Somos tão bombardeados com diversos conteúdos na timeline das redes sociais que quando chega a hora de usá-las de forma estratégica para os clientes bate aquela dúvida: qual o conteúdo ideal para postar em cada mídia social?
A verdade é que cada rede social possui suas particularidades, objetivos e perfil de público, e tudo isso dita o tipo de conteúdo mais adequado para cada uma delas. Não entender essas questões pode comprometer de forma severa os resultados de uma estratégia, que exigiu esforço, tempo e bom investimento financeiro.
Manter as redes sociais movimentadas é uma forma de mostrar para os usuários que a marca é ativa e possui um canal interessante para engajamento e relacionamento. Mas para isso é necessário apresentar o conteúdo que se encaixe certinho naquela plataforma e na necessidade do público.
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Qual o conteúdo certo para postar em cada mídia social?
Mais do que escolher as redes sociais mais adequadas para uma marca atuar, é importante que o conteúdo postado esteja alinhado com o formato da plataforma. Por isso é importante entender muito bem o que o canal oferece e os seus recursos, para que o conteúdo chame a atenção do público certo e todo esse esforço resulte em reconhecimento de marca e vendas.
Separamos aqui cinco tipos de conteúdos e as redes sociais onde eles mais de encaixam. Confira abaixo:
Lives
Oferecer conteúdos ao vivo é bem bacana quando a ideia é promover uma maior interação com o público. Os usuários podem fazer perguntas e enviar comentários, tornando a dinâmica mais interessante.
Como sugestão, esse tipo de conteúdo pode ser apresentado em duas plataformas: Instagram e YouTube. Ou os dois de forma simultânea, dependendo da popularidade da marca e do assunto. Caso a escolha seja no Instagram, faça uma edição bacana e disponibilize o conteúdo no canal do YouTube posteriormente.
Vídeos curtos informativos
A gente sabe que os vídeos têm se tornado o tipo de conteúdo mais popular mundialmente. Quando se fala em YouTube, o Brasil é o terceiro no mundo com maior número de usuários, com 142 milhões, ficando atrás apenas da Índia (467 milhões) e dos Estados Unidos (246 milhões). Os dados são da Statista, referentes ao mês de julho de 2023.
E como estamos falando de vídeos curtos, existem outras plataformas que também oferecem bons resultados para este tipo de conteúdo. Temos como exemplos o TikTok (para quem tem foco na geração Z) e o Instagram. Nessa rede, especificamente, é possível postar tanto na timeline quanto nos reels.
E se o canal de YouTube da empresa for bem popular, vale a pena subir os vídeos por lá, para que os usuários possam assistir em outras oportunidades.
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Conteúdo Gerado pelo Usuário
O boca a boca na internet é uma ferramenta muito poderosa para as empresas, principalmente porque a indicação de um usuário que já testou determinado produto ou serviço serve de referência para outras pessoas em fase de decisão de compra.
Esse conteúdo chamado de User Generated Content (UGC) ou Conteúdo Gerado pelo Usuário fica muito bem no Instagram, pois tem chances de gerar ainda mais engajamento. Pode também ser repostado no Facebook. Quando o usuário responsável pela prova social é uma empresa, vale fazer uma postagem no Linkedin, pois a rede tem foco em negócios e o conteúdo pode ajudar outras empresas na tomada de decisão.
Posts com texto e imagens / Carrosséis
Posts estáticos com imagens e textos curtos não podem deixar de compor o calendário editorial das redes sociais, sendo eles compostos apenas de uma imagem ou mais, formando um carrossel. Este tipo de conteúdo também chama a atenção do usuário e pode trazer conteúdos institucionais, informativos ou de curiosidades.
Instagram e Facebook recebe muito bem esse tipo de conteúdo, uma vez que ele pode gerar mais do que métricas de vaidade, mas compartilhamentos e comentários. Se o post for empresarial, invista também numa versão para o Linkedin.
Caso a empresa tenha uma página no Pinterest e ela seja bem frequentada, vale publicar as imagens lá também. Empresas que atuam em segmentos no qual o visual é uma peça-chave, como decoração, moda e confeitaria, é importante avaliar a possibilidade de movimentar essa plataforma.
Enquetes/Perguntas
Este tipo de conteúdo motiva as pessoas a participarem e permite insights para tomadas de decisão e produção de conteúdos de vários formatos. Questões de múltipla escolha ou abertas, não importa. Esta é uma postagem que vale a pena investir.
O Instagram possui ferramentas próprias para esta finalidade, assim como o Linkedin. Mas nada impede que a enquete seja feita de forma disruptiva, tudo depende da criatividade e do público a ser atingido.
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Como você pôde perceber, as redes sociais permitem os mais variados formatos de conteúdos. O segredo para ser bem-sucedido na estratégia é entender qual plataforma combina melhor com o que está sendo postado, aumentando as chances de engajamento e conversão.
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