se conectar com seu público e manter-se competitivas. Mas, como todo bom investimento, ele precisa ser executado corretamente – e com paciência.
Da criação de estratégias inteligentes até o monitoramento de redes sociais e tendências, cada detalhe e etapa importam. Por isso, nem sempre é possível fazer o trabalho internamente.
Aliás, você provavelmente já viu empresas investindo tempo e dinheiro de forma desenfreada – ou seja, sem um planejamento adequado. O problema é que, o que parece tentador no início, pode ser um grande desperdício de recursos no longo prazo.
Afinal, sem uma estratégia bem estruturada, o investimento em marketing digital corre o risco de não gerar o retorno esperado, resultando em baixo engajamento, tráfego irrelevante e, consequentemente, poucas conversões.
Mas, afinal, no que investir?
Três caminhos para as empresas que querem investir em marketing digital
São muitas as ações existentes para os negócios que desejam investir em marketing digital, sejam elas para dar um pontapé ou um aprimoramento de estratégias. Separamos alguns importantes caminhos para sua empresa trilhar no marketing digital:
Estratégias de SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é a base de qualquer estratégia de marketing digital para quem busca visibilidade orgânica, ou seja, de forma gratuita. Na prática, o termo se refere a um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site ou página web nos resultados orgânicos dos motores de busca, como o Google.
O objetivo é aumentar a relevância da empresa na internet, atraindo mais visitantes qualificados por meio de termos e conteúdos estratégicos e, consequentemente, gerando mais oportunidades de conversão (como vendas, leads ou interações). Mas, nenhuma palavra-chave é suficiente sem um conteúdo relevante ou um design responsivo.
Por isso, é importante contar com uma agência especializada, capaz de criar materiais ricos e monitorar as tendências do mercado, colocando a empresa à frente da concorrência.
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Planejamento de redes sociais
Muitas empresas ainda subestimam o poder das redes sociais e, principalmente, do planejamento. No entanto, uma boa estratégia de marketing digital vai muito além de postagens e deve incluir, por exemplo:
- Análise do público-alvo: entender em quais plataformas seu público está, como ele consome conteúdo e o que o engaja.
- Criação de um calendário estratégico: conteúdos variados, como vídeos, infográficos, ebooks, carrosséis, stories e lives, em diferentes editorias, são essenciais para ampliar o alcance e aumentar o engajamento.
- Engajamento ativo: responder comentários, interagir com seguidores e criar conexões reais.
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Mídia paga
Investir em mídia paga pode ser uma das estratégias mais eficazes para quem deseja aumentar a visibilidade online, atrair novos clientes e gerar conversões. Ao contrário das estratégias orgânicas, que podem levar tempo para mostrar resultados, os anúncios pagos garantem um tráfego qualificado com mais agilidade, desde que, obviamente, sejam bem-feitos.
Isso porque, um erro comum de quem deseja investir no marketing digital é gastar com anúncios sem qualquer estratégia ou segmentação. Lembre-se de que, além de um bom planejamento e um conteúdo adequado, é importante considerar o público-alvo – idade, interesses, localização – e a meta daquela campanha.
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Por que contratar uma agência de marketing digital?
Investir em estratégias bem estruturadas — como conteúdos personalizados, anúncios segmentados e táticas inteligentes — é essencial para gerar conexão genuína com o público-alvo. Afinal, a internet está cheia de informações sobre os mais variados assuntos e o que diferencia uma empresa da outra é, justamente, a capacidade de impactar o cliente no fim do dia.
Por isso, por mais tentador que seja investir em marketing digital internamente, nem sempre esta é a melhor opção – e, quase sempre, o barato sai caro.
Não à toa, cada vez mais empresas têm investido na contratação de agências e profissionais especializados.
Uma agência de marketing digital oferece uma série de vantagens e, sem dúvidas, a principal delas é a expertise. Com pessoas altamente capacitadas e especializadas em diferentes assuntos, como, por exemplo, SEO, mídia paga, redes sociais, marketing de conteúdo e análise de dados, as ações são planejadas e executadas para alcançar resultados reais, com foco em dados e objetivos claros.
Além disso, as agências geralmente têm acesso às melhores ferramentas do mercado, que podem não ser acessíveis para departamentos internos – pelo preço ou pelo modus operandi.
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Então, se você precisa de ajuda para entender melhor este universo e aprender a investir em marketing digital, venha bater um papo com o pessoal da Leelah. para que possamos identificar seus objetivos e construir um projeto para oferecer os melhores resultados.
Temos equipes especializadas em diferentes estratégias de marketing digital e cases de sucesso que mostram alguns resultados que obtivemos.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?